Quais os tipos de cartão de crédito e como escolher o melhor?

Há muitos tipos de cartão de crédito disponíveis no mercado, com características e benefícios bastante variados.

Ter cartão de crédito traz inúmeras vantagens, como facilidade na organização de despesas, acesso a canais de compra exclusivos, comodidade, parcelamento de compras sem juros e até benefícios como milhagem, descontos em produtos, resgate de prêmios, seguros etc., No entanto, é importante escolher a melhor opção para você.

Os diferentes tipos de cartão de crédito

Cartões de crédito são recursos para fazer compras e pagar a conta a prazo.

Com eles, você recebe uma fatura mensal contendo a somatória de gastos do mês e, caso pague o valor total até o vencimento, não há cobrança de juros. Também é possível pagar apenas uma parte da fatura, com incidência de juros, como já explicamos.

Embora esse seja o funcionamento padrão de um cartão de crédito, existem variações conforme o tipo de cartão. Confira a lista de opções e veja qual é o melhor para você.

Tipos de cartão de crédito para Pessoa Física

Básico

Cartão simples que serve para pagar contas, compras e serviços. O Banco Central obriga os bancos a oferecerem essa modalidade de cartão aos consumidores, com uma taxa de anuidade mais baixa.

Diferenciado

Os cartões diferenciados são aqueles que funcionam como os básicos e ainda oferecem benefícios diversos ao consumidor. Esses benefícios podem ser programas de fidelidade, nos quais você acumula pontos conforme usa o cartão e pode trocar esses pontos posteriormente por prêmios e vantagens.

Nacional

O cartão nacional pode ser do tipo básico ou diferenciado. O que diferencia essa modalidade é que ele só pode ser utilizado para compras em território nacional.

Internacional

O cartão de crédito internacional serve para realização de compras no Brasil e no exterior. Nessa modalidade. é preciso ficar atendo ao valor da taxa de IOF, imposto que incide sobre todas as compras internacionais.

Cash back

O cash back é um dos tipos de cartão de crédito mais novos. É uma modalidade na qual o consumidor recebe parte da compra de volta. Por exemplo, com um cash back de 5%, se você fizer um pagamento de R$ 100, poderá receber R$ 5 de volta no futuro. Geralmente, esses cartões possuem uma taxa de anuidade alta.

Cartão de loja

Os cartões de loja de departamentos, redes de supermercados e postos de gasolina, chamados de Private Label, podem ser utilizados exclusivamente nesses estabelecimentos ou podem funcionar, além disso, como um cartão de crédito comum, dependendo do contrato da loja emissora do cartão.

Pré-pago

O cartão pré-pago favorece o autocontrole no consumo. Assim como as contas de telefone pré-pago, nesse cartão você faz um pagamento antecipado e o “carrega” com determinado valor. Dessa forma, você terá somente esse valor para gastar ao longo do mês.

Como escolher o melhor cartão de crédito

Agora que você já conhece os tipos de cartões de crédito mais comuns, veja o que você precisa considerar antes de escolher o melhor para o seu caso:

  • Taxa de anuidade: esse é o valor pago para manutenção do cartão. A taxa é anual e varia de acordo com os benefícios oferecidos por cada banco e bandeira. Por isso, vale pesquisar bastante os diferentes valores e ofertas antes de decidir;
  • Diferenciais: programas de vantagens e outros benefícios, como milhas aéreas e assistência residencial são interessantes, mas só valem a pena se você realmente for utilizá-los. Pesquise os diferenciais oferecidos em cada cartão e avalie se realmente se encaixam no seu estilo de vida, já que a anuidade desses cartões costuma ser mais alta;
  • Uso no exterior: para escolher a modalidade de cartão mais adequada para você, considere se você tem planos de fazer uma viagem ao exterior ou se pretende utilizar o cartão para compras internacionais na internet.

Cartões de crédito são sinônimo de comodidade e, em alguns casos, até de status social, mas é preciso responsabilidade e cuidado na hora de escolher e usar o seu!

E você, já conhecia esses tipos de cartão de crédito? Já tem algum deles? Está pensando em trocar o seu? Comente abaixo e compartilhe suas ideias conosco!