Blog
/
Notícias
/
Forticionário: conheça o pequeno dicionário do seu cartão FortBrasil

Forticionário: conheça o pequeno dicionário do seu cartão FortBrasil

Entenda todos os termos do universo de crédito e descomplique seu cartão

Notícias

Com anos de experiência em concessão de crédito, nós, da FortBrasil, entendemos como alguns termos podem ser complicados para quem usa um cartão.  

E pensando em tornar a rotina com seu cartão de crédito e faturas ainda mais fácil, chegou a hora de descomplicar!  

Confira nosso dicionário de cartão de crédito e tire todas as suas dúvidas:

Anuidade – Tarifa administrativa cobrada sempre que há uma fatura emitida. Ou seja, quando o cartão de crédito foi utilizado no mês.

Autorização – Aprovação da compra ou saque com cartão de crédito.  

Bandeira – Empresas responsáveis por definirem as regras para compras realizadas com cartão de crédito. São as instituições que autorizam o uso de sua marca e de sua tecnologia por emissores e credenciadoras de estabelecimentos. Por exemplo: Mastercard.

Bloqueio temporário - Opção disponível no aplicativo FortBrasil que permite o bloqueio do cartão de forma temporária. Ou seja, pode ser desbloqueado a qualquer momento pelo titular do cartão no app.  

Cartão adicional – Cartão que pode ser solicitado pelo titular para um ou mais dependentes e que compartilha o mesmo valor de limite.  

Cartão de crédito – É um meio de pagamento eletrônico que oferece crédito e possibilita a aquisição de bens e/ou serviços nos estabelecimentos credenciados. Ao solicitar um cartão de crédito, o portador recebe um limite de crédito para fazer compras de forma antecipada, ou seja, primeiro consome e depois paga a fatura na data de vencimento.    

Chip do cartão – Dispositivo que armazena informações sobre o portador do cartão.

Cartão virtual – Versão online do seu cartão FortBrasil disponível no app e que possibilita compras em sites e aplicativos com mais segurança. Saiba mais aqui.

Compra sem cartão – Serviço da FortBrasil que permite compras sem o cartão físico em mãos na loja parceira onde o cartão foi solicitado.  

Contactless – Tecnologia que permite que o consumidor realize pagamentos através da aproximação do cartão na maquininha, sem necessidade de inserir senha.

CVV – Sigla que significa Card Verification Value que, em português, é Valor de Verificação do Cartão. Esse número é conhecido como Código de Verificação do Cartão, contém três dígitos e fica na parte de trás do plástico.  

Estorno – Qualquer valor que tenha que ser devolvido para o cliente.

Fatura – É o documento com o registro de todas as compras realizadas pelo portador do cartão, além de ter informações para pagamento, como o código de barras.  

Limite de crédito – Valor máximo disponibilizado para o usuário do cartão utilizar. No aplicativo FortBrasil, você pode ajustar o seu limite total disponível com alguns cliques, deixando pronto para uso apenas o valor que desejar. Isso traz mais segurança e controle financeiro.  

Loja parceira – Estabelecimento que emite cartões em parceria com a FortBrasil.  

Melhor dia de compra – É a data mais adequada para realizar novas compras no cartão, visto que o consumidor terá o maior prazo para o início do pagamento. Nesse dia, a fatura atual já estará fechada e o valor das novas compras irá para a fatura seguinte.

Pagamento mínimo – É o menor valor que você pode pagar da sua fatura sem ficar em atraso com o banco ou instituição financeira emissora do cartão de crédito.

Parcelamento de fatura – Serviço que permite que o cliente parcele o valor total de uma fatura quando não consegue pagá-lo totalmente.  

Vencimento – Prazo final para o pagamento de uma fatura ou boleto.

Agora que você conhece um pouco mais os principais termos do universo de crédito, sua rotina com seu cartão ficará mais fácil!  

Mas, caso tenha qualquer dúvida com termos que não aparecem aqui, entre em contato com a gente através dos nossos canais oficiais.