Blog
/
Negócios
/
Vantagens do cartão de loja para supermercados

Vantagens do cartão de loja para supermercados

Conheça as principais vantagens do cartão de loja próprio para um supermercado e porque este investimento pode transformar seu negócio. […]

Negócios

O cartão de loja próprio, ou private label, surgiu há muito tempo no varejo americano. Aqui no Brasil, começou a ser utilizado na década de 1970, mas foi nos últimos 20 anos que esse tipo de cartão se expandiu e ganhou de vez seu espaço entre as redes varejistas mais famosas.

As lojas de departamento, como Magazine Luiza, Lojas Americanas e as de moda como Renner e C&A foram as pioneiras nesse tipo de estratégia comercial.

A partir daí foi crescente o número de redes de lojas de móveis e eletro, postos de combustível e grandes redes de supermercado que aderiram ao cartão de loja próprio, como forma de atrair a clientela através de benefícios.

Em geral, este tipo de cartão serve para compras exclusivas no local que o oferece e não possui bandeira de operadoras de crédito. No entanto, alguns estabelecimentos de varejo também oferecem cartões de crédito com sua marca, que permitem que o cliente faça compras em outros locais, como um cartão de banco.

São muitas as vantagens que uma empresa encontra ao oferecer o cartão de loja próprio para seus clientes. Neste artigo mostraremos 6 vantagens do private label para o seu estabelecimento, acompanhe!

Para uma empresa, é importante, além das ofertas e promoções, facilitar o poder de compra do cliente. Com a grande concorrência do setor, entre grandes e pequenas redes, todo e qualquer diferencial será fundamental para atrair a clientela.

Veja a seguir as vantagens de oferecer o cartão de loja:

1. Fidelização dos clientes

Sem dúvida, o grande trunfo de um supermercado para garantir receita e lucros é fidelizar seu cliente, fazer com que ele escolha e, mais do que isso, prefira o seu estabelecimento. Todos os clientes, sem exceção, buscam vantagens na hora da compra, principalmente para compras mensais de alimentação e itens básicos. Economia é a palavra-chave diante de um cenário de crise, onde os salários não acompanham a inflação. Oferecer um cartão de loja – e com ele benefícios de descontos, prazo para pagamento e até mesmo pontos para troca por produtos – é uma forma de garantir que seu cliente voltará ao supermercado rotineiramente. Além disso, expandir o poder de compra do consumidor é favorável ao mercado em geral.

2. Ampliação da base de clientes

Como os cartões private label são menos burocráticos, consumidores com menor poder aquisitivo encontram neles a solução para comprar mais e de maneira mais facilitada, com juros menores e maior parcelamento. Oferecer crédito exclusivo através de cartão próprio torna-se vantajoso nesse sentido, pois amplia a base de clientes das classes C, D e E que, assim, terão mais poder de compra. O mercado financeiro restringe bastante o crédito convencional a essas classes econômicas, o que afeta significativamente o mercado. Essa é uma forma de torna o supermercado mais competitivo.

3. Fortalecimento da marca

Ao oferecer um cartão próprio, o supermercado trabalha no fortalecimento da sua marca. É um tipo de estratégia de marketing bastante eficiente, pois trabalha com os sentimentos do público-alvo. É uma demonstração de segurança e de “poder” daquele estabelecimento que, aos olhos do cliente, “tem até cartão próprio”. O sentimento de admiração pela marca a torna mais forte e mais fixada na mente do consumidor.

4. Formação de parcerias

Por meio de ofertas neste ramo, existe a possibilidade de que o supermercado forme parcerias com outros estabelecimentos como, por exemplo, desconto em farmácias, restaurantes, entre outros. Isso é possível através do credenciamento dos estabelecimentos parceiros ao emissor do cartão. Esta também é outra maneira de beneficiar seu cliente e de dar mais visibilidade à sua marca.  

5. Aumento do ticket

Ao atrair mais clientes para a loja, acaba-se promovendo a “compra por impulso”. Com a facilidade na obtenção do crédito e do pagamento, o consumidor acaba adquirindo mais produtos do que havia planejado. Outra situação é a de que, mesmo o cliente indo ao estabelecimento apenas para pagar a fatura, acaba sempre “precisando” de algum produto e fazendo uma nova compra. O resultado disso é o aumento no ticket médio de compra por cliente. E, uma vez que se possui um limite de crédito exclusivo, torna-se mais fácil manter aquela conta fixa no orçamento da casa.

6. Garantia de crédito

Para o estabelecimento, ter cartão próprio significa maior concentração da receita, controle total das vendas e, no caso de algumas operadoras, acesso a produtos financeiros, com possibilidade de antecipação de crédito dos valores a receber. Isso sem contar a garantia e segurança no recebimento de vendas a prazo.

Benefício ao consumidor

Para o cliente, assim como para o varejista, existem muitas vantagens em obter um cartão private label. E se o seu público encontra benefícios com a aquisição do cartão, essa passa a ser um dos principais motivos para sua loja ter um próprio.

Listamos a seguir as vantagens que o cartão de loja oferece ao consumidor. Confira:

• Reabertura imediata do limite de crédito após o pagamento da fatura;

• Direito a cartões adicionais;

• Maior prazo de pagamento (até 40 dias sem juros e compras em até 12 vezes para os cartões FORTBRASIL);

• Descontos e parcelamentos nas lojas parceiras;

• Aprovação de crédito simplificada e sem burocracia;

• Opções variadas de data para o pagamento da fatura;

•  Compra fácil e segura pela internet;