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Sinalização de PDV: 9 dicas para sua loja vender mais

Sinalização de PDV: 9 dicas para sua loja vender mais

Como a maioria dos varejistas sabe, para vender, é preciso muito mais que somente abrir seu ponto de venda.

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Como a maioria dos varejistas sabe, para vender, é preciso muito mais que somente abrir seu ponto de venda.

A maioria das informações que nosso cérebro processa chega pelo nosso sentido da visão. Somos extremamente visuais para digerirmos informações em comparação com nossos outros sentidos. Na hora de fazer compras não seria diferente!

Assim, a sinalização de PDV tem o objetivo de melhorar o apelo estético do seu ponto de venda com a finalidade de atrair clientes e aumentar os negócios.

Há muitos “truques” que você pode usar para vender mais. Abaixo, mostramos alguns deles. Vamos conferir? Continue a leitura!

1. Pense em seu público

Quando você conhece bem seu público, é possível pensar nas melhores estratégias mercadológicas. Isso porque poderá fazer uma comunicação ainda mais assertiva e direcionada para o perfil dos clientes que frequentam seu negócio.

Essa é uma estratégia que ajuda a clientela a se sentir cada vez mais representada pelo seu estabelecimento, visto que os consumidores vão se identificar com a propaganda do seu negócio. O que aumenta as chances de quererem voltar outras vezes à sua loja.

2. Considere as cores de exibição da sua loja

Em primeiro lugar, a cor desempenha um papel importante em atrair um cliente em potencial para a sua loja. Ela também tem o poder de provocar emoções e influenciar a maneira como o seu produto é percebido.

Nosso cérebro atribui certas emoções a cores específicas. Enquanto azul e verde são calmantes, vermelho e laranja são considerados excitantes, por exemplo.

Alguns estudos dizem que os compradores tomam uma decisão de compra dentro de 90 segundos de interação com ele. E mais de 60% da avaliação é baseada apenas na cor.

Aliás, usar um plano de fundo sutil pode ajudar a manter a atenção do seu cliente nos produtos que você deseja vender. Há uma razão pela qual muitos varejistas optam por planos de fundo de cor sólida (particularmente branco ou preto sólido). Assim, seus produtos realmente aparecem nesse cenário.

3. Tenha conhecimento sobre seu espaço

Conhecer bem sua empresa faz toda a diferença a hora de colocar a sinalização de PDV. Isso porque você saberá melhor do que ninguém em quais pontos há maior circulação de pessoas e, assim, poderá aproveitar melhor esse espaço ― o que também ajuda a garantir melhor visibilidade aos materiais dispostos no estabelecimento.

4. Imagine a sinalização de PDV como um vendedor

As sugestões visuais inteligentes podem conduzir o consumidor pelo ponto de venda de forma estratégica, fornecendo a ele as informações de que precisa, quando precisa.

A atenção humana dura cerca de oito segundos. Assim, é preciso se certificar de que seu cliente possa encontrar o que está procurando durante esse tempo.

Seus anúncios podem fornecer as informações que os clientes precisam ao mesmo tempo em que são uma extensão de sua marca. Portanto, certifique-se de que a sinalização seja entendida de imediato.

5. Atenção à iluminação

A iluminação molda a atmosfera geral de sua loja e ajuda a chamar a atenção de um comprador para um item específico em exibição. Ela pode guiar o comprador até as áreas da loja que você quer destacar.

Existem três técnicas de composição de iluminação — iluminação primária, iluminação de realce e iluminação ambiente.

A iluminação primária é a iluminação geral da sua loja. A de destaque atrai o foco do comprador para um ponto específico. Já a iluminação ambiente tende a ser mais dramática na medida em que joga luz e sombra para criar efeitos intrigantes.

6. Deixe os preços visíveis

Deixar os preços visíveis nas gôndolas do estabelecimento é fundamental para que o consumidor não fique procurando os valores dos itens. Para cada produto, é preciso ter as informações corretas sobre o material que está sendo ofertado.

Nesse processo, cuidado para não cair no erro e acabar trocando os valores das peças que estão à venda.

7. Conte uma história ao agrupar produtos

A maneira como você agrupa os produtos exibidos pode atrair a atenção do cliente e até mesmo estimular sua imaginação, com ideias sobre como eles podem ser usados.

Comece contando uma história. Os itens podem ser agrupados com base no esquema de cores ou uso, por exemplo.

Use a regra do três ao criar exibições. Ela diz que o cérebro se lembra melhor das coisas quando elas são agrupadas em conjuntos de três, assim será mais provável que você capture o olhar de um cliente.

8. Use cartazes indicativos

Você poderá colocá-los na loja com os preços dos itens. A falta desse tipo de sinalização pode fazer com que o cliente desista de realizar uma compra no estabelecimento.

Por isso, é importante que os cartazes/placas com os preços dos produtos estejam por toda parte da loja, com informações corretas e que realmente tirem as dúvidas das pessoas acerca dos produtos ofertados pela empresa. Para isso, é preciso que o material de divulgação esteja em destaque com letras bonitas, chamativas e legíveis.

9. Estabeleça uma hierarquia

Seus displays correm o risco de desaparecer no horizonte quando você apresenta todos eles em uma altura uniforme. Experimente diferentes alturas para criar contraste visual e captar o interesse do consumidor.

Portanto, a fim de garantir uma estratégia melhor mercadológica para o seu negócio, não deixe de seguir todas as dicas que elaboramos ao longo do artigo. Ao fazer isso, ficará mais fácil garantir o aumento das vendas no seu estabelecimento e, consequentemente, aumentar os lucros do empreendimento.

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