Perguntas frequentes

Reunimos as dúvidas mais recorrentes aqui para você.
É só escolher o tópico ou pesquisar o que você precisa :)

Alguns tópicos que podem te ajudar

Ebook FortBrasil
O que é Anuidade Fort?

É a tarifa de manutenção do seu cartão no valor de R$ 14,99 para a bandeira Fortbrasil, R$ 17,99 para bandeira Mastercard e R$ 9,90 para os cartões digitais. Garante a você um e-book mensal com assuntos das mais diversas áreas. Esses valores são cobrados apenas quando há emissão de fatura.

Como acesso os e-books?

Os e-books ficam disponíveis no aplicativo Fortbrasil como galeria. Todo mês, é lançado um novo e-book para quem tem a Anuidade Fort. Eles ficam localizados na feature: “Outros” – “Ebooks Fortbrasil”.

Como sei se sou um cliente selecionado para ter acesso a esse produto?

Verifique se a sua fatura possui a mensagem abaixo sobre a Anuidade Fort. Caso sim, você é um dos clientes selecionados para ter acesso.

Quais são os e-books disponíveis?

Você terá acesso aos e-books com assuntos das mais diversas áreas, como administração, liderança, informática e culinária.

Sobre o cartão
Quero ter um cartão FortBrasil. Como faço?

Você tem duas opções para solicitar um cartão FortBrasil: visitando uma loja parceira e fazendo a proposta com um de nossos promotores. Ou, através do nosso site, clicando aqui. Para solicitar um cartão é necessário ter, no mínimo, 18 anos e, no máximo, 80. Caso opte por fazer sua solicitação em uma loja parceira, presencialmente, é necessário apresentar seus documentos (RG, CPF, Comprovante de Residência e comprovante de renda).  

Conheça nossas lojas parceiras aqui

O que fazer em caso de perda, roubo ou extravio do cartão?

Caso o seu cartão de créditoFortBrasil tenha sido perdido, roubado ou extraviado, informe imediatamente anossa Central de Atendimento através dos números:

‍Capitais e regiõesmetropolitanas: 4020-2308 | Demais localidades: 0800 709 2332

Ou pelo nosso Aplicativo FortBrasil, WhatsApp e Chat Online.

Onde posso comprar com o meu Cartão FortBrasil?

Se você possui o cartão FortBrasil Mastercard®, pode fazer compras em qualquer lugar que aceite cartão de crédito. Caso o seu cartão ainda não tenha chip, temos mais de 38 mil estabelecimentos parceiros onde você pode utilizar o seu cartão. Veja toda a nossa rede credenciada aqui.

Como posso alterar meus dados cadastrais?

Você pode alterar seus dados cadastrais, como e-mail, endereço e telefone de contato, pelo nosso Aplicativo ou através do Chat Online.

Como solicitar um cartão adicional?

Você pode solicitar até 3 cartões adicionais através do Aplicativo FortBrasil e a idade mínima do seu dependente é de 16 anos. É importante lembrar que, ao solicitar cartões adicionais, seu limite total será dividido entre eles.

Quero fazer compras e estou sem a senha do meu cartão FortBrasil Mastercard, como faço?

Ao receber e desbloquear seu cartão, você pode criar uma senha através do aplicativo FortBrasil. Acesse o menu “cartões”, escolha a opção “alterar senha” e siga as instruções.

O que é Contactless?

É uma tecnologia que permite que o pagamento seja feito sem a senha do cartão. Para ativar esse serviço, é necessário que a primeira compra seja feita com a senha. Depois, basta aproximar seu cartão nas maquininhas para pagar. O valor máximo para pagamento usando Contactless (sem inserir a senha) é de R$ 50 por transação.

O que é Mastercard Surpreenda™?

É um programa onde você acumula pontos sempre que usar o seu cartão FortBrasil Mastercard® e pode trocá-los por ofertas e benefícios especiais. Para aproveitar esse programa, basta se cadastrar no site clicando aqui. É gratuito para participar.

Meu cartão de crédito é internacional?

Sim, os cartões FortBrasil Mastercard® já vem habilitados para compras no exterior.

Qual é a conversão do dólar nas transações internacionais?

O valor do dólar usado para compras internacionais é PTAX Venda + 4%, utilizando a cotação do dia em que foi realizado a compra. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é de 6,38% e é cobrado em todas as transações internacionais. Quando você compra em dólar, aparece em seu aplicativo o valor total da compra.

Fatura
Como posso ver a minha fatura ou a 2ª via?

Após o fechamento da fatura, você a recebe no seu e-mail cadastrado. Mas, também pode acessá-la através do aplicativo FortBrasil, clicando na opção “Fatura”, no menu inicial.

Se preferir, você também pode solicitar a 2° via da sua fatura nesses canais:

Portal Fatura Digital
Chat Online

Como vejo minhas compras recentes?

Ao entrar no aplicativo FortBrasil, na tela inicial, você acompanha as suas compras recentes na opção “Meu extrato”.

Como vejo o detalhamento das minhas compras?

Acesse o aplicativo FortBrasil e, na opção “Fatura”, clique na compra que deseja verificar. Uma tela abrirá, mostrando mais detalhes sobre a transação.

Não estou entendendo minha fatura, onde posso solicitar o detalhamento?

Você pode entender todos os detalhes da sua fatura aqui. Mas, se precisar de mais esclarecimentos, fale com um dos nossos atendentes no Chat Online.

Como posso pagar a fatura do meu cartão FortBrasil?

No aplicativo FortBrasil, você confere o código de barras para o pagamento da sua fatura. Ao copiar o código, você tem a opção de colar no aplicativo do seu banco e realizar o pagamento.  

Se preferir, também pode apresentar esse código em uma agência bancária ou lotérica. Ou, pagar na loja onde fez seu cartão* (com liberação de limite na hora!) 

*Verifique se esse serviço está disponível na loja onde fez seu cartão.

Parcelamento
Posso parcelar o valor da fatura mensal?

Sim. Para aderir ao parcelamento, basta pagar um dos valores indicados na sua fatura ou no aplicativo até a data do vencimento, incluindo os centavos. Confira as ofertas de parcelamento também pelos nossos canais:

Aplicativo
Chat Online

Já́ tenho um parcelamento vigente, é possível fazer um novo?

Você pode parcelar o valor do mês sempre que tiver ofertas disponíveis em sua fatura ou no aplicativo, mesmo que já esteja pagando outro.

Como fica o limite do cartão ao realizar um parcelamento?

O limite do seu cartão será restituído conforme os pagamentos do parcelamento forem realizados.

Posso parcelar o valor total do meu débito?

Não é possível realizar o parcelamento total do seu débito, esse tipo de negociação é feito apenas para a fatura do mês.

O que é o parcelamento rotativo/automático da fatura?

Conforme regra do Banco Central, quando existe algum valor pendente do mês anterior, ele não pode continuar em aberto por mais de uma fatura. Por isso, caso você decida realizar um pagamento que esteja entre o mínimo e a menor oferta de parcelamento, o valor que restou será parcelado automaticamente. Caso não queira parcelar, você pode realizar um pagamento igual ou maior do que o mínimo da sua fatura fechada.

Anuidade, taxas e serviços
Qual o valor da minha anuidade?

A anuidade diferenciada do seu cartão com bandeira Fortbrasil é R$ 14,99 e dos cartões com a bandeira Mastercard é R$17,99. Já o serviço Anuidade Bônus custa R$ 29,99.

O que é Avaliação Emergencial de Crédito?

É o serviço que oferece um limite de crédito extra quando você não tiver saldo suficiente para realização de uma compra. Se esse serviço estiver ativo e o limite extra for utilizado, é cobrado o valor de R$ 18,99 na fatura.

O que é Juros de Mora?

É uma taxa de 1% ao mês cobrada quando ocorre atraso no pagamento de sua fatura.

O que é IOF Rotativo?

É o imposto cobrado pelo governo brasileiro pelas operações de crédito, câmbio e seguros. É cobrada uma taxa de 0,38% + 0,0082% ao dia sempre que o cliente não realiza o pagamento, efetua o pagamento em atraso ou paga um valor menor que o total da fatura.

O que é Despesas com Cobrança?

É a tarifa cobrada quando o cliente atrasa o pagamento de sua fatura e está em cobrança. O valor da tarifa é de R$ 14,99.

O que é Multa Contratual?

Valor de 2% cobrado quando há o descumprimento do contrato, no qual informa que o titular deverá efetuar o pagamento até a data do vencimento.

O que são Encargos de Refinanciamento?

Taxa de até 23,99% cobrada quando o cliente não paga a sua fatura até a data do vencimento ou não paga o valor total da sua fatura.