Blog
/
Notícias
/
Golpe do Falso Motoboy: Saiba como funciona e aprenda a se proteger.

Golpe do Falso Motoboy: Saiba como funciona e aprenda a se proteger.

No golpe do Falso Motoboy, a vítima é induzida a passar senhas e dados bancários para os criminosos e, depois, a entregar o cartão de crédito a um suposto entregador da empresa...

Notícias

No golpe do Falso Motoboy, a vítima é induzida a passar senhas e dados bancários para os criminosos e, depois, a entregar o cartão de crédito a um suposto entregador da empresa. Segundo um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2021, tivemos um aumento de 165% em golpes e fraudes quando comparado com a mesma época em 2020. As vítimas, na maioria das vezes, são enganadas através de telefonemas ou mensagens, e acabam tendo sérios prejuízos financeiros. Mas, recentemente, tivemos a “popularização” desse tipo de golpe, no qual os criminosos roubam a senha das vítimas e recolhem o cartão na residência delas. Saiba mais detalhes.

Como o Golpe Começa:

O golpista entra em contato por telefone se passando por funcionário do banco. Alguns podem utilizar até mesmo efeitos sonoros e músicas de espera para induzir a vítima a acreditar na veracidade da ligação. O falso atendente irá informar que o cartão foi, possivelmente, clonado, perguntando se a pessoa reconhece compras realizadas em outras regiões. Após a vítima negar a realização dessas compras, o golpista inicia um processo fictício de “cancelamento do cartão”. Para isso, ele solicita dados sensíveis, como o número do cartão e senha, e orienta a pessoa a cortá-lo ao meio, mas preservando o chip por “questões de segurança”. Em seguida, informa que enviará um funcionário para recolher o seu cartão cortado. Com a senha e o chip do cartão intacto, os golpistas ficam “livres” para efetuar diversas compras com o cartão da vítima. Quando ela percebe que foi roubada, já teve o limite usado pelos ladrões. Essa é a forma mais comum de uma fraude que ficou conhecida como “Golpe do Motoboy”.

Confira Dicas que Podem te Ajudar a Identificar a Tentativa de Golpe:

Ligações que Pedem Informações sobre o Cartão?

Fique atento aos tipos de informações que são solicitadas. Normalmente, eles pedem para que você informe a senha, número completo do cartão, código de segurança e outras. São essas informações que permitem que terceiros realizem compras com o seu cartão. Esses tipos de dados nunca devem ser compartilhados, por isso, jamais os forneça pelo telefone ou WhatsApp.

Orientou Cortar o Cartão Preservando o Chip?

A orientação para cortar o cartão ao meio, preservando o chip, tem o intuito de permitir que os golpistas o utilizem posteriormente, já que é no chip que estão armazenados os seus dados. Caso precise, a melhor maneira de descartar o cartão é cortando-o em vários pedaços com uma tesoura, especialmente a parte do chip.

Disse que Vai Enviar um Funcionário para Recolher o Cartão?

Costuma ser a política de grande parte das empresas de cartão de crédito NUNCA enviar funcionários para recolher cartões. Confirme sempre essa informação nos canais oficiais da sua operadora.

Com o Passar do Tempo, Outras Variações do Golpe Vão Surgindo:

Além das ligações, podem entrar em contato pelo WhatsApp, te passar números de protocolo de atendimento, pedir para você clicar em links suspeitos e até enviar falsos boletos. Então, é importante manter-se atento. Nunca passe os dados sensíveis do seu cartão. A melhor ferramenta para combater esses crimes é a informação. Procure sempre verificar se aquele contato está sendo feito através de um canal seguro ou contate diretamente a empresa em casos de suspeita. Proteja-se!