Perguntas Frequentes Para Você

Como posso retirar a 2ª via da minha fatura?

Você pode adquirir a 2ª via da sua fatura através dos seguintes canais:

Não estou entendendo minha fatura mensal, onde posso solicitar o esclarecimento?

Você pode entender melhor a sua fatura mensal aqui.

Para mais esclarecimentos, fale com um dos nossos atendentes no Chat Online.

Não recebi minha fatura mensal na minha residência, como posso resolver o problema?

A forma mais prática de resolver esse problema é através do nosso serviço Fatura DigitalCom ela, recebe sua fatura com antecedência pelo seu e-mail, SMS ou WhatsApp. Além disso, você pode consultar sua fatura pela Área do Cliente ou Aplicativo FortBrasil.

Como vejo detalhamentos da minha fatura?

Pelo Aplicativo FortBrasil; na tela de Fatura, clique em cima do nome ou valor da transação e abrirá uma tela com os detalhes e pela Área do Cliente; na tela de Fatura, clique no ícone  ao lado do valor da transação e abrirá uma segunda tela com os detalhes.  

Como posso alterar a data de vencimento da fatura?

Basta acessar um dos nossos canais abaixo para fazer a alteração. As datas disponíveis para vencimento de fatura são: 1, 3, 8, 13, 15, 20, 23 e 28. 

Como vejo todas as minhas compras em tempo real?

Confira pelo Aplicativo FortBrasil ou pela Área do Cliente.

Como verifico minha fatura antes do vencimento?

Você pode conferi-la através dos nossos canais;

Por esses canais, você também pode aderir à fatura digital e receber sua fatura sempre antes do vencimento, assim que estiver disponível. Aproveite! 

Posso parcelar o valor da fatura mensal?

Sim! Para aderir ao parcelamento, basta pagar o valor indicado na sua fatura até a data do vencimento, dentre as opções destacadas, incluindo os centavos. Confira as ofertas de parcelamento também pelo nossos canais;

Já́ tenho um parcelamento vigente, é possível fazer um novo?

Você pode parcelar o valor do mês sempre que tiver ofertas disponíveis em sua fatura, mesmo que já esteja pagando outro.

Como fica o limite de crédito do cartão ao realizar um parcelamento?

O limite do seu cartão será restituído conforme os pagamentos forem realizados.

Posso parcelar o valor total do meu débito?

Não é possível realizar o parcelamento total do seu débito, a negociação é feita apenas para a fatura do mês. 

O que é o parcelamento rotativo/automático da fatura?

Conforme regra do Banco Central, quando existe algum valor pendente do mês anterior, ele não pode continuar em aberto por mais de uma fatura.  
Por isso, caso você decida realizar um pagamento que esteja entre o mínimo e a menor oferta de parcelamento, nós te ajudamos a se manter em dia e o que restou será parcelado. Caso não queria parcelar, você pode realizar um pagamento igual ou maior do que o mínimo da sua fatura fechada.

Como adquirir um Cartão de Crédito FortBrasil?

Para solicitar um de nossos cartões, é necessário ter no minimo 18 anos e no máximo 80, ir à uma loja parceira FortBrasil munido de seus documentos (RG, CPF, Comprovante de Residência, Renda e Celular).

Localize uma loja parceira FortBrasil mais próxima de você clique aqui

Onde posso comprar com o meu Cartão FortBrasil?

São mais de 38 mil estabelecimentos: você pode utilizar o seu Cartão FortBrasil em supermercados, farmácias, lojas de conveniência, de vestuário, de eletrodomésticos, postos de gasolina, restaurantes e em milhares de estabelecimentos credenciados. Veja toda a nossa rede credenciada aqui.

Onde posso efetuar o pagamento da fatura do meu Cartão FortBrasil?

Você pode pagar a fatura do seu Cartão FortBrasil na loja onde fez o cartão* (com liberação de limite na hora!), Casas Lotéricas** e na Rede Bancária**.

*Confirme se esse serviço está disponível na loja.
**Nessas formas de pagamento, o valor será liberado em até 2 (dois) dias úteis.

Como posso alterar meus dados cadastrais?

Você pode alterar seus dados cadastrais, tais como e-mail, endereço e telefone de contato pelo nosso Aplicativo FortBrasil, Área do Cliente ou através do Chat Online

Qual a idade mínima para ser um adicional?

Para ter um cartão adicional a idade mínima é 16 anos e a máxima 80. 

Como faço para cancelar meu cartão e o do meu adicional?

Para cancelamento de cartões, entre em contato com nosso Chat Online ou fale direto com a nossa central de atendimento através dos números; Capitais e regiões metropolitanas: 3304 2350 e/ou Demais localidades: 0800 275 0950.

O que é anuidade diferenciada?

É a tarifa de manutenção do seu cartão no valor de 9,99. Esse valor só é cobrado quando há fatura. 

Qual o valor da minha Anuidade?

Desde Maio de 2020, a Anuidade Diferenciada do seu cartão FortBrasil e FortBrasil Mastercard mudou de R$ 7,99 para R$ 9,99 e, o serviço de Anuidade Bônus, passa de R$17,00 para R$ 19,90.

Caso você tenha aderido à Fatura Digital, você terá desconto de R$ 2,00 no valor da Anuidade.

O que é Anuidade Bônus?

É a tarifa de manutenção do seu cartão, em que o valor de R$ 19,90 é convertido em bônus para o celular que for cadastrado. Após o pagamento da sua fatura, em até 5 dias úteis, o valor entra como bônus para o seu celular. 

o que é Avaliação Emergencial de Crédito?

É o serviço que oferece ao cliente um limite de crédito extra quando não tiver saldo suficiente para realização de uma compra ou recarga de celular. Se esse serviço estiver ativo e o limite extra for utilizado é cobrado o valor de R$ 15,00 na fatura. 

O que é Juros de Mora?

É uma taxa de 1% ao mês cobrada quando ocorre atraso no pagamento de sua fatura.  

O que é IOF Rotativo?

É o imposto cobrado pelo governo brasileiro pelas operações de crédito, câmbio e seguros. É cobrada uma taxa de 0,38% + 0,0082% ao dia sempre que o cliente não realiza pagamento, efetua o pagamento em atraso ou paga um valor menor que o total.  

O que é Despesas com Cobrança?

É a tarifa cobrada quando o cliente atrasa o pagamento de sua fatura e está em cobrança. O valor da tarifa é de R$ 12,99. 

O que é Multa Contratual

Valor de 2% cobrado devido o descumprimento do contrato, o qual informa que o titular deverá efetuar o pagamento até a data do vencimento.  

O que é Encargos de Refinanciamento

Valor de 21,99% cobrado quando o cliente não paga a sua fatura até a data do vencimento ou não paga o valor da sua fatura.

Recebi meu cartão. Como desbloqueio?

O desbloqueio do seu cartão pode ser feito através dos nossos canais;

 

O que fazer em caso de perda, roubo ou extravio do cartão?

Caso o seu Cartão de Crédito FortBrasil tenha sido perdido, roubado ou extraviado, informe imediatamente à nossa Central de Atendimento através dos números Capitais e regiões metropolitanas: 3304 2350 e/ou Demais localidades: 0800 275 0950 ou pelo nosso Aplicativo FortBrasilWhatsApp bot e Chat Online.

Como bloqueio/desbloqueio meu cartão temporariamente?

Pelo próprio Aplicativo FortBrasil ou Área do Cliente.

Você também pode fazer o desbloqueio através do nosso WhatsApp bot.

Onde vejo meu limite total e/ou saldo disponível?
Como posso alterar o limite do meu cartão de crédito FortBrasil?

A cada 6 meses de uso do seu cartão FortBrasil, uma análise interna é realizada para identificar quais usuários terão o seu limite aumentado.

Para dúvidas similares, entre em contato com nosso Chat Online

Como faço adesão ao novo cartão FortBrasil Mastercard?

Você pode fazer a adesão pelo Portal da Mastercard.

Como sei se meu cartão FortBrasil Mastercard foi aprovado?

Após a solicitação de adesão, enviaremos um e-mail para você com o retorno sobre sua solicitação – caso seja aprovado ou não. 

Onde posso pagar minha fatura do cartão mastercard?

Na loja onde você fez seu cartão, casas lotéricas, agências bancárias e pelo aplicativo do seu banco (internet banking). 

Ainda não sou cliente FortBrasil, posso solicitar meu cartão com a bandeira Mastercard?​

Estamos liberando o novo cartão aos poucos. Se você tem interesse em nosso cartão FortBrasil Mastercard, entre em nossa fila de espera pelo Portal da Mastercard., pois assim que estiver disponível lhe avisaremos em primeira mão.  

O que muda com meu cartão FortBrasil Mastercard?

Com seu cartão FortBrasil Mastercard, além do acesso a nossas redes credenciadas, você também terá acesso a toda rede de aceitação da Mastercard, inclusive em compras internacionais e on-line. Você terá mais segurança, tecnologia e praticidade para fazer suas compras, com um cartão com chip, senha e a tecnologia Contactless.

Aderindo ao cartão Fortbrasil Mastercad minha anuidade irá mudar? ​

Não, sua anuidade diferenciada continua R$ 9,99 e a anuidade bônus, R$ 19,90.

Qual o prazo para recebimento do meu novo cartão Fortbrasil Mastercard?

Seu novo cartão tem o prazo de até 25 dias úteis para chegar. Você pode acompanhar a chegada pelo Aplicativo FortBrasilÁrea do Cliente ou WhatsApp bot.

Posso continuar utilizando meu cartão antigo, enquanto não recebo o novo? ​

Sim! Enquanto seu novo cartão não chega, você poderá continuar usufruindo do seu cartão antigo em suas compras até realizar o desbloqueio do seu FortBrasil Mastercard. 

Quero fazer compras e estou sem a senha do meu cartão FortBrasil Mastercard, como faço?

Para compras de até R$ 50,00, basta aproximar o seu cartão nas maquinetas que disponibilizam a tecnologia Contactless

O que é Contactless?

É uma tecnologia que permite o pagamento feito sem a senha do seu cartão assim: aproximou, pagou. Para ativar esse serviço, é necessário que a primeira compra seja feita com a senha do cartão. Depois, basta aproximar seu cartão nas maquinetas com essa tecnologia e aproveitar. O valor máximo para pagamento usando Contactless (sem inserir a senha) é de R$ 50,00 por transação. 

O que é o Programa de Benefícios?

Seu FortBrasil Mastercard conta com o Programa de Benefícios Mastercard Surpreenda. Para aproveitar as vantagens exclusivas, basta fazer seu cadastro aqui Programa Surpreenda.

Esqueci a senha do meu cartão. O que eu devo fazer?

Entre em contato com nosso Chat Online ou ligue para nossa central de atendimento através dos números Capitais e regiões metropolitanas: 3304 2350 e/ou Demais localidades: 0800 275 0950 e solicite uma nova senha. 

Meu cartão de crédito é internacional?

Sim, somente os cartões FortBrasil Mastercard são internacionais. Com ele, você pode comprar em mais de 30 milhões de estabelecimento em todo o mundo. 

Qual é a conversão do dólar nas transações internacionais?

O valor do dólar usado para compras internacionais é PTAX Venda + 4%, utilizando a cotação do dia em que foi realizado a compra.  O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é de 6,38% e é cobrado em todas as transações internacionais. 

Meu cartão já está liberado para compras no exterior?

Sim, seu cartão FortBrasil Mastercard já vem habilitado para compras no exterior. Caso tenha algum problema, pode entrar em contato conosco pelo Chat Online

Como é feita a cotação do dólar?

Utilizamos o dólar PTAX Venda do Banco Central na data de autorização da compra. O valor do dólar é somado ao spread de 4%.  Quando você compra em dólar, aparece em seu aplicativo o valor total da compra. 

Como eu sei qual era a cotação do dólar na data da minha compra?

Você pode conferir todo o histórico de cotação no site do Banco Central. (click aqui)

O que é a Merci?

É um aplicativo que permite fazer compras on-line usando seu cartão FortBrasil.  

Posso usar meu FortBrasil Mastercard para comprar na Merci?

Não, o app Merci só aceita cartão FortBrasil sem a bandeira Mastercard. 

Como faço uma compra usando o app Merci?

Entre no aplicativo e cadastre o seu cartão FortBrasil. Depois é só escolher onde você quer comprar e o quanto quer gastar. 

Em quais aplicativos posso usar o app Merci?

Uber, Uber Eats, Google Play, Vivo, Claro, Tim, Oi ou Ifood. 

Quais são os benefícios de usar o app Merci?

Com ele, você pode fazer compras on-line usando seu cartão FortBrasil nos seus aplicativos favoritos, inclusive de transporte e comida. 

Como funciona a Merci?

1. Acesse a Play Store ou a App Store e baixe o aplicativo, é só procurar por “Merci” e fazer o download. 

2. Abra o app, faça um cadastro simples e pronto! Você já pode começar a usar. 

3. Agora é só comprar com a Merci!

Ficou com dúvidas? Assista a este vídeo (Click Aqui)

Como faço para entrar no aplicativo?

Ao abrir o aplicativo, digite seu CPF e data de nascimento e clique em Entrar. Depois disso, enviaremos um código de verificação por SMS para seu celular cadastrado em nosso banco de dados. Quando recebê-lo, basta digitar na tela do aplicativo, confirme e pronto! 

Não recebi o código de verificação para entrar no app. O que eu faço?

 Entre em contato com nosso Chat Online

Não tenho mais o número de telefone antigo, como faço para entrar no aplicativo?

Por questões de segurança, pedimos que você entre em contato com nossa Central de Atendimento através dos números; Capitais e regiões metropolitanas: 3304 2350 e/ou Demais localidades: 0800 275 0950 ou no Chat Online para atualizar suas informações de cadastro e acessar o aplicativo. 

Posso acessar meu cartão por outro celular?

Sim, desde que o telefone cadastrado em nossa base de dados esteja funcionando normalmente. Por isso, é muito importante manter seus dados cadastrais sempre atualizados através de nosso  Aplicativo FortBrasil, Área do Cliente ou Chat Online.

Por que recebo um código de verificação para entrar no aplicativo ou Área do Cliente?

Nós prezamos muito pela sua segurança. Por isso, sempre enviamos um código único para entrar em nossos canais e evitar o acesso indevido ou ações suspeitas do ponto de vista de segurança. 

Como altero meu endereço, telefone ou e-mail de cadastro?

Pelo  Aplicativo FortBrasil, ou Área do Cliente

Caso não consiga entrar em nenhum desses canais, entre em contato conosco pelo Chat Online para realização a atualização. 

Como faço para entrar na Área do Cliente?

Pelo celular, computador ou tablet, acesse Área do Cliente. Digite seu CPF e senha de 8 dígitos.

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