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Quais são as vantagens da terceirização de análise de crédito?

Quais são as vantagens da terceirização de análise de crédito?

As empresas do varejo que trabalham com a oferta de produtos e serviços de alto valor agregado, ou no modelo

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As empresas do varejo que trabalham com a oferta de produtos e serviços de alto valor agregado, ou no modelo de crediário, enfrentam muitos desafios no momento da venda.

É preciso ter atenção e criteriosidade para garantir que a venda está sendo feita para o cliente ideal. Isso significa que ela deve ser realizada para o perfil com menor risco de inadimplência.

Para tanto, é necessário realizar uma análise minuciosa, com a autorização do cliente, por meio de uma consulta aos bureaus de crédito e ao Cadastro Positivo.

Mas como garantir que isso está sendo feito da melhor maneira? Para conferir alta performance, é fundamental avaliar a possibilidade da terceirização de análise de crédito.

Quer entender melhor como ela funciona? Continue a leitura deste post!

Afinal, o que significa terceirizar a análise de crédito?

Esse método significa contratar uma empresa que vai prestar esse serviço para o seu negócio. Basicamente, ela se torna responsável por realizar a avaliação do perfil de crédito. Para tanto, considera a política de crédito do seu negócio acordada no contrato e as melhores práticas do mercado.

Como funciona?

Na terceirização de análise de crédito, também conhecida como outsourcing de análise de crédito, a prestadora de serviços vai atuar diretamente com os seus clientes. Ela vai avaliar o perfil, realizar a consulta nos bureaus de crédito, no Cadastro Positivo e ainda avaliar a qualidade do relacionamento dele com o seu negócio.

Além disso, é possível contratar o serviço de cobrança. Isso vai facilitar muito o dia a dia do seu negócio e trazer mais segurança para as suas atividades. Somente referência em análise de crédito pode entregar ao seu negócio as melhores negociações.

Quais são as vantagens desse modelo?

Investir nesse tipo de prestação de serviços é uma decisão inteligente para o seu negócio. Afinal, a terceirização da análise de crédito proporciona uma série de vantagens para a qualidade da gestão da empresa. Essa frente estratégica interfere diretamente na saúde financeira do seu negócio.

Para deixar isso mais claro, apresentamos, agora, os principais benefícios desse modelo.

Automação de processos

Dentre as vantagens, destacamos a automação de processos. Hoje, há empresas que oferecem aplicativos que realizam essa avaliação. Para tanto, basta que a sua equipe de vendas insira os dados fornecidos pelo cliente no sistema.

Dependendo da situação, essa interface com a sua equipe nem chega a acontecer. Esse é o caso de negócios online. Por meio da integração do sistema da empresa fornecedora e do site da sua empresa, o próprio cliente preenche os dados, e o resultado da avaliação de crédito é disponibilizado praticamente no mesmo instante.

Redução de custos

Você já parou para pensar quanto de capital o seu negócio perde ao direcionar a sua equipe para realizar atividades operacionais? A terceirização de análise de crédito permite que os seus colaboradores sejam alocados em atividades mais estratégicas para o negócio. Isso gera uma redução, e melhor alocação, dos custos da empresa.

Além disso, há oportunidades de otimização de custos com a redução de ligações telefônicas, por exemplo. Todo o processo relacionado ao crédito estará sob a responsabilidade da prestadora de serviço. Existem outras janelas que permitem a redução de custos, e elas dependem do perfil do seu negócio.

Menor exposição ao risco

Você tem os dados sobre quanto da saúde financeira da sua empresa ficou comprometida devido a negociações que tão interessantes e que geraram inadimplência?

Ter esse dado é muito importante para criar um plano de ação preventivo e corretivo. Se você não conhece a taxa de inadimplência dos clientes com o seu negócio, fica difícil identificar onde estão os gaps que puxam o seu resultado financeiro para baixo.

Na estratégia que estamos tratando, devido à expertise da empresa prestadora e da tecnologia especializada usada, as informações coletadas têm mais qualidade. Assim, a análise de crédito é certeira. Isso reduz a exposição da sua empresa ao risco de inadimplência.

Foco na atividade-fim

Se os seus colaboradores não estão realizando análise de crédito e nem cobrança, isso significa que o conhecimento deles pode ser usado para a atividade-fim do seu negócio.

Assim, eles têm mais oportunidades para aprimorar a experiência do cliente, investir no posicionamento da marca e no desenvolvimento de melhores produtos e soluções para o consumidor. A consequência disso é a ampliação inteligente da sua carteira de clientes.

Como escolher uma empresa para esse tipo de serviço?

Para realizar o outsourcing do processo de análise de crédito, é fundamental que a sua empresa tenha critérios para escolha da empresa prestadora do serviço. Deve-se considerar alguns aspectos muito importantes para que você feche uma parceria estratégica que vai resultar no crescimento do seu negócio. Veja o que você deve avaliar.

Reputação no mercado

O primeiro aspecto que você deve avaliar é a reputação da empresa. Pesquise na Internet como é a percepção dos clientes em relação a ela. Você deve olhar tanto as impressões de quem contratou os serviços como dos clientes atendidos pela empresa.

Custos versus benefícios

Um dos grandes equívocos da gestão estratégica de negócios é optar pela solução mais barata. Muitas vezes, isso esconde problemas que geram um aumento nos seus custos e até mesmo a perda de clientes. Por isso, avalie os custos e as vantagens que essa empresa oferece para o seu negócio. Veja se o valor proposto está condizente com o mercado. Caso esteja muito abaixo, desconfie.

Compromisso com seu sucesso

Uma empresa só está pronta para ser parceira do seu negócio se ela estiver comprometida com o seu sucesso. Para identificar isso, avalie a cultura da prestadora de serviços. Negócios alicerçados na cultura com foco no consumidor têm como propósito fazer com que a empresa cliente alcance a alta performance.

Então, o que você achou da possibilidade da terceirização de análise de crédito? Interessante, não é mesmo? Para implementar essa solução no seu negócio, seria vantajoso também oferecer produtos financeiros, como um cartão private label. Esse cartão é emitido como se fosse do seu estabelecimento, e você pode oferecer benefícios exclusivos a seus clientes.

Quer entender melhor como isso funciona e quais os benefícios para o seu negócio? Continue em nosso blog e tenha acesso aos nossos outros posts! 😊✨️