O cartão de crédito é um grande aliado no controle do orçamento doméstico, quando usado com responsabilidade, claro. Ele costuma tirar muita gente de perrengues em momentos de emergência.
A segurança e a praticidade na hora de pagar a conta, além de benefícios como o parcelamento, ajudam a eleger o cartão como meio de pagamento preferencial.
Sem falar que, até há pouco tempo, quem não tinha um cartão de crédito não conseguia fazer compras em algumas lojas online ou usar aplicativos, como Uber e iFood.
Por isso, é necessário entender como esse mundo do cartão de crédito realmente funciona. Então, se liga nas dicas!
1. Conheça os termos e condições
Ao solicitar o cartão de crédito, conheça todos os termos e condições do contrato, como as taxas de juros e anuidade praticadas, limites de crédito, períodos de carência e se possui benefícios, como políticas de recompensas.
Entendendo todos esses detalhes, você poderá tomar decisões financeiras importantes no futuro evitando surpresas e o endividamento.
Você pode conferir o aplicativo FortBrasil para tirar dúvidas sobre esse assunto.
2. Faça um planejamento financeiro
Estabeleça limites claros de gastos, sempre consciente de que não devem ser ultrapassados. Um planejamento ajuda você a controlar seus gastos e a não acumular dívidas excessivas.
Ao utilizar um cartão de crédito, lembre-se de que está usando dinheiro emprestado e que precisará pagar posteriormente, portanto, use com sabedoria.
3. Tente sempre pagar o valor total da fatura
O esforço para pagar o valor total da fatura e dentro do vencimento vale muito a pena, pois evita os juros seguintes ao atraso. Além disso, você terá uma reputação financeira sólida melhorando sua pontuação de crédito (o score) ao longo do tempo.
4. Use com sabedoria serviços e seguros
É muito comum que os cartões de crédito ofereçam vários produtos, serviços e benefícios aos clientes. Por isso, é importante levar em consideração suas necessidades e hábitos de gastos para selecionar o mais adequado para você.
5. Em caso de imprevistos, renegocie sua dívida
Todos podemos passar por algum imprevisto e, de repente, acabam mudando as prioridades para o direcionamento do nosso dinheiro.
Nesses momentos, as administradoras, assim como a FortBrasil, oferecem algumas opções que podem aliviar um pouco a sua situação e te ajudam a retomar o controle das suas economias.
Por exemplo, você pode optar pelo parcelamento do saldo devedor da sua fatura ou, em alguns casos, quando já acumulou uma dívida que não conseguiu pagar dentro dos prazos de vencimento, fazer um acordo.
E seguindo essas dicas, gerenciando seus gastos e contas com ou sem cartão de crédito, os resultados serão positivos. Quem sabe até você consiga juntar dinheiro todo mês para realizar um grande sonho?
Gostou das dicas? Compartilha com alguém que precise adquirir conhecimento para usar o cartão de crédito!