Blog
/
Negócios
/
Segmentação de mercado: o que é, como fazer e quais as vantagens

Segmentação de mercado: o que é, como fazer e quais as vantagens

Você sabia que, apenas em 2018, mais de 2,5 milhões de novas empresas foram criadas no Brasil? É bem provável

Negócios

Você sabia que, apenas em 2018, mais de 2,5 milhões de novas empresas foram criadas no Brasil? É bem provável que, em meio a todas elas, também tenham surgido outras concorrentes para o seu negócio, além daquelas que você já tinha. Nesse cenário, é importante pensar em estratégias que apresentem diferenciais competitivos e façam com que os consumidores optem pelos produtos e serviços oferecidos por você.

Um dos mecanismos que podem ser implementados para alavancar as suas vendas e fazer sua empresa ganhar destaque com o público certo é a segmentação de mercado. Neste conteúdo, vamos ajudá-lo a dar os primeiros passos para adotar essa estratégia. Quer saber mais? É só continuar a leitura!

O que é a segmentação de mercado?

Essa estratégia de marketing serve para identificar, em meio a todos os consumidores, quais são aqueles que estão mais alinhados ao perfil da sua marca e dos seus produtos e serviços vendidos. As possibilidades de divisão de perfis são muitas, por exemplo, por:

• Região;

• Índice socioeconômico;

• Faixa etária;

• Preferências;

• Comportamento de compra.

No momento de fazer a segmentação, você tem a liberdade de criar filtros mais genéricos ou extremamente específicos. A escolha deve ser feita de forma bem planejada e ela vai depender de quais são as metas e objetivos que a sua empresa pretende atingir, sejam elas a curto ou a longo prazo.

Qual a importância dessa estratégia?

Os passos a serem dados por você e pela sua equipe de marketing para fazer a segmentação de mercado serão fundamentais para comunicar melhor com o seu público, tanto em canais digitais quanto em mídias offline. Mas esse não é o único ganho que sua empresa terá adotando essa estratégia. Veja, a seguir, quais outras vantagens fazem esse método ser tão importante.

Melhor investimento de recursos

Ações que envolvem a comunicação e o marketing de uma empresa costumam ter um custo elevado. Nesse caso, uma campanha mais específica para o seu público-alvo tem maiores chances de atingir as pessoas que, de fato, precisam das soluções oferecidas pelo seu negócio. Assim, você investe em recursos, tempo e pessoal para ações mais estratégicas e não precisará tratar essas etapas como gastos.

Aumento da eficiência em vendas

A sua equipe não terá que fazer grandes esforços para convencer o cliente de que ele precisa do seu produto ou serviço. Como todo o marketing será feito de forma segmentada, maiores são as chances de vender mais, pois toda a sua comunicação de marca chegará até as pessoas certas.

Identificação de oportunidades

Conhecer melhor o seu público permite que você reconheça novas oportunidades de melhorias, que podem ser, por exemplo, a adaptação de preços e de formas de pagamento. É possível, até mesmo, que você descubra que está na hora de fazer mudanças para tornar seus produtos e serviços cada vez mais alinhados às preferências do consumidor.

Facilidade para fidelizar

Quando você vende uma solução que não está alinhada ao que o cliente realmente precisa, é bem provável que ele não volte a fazer uma nova aquisição e, no pior dos cenários, ainda tome alguma atitude que não seja boa para a reputação da sua empresa. Caso você atinja as pessoas certas, o efeito é contrário: você poderá construir um relacionamento pós-venda com mais tranquilidade e, ainda, fidelizar esse consumidor.

Como fazer essa definição no seu negócio?

Depois de conhecer o que é a segmentação de mercado, é hora de colocar em prática. A primeira etapa é definir o que você deseja alcançar com essa estratégia e, em seguida, a sua equipe já pode começar a colocar a mão na massa. Mas fique tranquilo, que resumimos esse passo a passo para você!

Estabeleça objetivos

O ideal é que, antes de iniciar a segmentação, você defina os objetivos que deseja alcançar com essa estratégia. Eles podem estar relacionados ao lançamento de uma novidade, a uma reestruturação completa da sua marca ou apenas para alavancar alguns projetos que já estavam em andamento e não tiveram o sucesso esperado por serem muito generalistas.

Sempre que um objetivo é estabelecido, você tem mais facilidade de, posteriormente, utilizar uma ferramenta de gestão para montar um planejamento, definir métricas e acompanhar os resultados das suas futuras ações.

Defina o critério de segmentação

Dentre todas as referências sobre o seu cliente, você precisará delimitar quais serão utilizadas para fazer de fato a segmentação. Para isso, pense o que mais fará sentido para o seu negócio. Quer um exemplo? Caso você pretenda lançar um produto cujo custo é muito alto, o que faz mais sentido é oferecê-lo para o seu público com renda alta. Desse modo, segmentar a divulgação para esse perfil proporciona maiores chances de conversão do que para aqueles que são das classes C e D.

Conheça bem o seu público

Caso você ainda não tenha dados suficientes sobre o perfil dos consumidores da sua marca, é hora de começar a conhecer o seu público. Você pode elaborar um questionário com perguntas que possam ajudá-lo na segmentação, como demografia, renda, faixa etária, dentre outros.

Uma outra excelente opção é realizar uma pesquisa de mercado, em que você saberá não apenas os dados demográficos, como também sobre comportamento de compra, informações relevantes sobre seus concorrentes e de segmentos similares. É possível optar tanto por um levantamento quantitativo como qualitativo nesse tipo de estudo.

Elabore as suas campanhas

Agora que você tem objetivos pré-determinados e conhece bem o seu público, é hora de planejar as campanhas e começar a executá-las. O mais importante é estar alinhado à linguagem ideal para aquele segmento, bem como organizar a sua oferta de modo a gerar valor para quem você deseja atingir.

Lembre-se de acompanhar todas as métricas, a fim de entender se as ações executadas por você e a sua equipe foram realmente efetivas. Também é adequado vocês analisarem periodicamente os resultados para entender se aquela segmentação ainda é a ideal para o seu produto ou se precisarão fazer algum ajuste.

Não importa se a sua empresa está apenas começando ou se você deseja passar por mudanças para alavancar vendas: a segmentação de mercado é uma estratégia que funciona para qualquer tipo de negócio. Seguindo as dicas deste post, em breve você terá excelentes aprendizados e resultados!