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Conheça as vantagens do cartão co-branded

Conheça as vantagens do cartão co-branded

Já ouviu falar no cartão co-branded? Nos últimos anos, essa opção vem ganhando uma significativa notoriedade no mercado, especialmente porque […]

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Nos últimos anos, essa opção vem ganhando uma significativa notoriedade no mercado, especialmente porque é aceita em inúmeros estabelecimentos que possuem parceria com a bandeira.

Inclusive, existem muitas vantagens para o empreendedor que decide investir na opção, sendo uma estratégia extremamente eficiente para expandir a clientela e solidificar sua marca no segmento. Ainda assim, existem gestores que não entendem como a novidade funciona e, tampouco, os benefícios sólidos que ela pode proporcionar a um negócio.

Se você se identificou, não abandone a leitura. Neste post, contamos tudo a respeito do cartão co-branded e as possibilidades que tal tendência pode oferecer para que sua empresa se destaque cada vez mais. Acompanhe e fique por dentro!

Afinal, o que é?

Para começar, vamos direto ao ponto e entender, de vez, em que consiste o cartão co-branded. Basicamente, podemos dizer que essa opção é criada a partir da parceria entre uma empresa com alguma instituição financeira.

Logo, a organização que está emitindo um cartão de crédito nessa modalidade também está, no fundo, terceirizando a emissão do seu cartão próprio. Isso pode acontecer entre administradoras especialistas no ramo ou os tradicionais bancos.

Aqui, o objetivo é conseguir fidelizar os clientes, liberando descontos exclusivos e facilitando a compra em qualquer estabelecimento — desde que o local aceite a bandeira previamente estabelecida no cartão.

Originário do inglês, o termo foi mencionado pela primeira vez por Henry Ford e quer dizer “cooperação” ou “união” com uma marca específica. No Brasil, existem vários exemplos de cartões que seguem essa linha, por exemplo:

• Parceria entre o Bradesco e a C&A;

• Parceria entre o Walmart e o Itaú;

• Parceria entre a Azul Companhias Aéreas e o Itaú e por aí em diante.

Como funciona

O cartão co-branded se popularizou bastante e, hoje, já é possível encontrar muitos lojistas que investem nessa opção. Dos principais tipos de estabelecimento que utilizam a modalidade, estão as marcas de roupa, as companhias aéreas, as redes de supermercado e de varejo.

Diferentemente do cartão de loja, essa versão é emitida com uma bandeira, garantindo mais liberdade de compra para o consumidor. Veja a seguir alguns exemplos:

• Visa;

• Mastercard;

• Elo;

• American Express.

A bandeira atua como uma espécie de “ponte” entre a loja e o estabelecimento, fazendo com que a instituição financeira processe toda a compra. Em outras palavras, sua função é acessar as informações do banco para conferir o limite do cartão, assim como o seu saldo. Após essa etapa, ela poderá — ou não — liberar a transação.

Co-branded X Private label?

Ainda hoje, muitas pessoas têm o costume de confundir essas duas modalidades. Contudo, existe uma grande diferença entre eles. Para iniciar, o co-branded, ou “cartão do varejo”, é uma modalidade de crédito que pode ser usada em qualquer estabelecimento e parceiro da bandeira em questão.

As soluções private label, por sua vez, funcionam um pouco diferente. Nessas opções, o cliente não pode realizar compras em outras lojas, mas, sim, somente naqueles locais em que há parceria com o lojista.

Dessa forma, o private label fica vinculado apenas a uma determinada rede de varejo com a impossibilidade de ser usado em outras empresas. Vale destacar que essa modalidade é muito frequente em concessionárias, farmácias e, inclusive, algumas redes de supermercado. Bem simples!

Como usar

Não tem segredo. O cartão co-branded pode ser adquirido facilmente pelo consumidor — especialmente, por conta do baixo custo com a manutenção e as vantagens oferecidas para as compras em lojas parceiras. Entretanto, essas versões devem ser controladas, sempre conforme a necessidade e o perfil do usuário.

Segundo os especialistas, não é indicado fazer diferentes cartões para vários estabelecimentos, uma vez que essa atitude irá prejudicar na hora de administrar seus limites e pagamentos. A melhor saída é ter somente um e fazer suas compras com ele, conseguindo assim, aproveitar mais vantagens e utilizá-lo de maneira eficiente.

Principais vantagens

Como você pode imaginar, existem vários pontos positivos ao investir nele. Por se tratar de um cartão originário de uma parceria comercial, os usuários podem contar com um pagamento facilitado nos pedidos da loja emissora.

Além disso, uma vez que a rede sempre deseja fidelizar o público, ainda há a possibilidade de desfrutar de descontos exclusivos. Em alguns casos, as promoções vão além, e os clientes conseguem participar de programas de fidelidade únicos, estimulando assim, as compras com excelentes custos-benefícios.

Inclusive, algumas empresas aproveitam a estratégia para criar “programas de pontos” com seus consumidores. Funciona assim: após atingir certo número de pontos em compras, esse valor pode ser trocado por descontos ou brindes. Tal atrativo é excelente, levando muitos usuários a preferi-los do que aqueles criados diretamente nas instituições financeiras.

Para resumir, criamos uma lista com todos os benefícios que essa opção consegue oferecer. Confira só quais são elas:

• Excelente oportunidade para fidelizar os clientes;

• Possibilidade de realizar compras em inúmeros estabelecimentos credenciados;

• Remuneração atrativa, já que certos emissores remuneram o estabelecimento com um percentual de pagamentos de tarifas ou gastos;

• Ótimo posicionamento de marca no mercado, permitindo que os clientes se lembrem frequentemente da empresa ao realizar uma compra;

• Zero inadimplência, já que quem assume os débitos é o banco — ótima alternativa para atrair o público;

• Aumento do poder de compra, garantindo que os consumidores comprem tanto à vista quanto a prazo em sua loja.

Como vimos, não faltam razões para que esses cartões sejam utilizados no mercado — independentemente do seu nicho de atuação.

Com essas vantagens, os clientes se sentirão mais estimulados e seguros a comprar em seu negócio, sendo uma ótima oportunidade para todos os envolvidos na transação.

Caso tenha gostado dessa opção, o que acha de entrar em contato conosco e conhecê-la a fundo? Nosso time de especialistas está pronto para atender você e solucionar todas as suas dúvidas. Aproveite!