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Como aumentar o ticket médio da minha loja?

Como aumentar o ticket médio da minha loja?

Veja as dicas que preparamos e descubra técnicas eficientes para aumentar o ticket médio do seu estabelecimento!

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O que é, afinal, o tal ticket médio? Não há dúvida de que essa deve ser uma pergunta recorrente entre os varejistas, até mesmo os mais experientes.

Preocupados, muitas vezes, apenas em vender mais, alguns gestores e donos de lojas esquecem que existe uma matemática a ser feita que deve priorizar o lucro, não só pelo aumento das vendas em si, mas também pelo aumento do valor de cada venda.

Vender mais e melhor é a saída para aumentar o faturamento com qualidade.

E é para isso que existe o ticket médio. Ele é um indicador sólido e eficiente para avaliar o desempenho do negócio e, caso seja necessário – e quase sempre é! – implantar estratégias e mudanças com o objetivo de elevar a receita da empresa.

Calcular o ticket médio é muito simples: basta dividir o valor total do faturamento de um período pelo número de vendas concretizadas naquele mesmo período. O resultado é a média do valor de cada venda, ou seja, quanto – em média – cada cliente gastou durante o momento analisado.

Assim, o principal objetivo de todo varejista sempre será aumentar ao máximo esse indicador.

Ticket médio elevado significa maior receita que consequentemente é igual a mais lucro!

Nesse artigo mostraremos algumas soluções e estratégias para alavancar as vendas com um objetivo claro: aumentar o ticket médio. Confira!

Estratégias e dicas

Investir em fidelização

Não há segredo em afirmar que investir na fidelização da clientela resultará numa receita mais fixa, pois atrairá o consumidor e o tornará assíduo.

Como diria um famoso comentarista de futebol, a regra é clara: se o cliente é fiel, ele comparece mais à sua loja e realiza mais compras. Isso obviamente aumentará o ticket médio.

A questão é: como fidelizar? Uma das alternativas, entre as várias possibilidades, é saber por qual motivo sua loja deve ter seu próprio cartão private label. Entre os benefícios desse tipo de serviço está a fidelização.

Os cartões de loja costumam oferecer benefícios em forma de descontos e programa de pontos, o que sutilmente levará o cliente a comprar mais. Tudo o que for voltado para beneficiar sua clientela regularmente, será uma forma de fidelizá-la.

Oferecer descontos progressivos

Esse tipo de estratégia leva o consumidor a “cair na tentação” de comprar mais de um item para obter a vantagem. Muitas vezes, essa é uma compra por impulso, mas que gera o benefício do desconto no valor final, fazendo com que o cliente pague mais barato gastando mais.

Mesmo sendo muito comum em supermercados, para venda de itens do dia a dia, a tática também é aplicável em outros setores, como vestuário. A aceitação do público costuma ser boa e gera resultados positivos.

Opção de frete ou entrega grátis

Para quem vende pela internet ou para lojas de produtos de maior volume que necessitam de entrega, essa opção será bastante relevante na decisão de compra do cliente. Afinal, quem nunca se deparou com uma compra em que o valor para o frete grátis era de R$20 ou R$30 reais a mais e logo deu um jeito de comprar alguma coisinha além do procurava?

E assim, estipulando um valor mínimo para obter o frete ou a entrega sem custos, o cliente aumenta o valor da compra e, consequentemente, o ticket médio da loja.

Indicar produtos complementares

Fazer uma análise das vendas para saber quem é seu cliente e quais seus hábitos mais comuns é uma forma de analisar o que mais pode ser ofertado no ato do fechamento da compra. Produtos ou até mesmo serviços complementares com desconto podem ser uma jogada bastante estratégica para induzir a compra e aumentar o valor final da venda.

Treinar os vendedores e melhorar o atendimento

A principal ponte entre seus produtos e seu cliente são os vendedores. Aqui, estamos falando de algo primordial para qualquer tipo de negócio: a comunicação.

Não raro, uma loja não consegue alavancar as vendas porque a equipe de vendedores não está atuando de maneira satisfatória, e a comunicação com o público não é feita de forma correta. Existem muitas técnicas de venda, para além da habilidade que o profissional possa ter, que farão a diferença no seu resultado final.

Para garantir melhores efeitos, vale a pena analisar minuciosamente as práticas de venda e investir em treinamentos, workshops e incentivos aos vendedores. Eles precisam “comprar” seu produto (serviço ou marca) de forma sincera e engajada, para então oferecer ao cliente algo em que acreditam de verdade.

E além de investir em treinamento, é importante lembrar que toda comunicação é uma possibilidade de venda. Quando o cliente entra numa loja procurando por um determinado produto, a abordagem correta poderá ser decisiva para a concretização da compra e para despertar o interesse por outros itens.

Programa de recompensas

Todos, sem exceção, sentem-se bem quando recompensados. Para o consumidor, saber que, ao gastar seu dinheiro, algo será retornado em forma de um novo produtos, serviço ou desconto sempre vai parecer vantajoso.

As recompensas podem vir em forma de acúmulo de pontos num cadastro, ou podem estar associadas até mesmo a uma faixa de gasto. Essa definição pode variar bastante, mas com certeza será eficiente para que o cliente compre mais pensando no que poderá ganhar com isso.

No caso de supermercados, essa é uma prática bastante comum, e que costuma estar associada com a oferta de um cartão de loja próprio.

Sorteios e promoções

Em alguns períodos do ano, como datas comemorativas (Natal, Páscoa, Dia das Mães etc.) é comum que as vendas aumentem. Por isso, nos intervalos dessas datas, é interessante que se faça promoções e sorteios (podem ser apenas brindes ou algo maior, como carros, por exemplo).

Isso fará com que o ticket médio, que costuma se elevar nos períodos comemorativos, se mantenha mais alto também em outras épocas.

Depois de todas essas dicas, é importante ressaltar que as estratégias não devem ser aplicadas de forma isolada. Combinar essas ações será muito mais eficaz para atingir seu objetivo de maneira sólida.