Você sabe o que fazer em caso de perda ou roubo de cartão?

perda ou roubo de cartão

Você sabe o que fazer em caso de perda ou roubo de cartão? Os cartões de crédito têm uma classificação bastante alta na lista de coisas que você odeia perder, junto com as suas chaves do carro ou casa, carteira, documentos…

Um cartão perdido ou roubado tem o potencial de causar muitos danos, especialmente se você tiver um limite de crédito alto ou muito crédito disponível para uso.

Como a última coisa que você quer é prejudicar seu crédito na praça, é crucial que você saiba o que fazer no caso de perda ou roubo de cartão. Agir rapidamente é fundamental.

Pensando nisso, listamos abaixo tudo o que você precisa saber para evitar problemas!

Comunique imediatamente a perda ou roubo do cartão

A primeira coisa que você deve fazer ao perceber o ocorrido é informar ao emissor sobre a perda ou roubo de cartão de crédito. Não espere — faça a ligação assim que notar que não está mais com o seu cartão.

Normalmente você encontra o número de telefone da empresa de cartão de crédito no verso dele. Claro, isso não é uma opção se seu cartão de crédito já tiver sumido.

Então, procure esse número de telefone em uma fatura do cartão de crédito ou no site da empresa.

Se você tiver acesso ao atendimento online do seu cartão de crédito, também poderá usar o site para comunicar a perda ou roubo do cartão.

Ao entrar em contato com a operadora do cartão de crédito, você deve ter as seguintes informações em mãos:

  • Número da sua conta, caso seu cartão seja ligado a uma conta bancária;
  • Número do seu RG e CPF;
  • A data em que você percebeu que o cartão de crédito sumiu;
  • A data e o valor da última compra que você fez, se você souber.

Caso seu cartão tenha chip e exija senha, você está mais seguro, mas ainda assim é preciso avisar logo sobre o fato e  ficar atento devido à possibilidade de compras feitas pela internet sem sua autorização. Anote o protocolo de bloqueio e fique atento!

Lidando com cobranças não autorizadas

Quando transações fraudulentas são feitas em seu cartão de crédito, você deve entrar em contato com a administradora do cartão imediatamente para saber quais são os procedimentos.

Analise atentamente seus extratos e faturas por alguns meses após a perda do cartão, para identificar eventuais compras não autorizadas feitas com o seu cartão de crédito. Se notar alguma cobrança que não tenha feito, comunique à central de atendimento do seu cartão.

Lembre-se de anotar e guardar todos os protocolos de contato com operadora do seu cartão de crédito por, pelo menos, um ano.

Como prevenir a perda ou roubo de cartão

Você pode tomar algumas medidas para evitar a perda ou roubo de cartão de crédito:

  • Saiba onde seus cartões de crédito estão. Carregue os cartões de crédito de que você precisa e deixe os outros em casa, em um local seguro. Verifique periodicamente para certificar-se de que você ainda tem todos os seus cartões de crédito;
  • Coloque seus cartões de crédito em uma carteira ou bolsa ao invés de carregá-los diretamente dentro do bolso, onde é mais fácil perdê-los;
  • Certifique-se de que seus cartões se encaixem perfeitamente nos espaços da sua carteira. Se esses espaços ficarem frouxos ou rasgados, fica difícil manter seus cartões de crédito no lugar;
  • Se os seus cartões de crédito estiverem dentro de uma carteira ou bolsa, mantenha-as sempre fechados e próximos a você;
  • Crie uma lista de contatos incluindo o nome e o número de todas as empresas administradoras dos seus cartões de crédito. Guarde essa lista em um local seguro para que você possa acessá-la facilmente em caso de perda ou roubo de cartão.

O cartão de crédito é um meio de pagamento cômodo e seguro, mas você deve guardá-lo com segurança para evitar transtornos e prejuízos em caso de perda ou roubo de cartão.

Agora que você já aprendeu o que fazer em caso de perda ou roubo de cartão, saiba como descobrir a melhor data de pagamento do seu cartão para usá-lo da melhor maneira para o seu bolso!