Sinalização de PDV: 5 dicas para sua loja vender mais

Como a maioria dos varejistas sabe, para vender é preciso muito mais do que somente abrir seu ponto de venda. E em primeiro lugar, um dos aspectos mais importantes para bons resultados é a sinalização de PDV.

A maioria das informações que nosso cérebro processa chega pelo nosso sentido da visão. Somos extremamente visuais. Quando digerimos informações em comparação com nossos outros sentidos. E na hora de fazer compras não seria diferente!

Assim, a sinalização de PDV tem o objetivo de melhorar o apelo estético do seu ponto de venda com a finalidade de atrair clientes e aumentar as vendas.

Há muitos “truques” que você pode usar para vender mais. Abaixo, te mostramos alguns deles. Acompanhe:

1. Considere as cores de exibição da sua loja

Em primeiro lugar, a cor desempenha um papel importante em atrair um cliente em potencial para a sua loja. Ela também tem o poder de provocar emoções e influenciar a maneira como o seu produto é percebido.

Nosso cérebro atribui certas emoções a cores específicas. Enquanto azul e verde são calmantes, vermelho e laranja são considerados excitantes, por exemplo.

Alguns estudos dizem que os compradores tomam uma decisão de compra dentro de 90 segundos de interação com ele. E mais de 60% da avaliação é baseada apenas na cor.

Aliás, usar um pano de fundo sutil pode ajudar a manter a atenção do seu cliente nos produtos que você deseja vender. Há uma razão pela qual muitos varejistas optam por planos de fundo de cor sólida (particularmente branco ou preto sólido). Assim, seus produtos realmente aparecem nesse cenário.

2. Pense na sinalização de PDV como um vendedor

As sugestões visuais inteligentes podem conduzir o consumidor pelo ponto de venda de forma estratégica, fornecendo a ele as informações que precisa, quando precisa.

Você deve pensar na sinalização de PDV como uma fonte eficaz de informações quando sua equipe de vendas está ocupada com outros clientes.

A atenção humana dura cerca de oito segundos. Assim, é preciso se certificar de que seu cliente possa encontrar o que está procurando durante esse tempo.

Seus anúncios podem fornecer as informações que os clientes precisam ao mesmo tempo em que são uma extensão de sua marca. Portanto, certifique-se de que a sinalização de PDV seja entendida de imediato.

3. Atenção à iluminação do seu PDV

A iluminação molda a atmosfera geral de sua loja e ajuda a chamar a atenção de um comprador para um item específico em exibição. Ela pode guiar o comprador até as áreas da loja que você quer destacar.

Existem três técnicas de composição de iluminação — iluminação primária, iluminação de realce e iluminação ambiente.

A iluminação primária é a iluminação geral da sua loja. A de destaque atrai o foco do comprador para um ponto específico. Já a iluminação ambiente tende a ser mais dramática na medida em que joga luz e sombra para criar efeitos intrigantes.

4. Conte uma história ao agrupar produtos

A maneira como você agrupa os produtos exibidos pode atrair a atenção do cliente e até mesmo estimular sua imaginação, com ideias sobre como eles podem ser usados.

Comece contando uma história. Os itens podem ser agrupados com base no esquema de cores ou uso, por exemplo.

Use a regra do três ao criar exibições. Ela diz que o cérebro lembra melhor das coisas quando elas são agrupadas em conjuntos de três, assim será mais provável que você capture o olhar de um cliente.

5. Estabeleça uma hierarquia

Seus displays correm o risco de desaparecer no horizonte quando você apresenta todos eles em uma altura uniforme. Experimente diferentes alturas para criar contraste visual e captar o interesse do consumidor.

Considerando que 70% das decisões são tomadas dentro do ponto de venda, é importante planejar muito bem a sinalização de PDV para atrair seus clientes e prender a atenção deles.

Gostou dessas dicas de sinalização do PDV para sua loja vender mais?

Para descobrir outras formas de aumentar as vendas no seu estabelecimento leia também o nosso artigo sobre formas de pagamentos inovadoras para sua loja.