Política de privacidade

Nós do Grupo DM, desejamos manter uma relação de confiança e transparência junto a todos os usuários dos nossos serviços. 
Em razão disso, elaboramos este Aviso e Política de Privacidade em conformidade com a Lei Geral de Proteção deDados (Lei nº 13.709/2018), atendendo também às boas práticas previstas na norma ISO/IEC 27701:2019 e às exigências regulatórias aplicáveis ao setor financeiro, como a Resolução CMN nº 4.893/2021 e Resolução BCB nº 85/2021 para ajudar você a entender quais informações são coletadas, por qual motivo as coletamos, se as compartilhamos e com quem.

Além disso, informamos os seus direitos relativos a essas informações e como exercê-los junto à DM. Para nós, é prioridade zelar pela privacidade e segurança dos seus dados pessoais. Qualquer informação que você nos forneça será tratada de acordo com os limites aqui estabelecidos. 
Em caso de dúvidas relacionadas a proteção de seus dados pessoais, disponibilizamos a política de privacidade e o canal de contato apropriado ao final deste aviso. Por favor,não hesite em nos contatar.
INTRODUÇÃO
Esta Política foi elaborada para o Grupo DM composto das seguintes empresas:
·      DMCARD Processamento de Dados eCentral de Atendimento Ltda 05.355.090/0001-57
·       DM Instituição de Pagamento S/A16.581.207/0001-37
·       DM Meios de Pagamento Ltda22.371.651/0001-20
·       DMCARD Securitizadora S/A36.238.874/0001-29
·       DMCARD Participações S/A45.586.447/0001-22
·       DMCORE Holding Financeira S/A37.297.147/0001-03
·       DM Financeira S/A – Crédito,Financiamento e Investimento 91.669.747/0001-92
·       DM Cartões PL S.A. 52.135.675/0001-41
·       FortBrasil Instituição de Pagamentos S.A 02.732.968/0001-38 

O Grupo DM, doravante referidocomo Controlador, por meio deste instrumento designa como Encarregado de Proteção de Dados (“Encarregado”), conforme preceitua o artigo 41 da Lei Geralde Proteção de Dados (LGPD), que aceita a função, na forma definida por este documento. Esta política entra em vigor a partir da data de sua publicação, devendo ser revisada anualmente ou sempre que necessário.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER ESTÁ POLÍTICA?
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº. 13.709/18), é a lei brasileira que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.


TERMO/ EXPRESSÃO SIGNIFICADO

‍Dados pessoais
Qualquer  informação relativa a uma pessoa física identificada ou identificável; é  considerada identificável uma pessoa que possa ser identificada, direta ou  indiretamente, em especial por referência a um identificador, como um nome,  um número de identificação, identificadores por via eletrônica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética,  mental, econômica, cultural ou social dessa pessoa singular.

Dados pessoais sensíveis: Qualquer  dado pessoal que diga respeito à origem racial ou étnica, convicção  religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, bem como dado referente à saúde ou à vida  sexual, dado genético ou biométrico.

Encarregado: Encarregado(a) pelo tratamento de dados pessoais da DM é a pessoa indicada para atuar como canal de comunicação com você e com a Autoridade Nacional de  Proteção de Dados (ANPD).

Terceiros: Refere-se, mas não está limitado, a toda e qualquer pessoa física ou jurídica que a DM se relacione ou venha a se relacionar, prestador de serviços, fornecedor, consultor, parceiro, terceiro  contratado ou subcontratado.

Titular: Pessoa física a quem se referem os dados pessoais.

Tratamento: É  qualquer atividade realizada com dados pessoais, como coleta, recepção,  classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição,  processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle  da informação, modificação, atualização, comunicação, transferência,  compartilhamento e extração.
QUAIS DADOS PESSOAIS SEUS NÓS TRATAMOS?
Com o propósito de respeitar a sua privacidade, entendemos que todo e qualquer tratamento de dados pessoais deve ser limitado ao mínimo necessário, pertinente e proporcional para permitir que seja realizada a finalidade pretendida. Por isso, os dados pessoais que coletamos a seu respeito irão variar conforme a relação que você opte por estabelecer conosco, ou seja, de cliente, consumidor, fornecedor, prestador de serviço, visitante, parceiros, dentre outras.

Abaixo, agrupados em categorias, apresentamos os principais dados pessoais seus tratados por nós: 

a)  Informações de identificação: como o seu nome, sexo, data de nascimento, RG, CPF, nome da mãe, código do associado,fotografia, dentre outros com relevância particular;

b) Informações que nos auxiliem a contatá-lo: como endereço residencial, CEP, telefone fixo ou celular e e-mails pessoal e/ou profissional, perfis das redes sociais (Facebook e Instagram), profissão, entre outros;

c) Informações financeiras: como conta corrente e agência bancária, dados de cartão de crédito (número do cartão, validade, CVV), score de crédito, dados de transações financeiras (data e hora, valor, local, destinatário de transação financeira) e informações cadastrais no SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central);

d) Informações comportamentais: como perfil de consumo ou profissional, histórico de compra;

e) Dados sensíveis: podemos coletar e tratar dados biométricos,em especial para o reconhecimento facial;

f) Atributos associados aos seus dispositivos eletrônicos: como, mas não limitado a provedor de acesso, identificadores, sistema operacional, navegador (tipo, versão, opções habilitadas e plug-ins instalados), configurações de vídeo (tamanho/resolução e quantidade de cores), geolocalização mediante sua permissão de acesso, dados relacionados ao aplicativo da DM, data e hora do acesso e páginas vistas através de cookies, senha e login do usuário e IP;

g) Informações provenientes de terceiros: informações compartilhadas por terceiros com a DM, como mapeamento de endereços IP, GPS e WIFI, para dados de localização imprecisa (por exemplo, cidade, estado), que nos permitem fornecer os Serviços DM;

h)  Dados gerais: ou seja, o conteúdo que você nos envia por livre e espontânea vontade e pode ser coletado pelo chat online, como e-mail, publicações em blog, aplicativos ou alguma outra ferramenta que você faça uso para enviar conteúdo aos nossos servidores.
COMO COLETAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
As informações que tratamos a seu respeito podem ter sido fornecidas diretamente por você à DM, por terceiros ou mesmo coletadas de forma automática através da nossa Plataforma e outros canais. 

1)   Fornecidas Diretamente por Você: Desde o início da sua interação conosco, você voluntariamente nos disponibiliza informações a seu respeito. Por exemplo, quando o usuário contrata os Serviços DM, coletamos determinados dados pessoais, tais como nome completo, número de Cadastro de Pessoa Física (“CPF”), endereço de e-mail, número de telefone celular, cidade, estado e país, para que este possa utilizar os Serviços DM, além disso, também são coletados dados pessoais sensíveis, como biometria facial. 

2)   Obtidas de Terceiros: Em casos específicos, nós também poderemos receber alguns dados pessoais seus através de Terceiros, como empresas prestadoras de serviços técnicos, anunciantes e parceiros de publicidade, que podem nos fornecer mapeamento de endereços IP para dados de localização imprecisa (por exemplo, cidade, estado), ID de cookie e de dispositivo móvel, e-mail e opções de preferências. Tais dados nos auxiliam a oferecer produtos e serviços cada vez melhores a você ressaltamos que utilizaremos estes dados pessoais apenas se o usuário tiver autorizado os terceiros em questão ou se eles tiverem algum fundamento legal para realizar o compartilhamento para determinada finalidade.  Destacamos que são utilizadas informações anonimizadas e agregadas para fins que incluem: análise de dados, criar modelos de marketing e promoção. 

3)  Automaticamente: Em algumas situações, também poderemos coletar dados pessoais automaticamente dos dispositivos que você utiliza para acessar o nosso website ou aplicativo. Essas informações nos auxiliam a gerar estatísticas de acesso e, assim, conhecer melhor o nosso público. Isso é importante para que possamos aperfeiçoá-lo cada vez mais e adequá-lo ao maior público possível. Alguns desses dados podem ser coletados por meio de cookies ou tecnologias similares,conforme explicaremos em tópico próprio abaixo. 

4)  Disponíveis Publicamente: Há, também, a possibilidade de coletarmos informações suas que se encontrem disponibilizadas publicamente, incluindo, mas não se limitando a mídias sociais (como, Instagram, Facebook e etc.) e bases de dados de órgãos públicos. 

5)  Pesquisas presenciais ou remotas com usuários: Com a finalidade de realizar melhorias em nossos produtos e serviços ou para utilização em decisões estratégicas da DM, coletamos informações complementares, como nível de satisfação, perfis comportamentais, percepções, aceitação de novos produtos, dentre outros. 

6)   Utilização dos Serviços DM: Quando o usuário usa os Serviços DM, coletamos dados pessoais gerados pela utilização destes Serviços, como, por exemplo, quando ocorre uma transação com cartão DM em um lojista.
Os dados pessoais que a DM coleta sobre você são utilizados para os seguintes propósitos: 

1)  Atender a finalidade para a qual o dado foi fornecido: Tratamos seus dados pessoais para viabilizar a finalidade para a qual os dados foram coletados ou para outras finalidades compatíveis a estas. Por exemplo, quando do contato em nossos canais de atendimento para se tornar cliente ou lojista; quando da solicitação de app e CRM personalizados; ou, ainda, quando do envio de newsletter aos clientes que consentiram com o seu recebimento em nosso site.  

2)  Cumprir com nossas obrigações legais ou regulatórias: Seus dados pessoais poderão ser utilizados para o atendimento das nossas obrigações dispostas em lei e/ou regulações de órgãos governamentais e de ordens ou requisições de autoridades fiscais, Poder Judiciário e/ou outra autoridade competente. Por exemplo, podemos tratar dados pessoais para emissão de Notas Fiscais, bem como para atender a requisitos legais e regulamentares relacionados ao processamento de transações financeiras. Consultar informações cadastrais no SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central), bem como registrar neste sistema as operações de crédito contratados junto a DM,conforme normativos do Banco Central. 

3)  Permitir o exercício regular de nossos direitos: Caso você seja cliente dos produtos DM, realizaremos atividades fundamentadas e permitidas em Lei para análise de crédito, incluindo, mas não se limitando a consultar informações cadastrais de débitos pendentes junto a bancos de dados, bem como registrar informações nesses sistemas. Mesmo após o término da sua relação conosco, nós poderemos tratar alguns de seus dados pessoais para exercer nossos direitos garantidos em lei, inclusive como prova em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, com a utilização de, por exemplo, dados de identificação e de contato do cliente, contrato assinado, entre outros.  

4)   Viabilizar atividades necessárias à nossa organização: Com base no nosso legítimo interesse, também poderemos tratar os seus dados pessoais em atividades como: enviarmos comunicações através dos diferentes canais de comunicações, tanto físicos como digitais, como carta, SMS, e-mail, e redes sociais como WhatsApp e Facebook, comunicação e marketing, melhorias de nossos produtos e serviços, relacionamento com nossos clientes e parceiros. Nas atividades de apoio aos interesses da DM, sempre observaremos os limites da sua expectativa e o tratamento dos dados pessoais não se dará em prejuízo de seus interesses, direitos ou liberdades fundamentais. 

5)   Executar um contrato que você tenha celebrado conosco ou realizar diligências pré-contratuais: Quando você celebra um contrato com qualquer das empresas do Grupo DM, ou está em processo de contratação, seus dados são tratados para garantir o cumprimento das obrigações contratuais, como o fornecimento de serviços, produtos ou gestão de pagamentos. Utilizamos seus dados também para realizar as diligências necessárias antes da formalização do contrato, assegurando que nossas soluções atendam às suas expectativas. Inclusive, seus dados são utilizados para manter e fortalecer nossas relações contratuais com parceiros, fornecedores e outros. 

6)   Recrutamento e seleção:  Nós divulgamos nossas vagas por meio do nosso website em “Vem pra DM” (https://www.vocedm.com.br/portal/sobre/carreiras) e em sites especializados (https://vocedm.gupy.io/), também recebemos currículos por meio de nosso site, de indicações de nossos colaboradores, nessas situações, nós iremos tratar seus dados pessoais para analisar seu currículo, verificar as suas competências, informações curriculares e se você atende ou não aos requisitos específicos da vaga para a qual você aplicou, bem como para dar seguimento ao processo seletivo, quando for o caso, em situações como contato por telefone ou e-mail e agendamento de entrevistas. 

7)   Evitar Fraudes e zelar pela sua segurança: Para garantir a sua segurança e prevenir fraudes, utilizamos dados como sua imagem facial, documentos de identidade, informaçõesde geolocalização e dados técnicos do seu dispositivo. Esses dados podem ser validados diretamente pela DM ou com o apoio de parceiros especializados, que utilizam tecnologias específicas para confirmar sua identidade e proteger as transações. Em alguns casos, se já houver um documento seu armazenado com um desses parceiros, você poderá escolher entre reaproveitá-lo ou enviar um novo documento para validação. O reaproveitamento só ocorrerá com a sua autorização e será tratado conforme os padrões de segurança adotados pela DM.  

8)   Publicidade: Por fim, poderemos utilizar os seus dados pessoais para criar segmentações de públicos-alvo e promover de forma mais adequada conteúdos atualizados de campanhas de marketing da DM. Assim como, oferecer produtos e serviços próprios ou de parceiros que possam ser de interesse do titular, com base em seu perfil, histórico de relacionamento e necessidades identificadas.

O QUE SÃO COOKIES E COMO OS UTILIZAMOS?
Cookies são arquivos de texto que podem ser armazenadas em seus dispositivos eletrônicos quando você visita o nosso website. A DM se utiliza desta ferramenta para diferentes finalidades, como gerar estatísticas de acesso, aprimorar a sua experiência em nossas interfaces /domínios, dentre outras.  Agregados em grupos, abaixo listamos os tipos de cookies utilizados e suas finalidades:

Necessários/Essenciais: São cookies essenciais para viabilizar o adequado funcionamento  do nosso website, assim como para permitir que você faça uso de todas as funcionalidades disponíveis.

Desempenho/Análise: São cookies que nos ajudam a entender como os visitantes  interagem com o nosso website, fornecendo informações sobre as áreas  visitadas, o tempo de visita ao site e quaisquer problemas eventualmente encontrados.

Funcionais: São cookies que permitem que lembremos das suas escolhas  anteriores, como idioma de navegação. São responsáveis por proporcionar uma  experiência personalizada.

Marketing/Publicidade: São cookies utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e  específico para os seus interesses. Podem, ainda, ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar o número que esta é veiculada. Também, permitem a medição da eficácia de uma campanha lançada.

Destacamos que os cookies necessários são essenciais para o normal funcionamento do nosso website,sendo que a oposição à utilização desta ferramenta poderá implicar na inutilização de sua experiência ou na suspensão de seu acesso. A qualquer momento, o Usuário poderá revogar seu consentimento quanto aos cookies, utilizando para tanto as configurações de seu navegador de preferência. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores, disponibilizamos os links abaixo:

Internet Explorer: https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies   

Mozilla Firefox: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam   

Google Chrome: https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR   

Safari: https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac 

Microsoft Edge: https://support.microsoft.com/pt-br/help/4468242/microsoft-edge-browsing-data-and-privacy-microsoft-privacy
COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
O Grupo DM pode compartilhar seus dados pessoais com empresas do mesmo grupo, órgãos públicos, prestadores de serviços, fornecedores de bens e parceiros lojistas.  Em todos os casos, o compartilhamento é restrito ao mínimo necessário para atingir as finalidades específicas e previamente informadas a você. Algumas situações que requerem o compartilhamento de informações incluem: 

a)     Serviços Técnicos: Seus dados podem ser compartilhados com prestadores de serviços técnicos que gerenciam a infraestrutura necessária para oferecer nossos serviços, incluindo armazenamento e gestão de dados, e para facilitar a comunicação com você. 

b)     Marketing e Publicidade: Compartilhamos dados com parceiros de marketing e publicidade para personalizar o conteúdo que você vê e para entender melhor como você utiliza nossos serviços, ajudando a melhorar nossa oferta. 

c)     Segurança e Autenticação: Dados pessoais, incluindo dados biométricos e de geolocalização, poderão ser compartilhados com prestadores de serviços técnicos, fornecedores de bens e parceiros comerciais que operam soluções para nos auxiliar em processos de identificação, autenticação e validação de cadastro dos usuários nos nossos sistemas eletrônicos, nos apoiando para alcançarmos as finalidades de garantir a sua segurança e prevenir tentativas de fraude. 

d)     Compartilhamento entre Empresas do Grupo: Compartilhamos seus dados com outras empresas do grupo para garantir a consistência dos serviços, desenvolver soluções personalizadas e atender a regulamentações. Este compartilhamento nos permite otimizar operações e aprimorar continuamente nossos serviços. 

e)     Compartilhamento com Órgãos Públicos: Compartilhamos dados e informações com órgãos públicos, como o Banco Central, conforme exigido por lei. Esse compartilhamento é necessário para cumprir obrigações regulatórias, facilitar a supervisão e controle de atividades financeiras, e garantir a aderência às normas vigentes. 

f)       Compartilhamento com parceiros lojistas: Seus dados de contato e identificação podem ser compartilhados com lojistas parceiros, com a finalidade de ativar benefícios relacionados ao uso do cartão, tais como descontos, condições especiais de compra e ações promocionais vinculadas ao relacionamento com esses estabelecimentos. 

Além disso, em caso de negociação ou venda do nosso negócio, seus dados pessoais podem ser transferidos para potenciais compradores. Garantiremos a confidencialidade dos dados e notificaremos você sobre qualquer mudança na política de privacidade ou na transferência de dados. 

Quando compartilhamos seus dados com parceiros ou fornecedores, usamos contratos para assegurar que qualquer terceiro que os receba garanta a proteção adequada. Para compartilhamentos com terceiros fora do Brasil, como nos Estados Unidos e no Reino Unido, garantimos a segurança e proteção dos dados por meio de contratos e conforme as hipóteses legais de transferência internacional.
POR QUANTO TEMPO ARMAZENAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Reteremos seus dados pessoais pelo tempo que for necessário para cumprir a finalidade para a qual foram coletados, a menos que um período de retenção mais longo seja necessário para cumprir obrigações legais, resguardar nossos direitos ou cumprir acordos judiciais/extrajudiciais. Para determinar o período de retenção de seus dados pessoais, nos baseamos nos seguintes critérios: 

•      Se temos uma obrigação legal, contratual ou outra de reter dados pessoais, ou se são necessários para fins de investigação ou litígio; e
•       Se são necessários para manter registros comerciais e financeiros precisos.
COMO PROTEGEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Temos políticas e protocolos internos que determinam como os dados pessoais devem ser tratados pela DM. Essas normas têm como objetivo garantir o tratamento adequado e lícito dos dados pessoais que detemos, inclusive dos seus. Além dessas medidas organizacionais e de governança, adotamos diversas outras de natureza técnica que garantem ainda maior segurança aos seus dados pessoais, como: 
•      controle estrito do tratamento de dados pessoais, incluindo limitação de acesso, e acesso protegido por senha;
•      a existência de um programa de segurança da informação;
•      a realização de segregação de acesso a dados pessoais;
•      orientações para proteção de senhas;
•      acesso a serviços, exclusivamente, por redes seguras;
•      a criação de pseudônimos, a encriptação, políticas de acesso e de retenção para prevenir contra o acesso não autorizado; e •      a retenção desnecessária de dados pessoais nos nossos sistemas. 

Lembramos aos usuários que a DM está constantemente empenhada em proteger seus dados pessoais, com a implementação de medidas técnicas e organizacionais para ajudar a proteger a segurança dos dados pessoais do usuário.  No entanto,o usuário deve ter ciência de que nenhum sistema é completamente seguro, por isso, quando da utilização de login e senha do usuário em nosso site ou aplicativo para acesso aos Serviços DM, recomendamos que seja utilizada senha única e forte, bem como que seja limitado o acesso ao computador e que seja finalizada a sessão depois de utilizar nossos Serviços.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS E COMO VOCÊ PODE EXERCÊ-LOS JUNTO À DM?
Qualquer que seja a relação que você opte por estabelecer com a DM, você tem assegurados todos os direitos relativos aos seus dados pessoais previstos pela lei, incluindo, mas não se limitando a: 

1)      Saber se tratamos algum dado pessoal seu; 
2)      Saber quais dados pessoais seus são tratados por nós; 
3)      Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados; 
4)      Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou que, porventura, tenham sido tratados em desconformidade com a lei; 
5)      Solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto; 
6)      Pedir a revisão de decisões unicamente automatizadas que afetem seus interesses; 
7)      Solicitar a eliminação dos dados tratados como seu consentimento; 
8)      Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos os seus dados; e 
9)      Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, você pode se negar a consentir. Nesse caso, lhe informaremos sobre as consequências da não realização de tal atividade.

Caso você consinta, a qualquer momento você poderá revogá-lo. Para exercer seus direitos, você poderá contatar nosso Encarregado pelo tratamento de dados pessoais por meio do Canal LGPD.

O prazo para atendimento, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – Lei nº 13.709/2018, é de 15 dias a contar o recebimento da solicitação.  

Em circunstâncias específicas, é possível que a sua requisição não seja atendida. Nestes casos, nós explicaremos os motivos que justificaram o não atendimento. Requisições que envolvam dados pessoais e/ou documentos de outros titulares não serão atendidas, exceto mediante procuração, poder parental ou outra hipótese que autorize o exercício do direito de outro titular por você.
DÚVIDAS?
Caso você tenha qualquer dúvida, você pode entrar em contato com nosso Encarregado pelo Tratamento de dados pessoais pelo nosso Canal LGPD.
ATUALIZAÇÃO
É possível que algumas das informações aqui disponibilizadas sejam atualizadas ou alteradas. Por isso, aconselhamos que você consulte esse Aviso e Política de Privacidade periodicamente.
FALE CONOSCO
Obrigado por ler a nossa Política de Privacidade. Se tiver dúvidas relativamente à presente Política, contate a nossa área responsável pela proteção de dados pessoais através chat, site, ou aplicativo da DM, ou telefone do SAC 0800 7025004 ou Canal LGPD
O Grupo DM é o controlador de dados pessoais do usuário tratados nos termos desta Política. 

Encarregado de Dados (DPO): Rafael Alonso
Política Atualizada em: 23/05/2025.