Programas de Fidelidade: por que a sua loja deveria aderir?

Você já parou para pensar como a relação empresa/cliente é parecida com um relacionamento afetivo? Se não houver proximidade, transparência, empatia, comunicação, tudo cai por água abaixo. É nessas horas que surge a necessidade de usar os programas de fidelidade.

Neste artigo você vai saber os reais motivos da sua empresa aderir aos programas de fidelidade. Também vai ver como essa adesão impacta diretamente nas suas vendas e nos seus resultados ao final de cada ciclo. 

Acompanhe a leitura!

O que são programas de fidelidade?

De maneira resumida e objetiva, programas de fidelidade são métodos adotados por empresas e comércios a fim de gerar a permanência do cliente no quadro de consumidores da instituição. Ele se baseia em oferecer vantagens em troca do consumo recorrente.

Esses programas influenciam a forma como o consumidor se relaciona com a empresa. Ele os torna verdadeiramente fieis à marca e aos produtos que ela comercializa. 

E isso é super importante, afinal, a concorrência atualmente é uma realidade em qualquer segmento. Na conquista por um cliente é preciso inovar, oferecer algo a mais, aquele “tchãn” que o outro não tem.

Se pudermos destacar alguns benefícios na relação entre a empresa e o cliente, são:

  • proximidade;
  • surpresa;
  • reciprocidade;
  • conhecimento profundo.

Como ele impacta nas minhas vendas?

Se pararmos um minutinho para analisar os impactos dos programas de fidelidade para as vendas da empresa, sem dúvidas conseguiremos encontrar várias razões para aderir a essa estratégia o mais rápido possível. Eles realmente geram resultado!

É evidente que essas estratégias geram um índice de prospecção bem mais acentuado do que sem um programa de fidelidade incluso em contrato. E a explicação é simples: vantagens e possibilidades extras, quem não quer, não é mesmo?

O que é necessário ressaltar é que, ao prometer, é INADMISSÍVEL que ocorra o descumprimento ou um cumprimento distante das reais expectativas geradas ao cliente. Aí o que era fidelidade passa a ser uma baita armadilha de traição. 

Então, quando você oferece as possibilidades de um programa de fidelização você consegue criar um quadro de clientes realmente engajados com a sua empresa. Eles se envolvem com você, gostam do seu produto e compram como se estivessem numa missão impossível. 

Pelo menos é assim que nos sentimos quando estamos acumulando pontos em troca de viagens, produtos, descontos, não é mesmo?

Isso mostra que, com esses programas, o cliente retornará mais facilmente até a sua empresa. Ele sabe que ali há algo além do produto comprado. Existem possibilidades que vão além daquela que ele adquiriu. 

Outro ponto bem bacana que podemos destacar é o fato da fidelização tornar a venda bem mais barata para a empresa. É muito mais fácil vender para um cliente engajado do que para aquele que ainda precisa ser conquistado.

Você evita inúmeros gastos por meio dos programas de fidelização, o que nos dias atuais de enxugamento do orçamento seria muito bem-vindo, não é mesmo?

Quais as vantagens de obter um programa de fidelidade?

1. Incentiva o consumo recorrente

Pense só que ótimo ter seus clientes sempre retornando ao seu negócio para comprar os produtos que você oferece. Os programas de fidelização geram esse compromisso. Eles promovem o retorno dos consumidores com o objetivo de se aproximar das vantagens oferecidas pela marca.

2. Identifica os melhores clientes

É por meio desses programas que você poderá conhecer seus melhores clientes, aqueles que mais consomem, os que possuem condições de receber aquelas propostas de serviço premium. 

3. Diferencia da concorrência

Quando as empresas aderem a programas de fidelidade elas estão dizendo ao cliente que além do produto que ele precisa, disponível também nas concorrentes, ali ele terá algo a mais.

4. Economia do CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

O custo de aquisição de clientes é uma das principais preocupações dos gestores de negócio. Ele reflete o investimento que a empresa faz para garantir uma nova venda.

Alguns exemplos de investimentos são: marketing e publicidade, treinamento para qualificar o atendimento e até mesmo as formas de contato utilizadas para a relação com o consumidor.

Com os programas de fidelização, seu CAC fica mais barato, otimizado e eficiente. 

5. Incentiva o comportamento do cliente

Essa estratégia incentiva o consumidor a se comportar de tal maneira que os objetivos comerciais da empresa sejam alcançados. Por exemplo, quanto mais o cliente comprar mais chances ele tem de ganhar tal viagem. Isso o influenciará a comprar mais.

6. Agrega valor

Considerando que as pessoas estão cada dia buscando mais por valor agregado, programas de fidelização são a estratégia perfeita para garantir que seu cliente se sinta beneficiado ao fechar negócio com você. 

Ele poderá dizer que, além do que comprou, adquiriu também vantagens e benefícios que outras empresas não oferecem. E aí que surge a próxima vantagem!

7. Transforma clientes em promotores de marca

Imagine que seu amigo lhe conte que ganhou uma viagem especial para o nordeste com todas as despesas pagas. É uma baita surpresa e realização para ele. E tudo isso porque ele priorizou uma empresa específica. 

Automaticamente você passa a ter interesse por aquela instituição e futuramente você deverá se tornar um cliente dela também.

8. Humaniza a empresa

Por fim, os programas de fidelidade mostram aos clientes que não é apenas vender, vender e vender. Há também um interesse em retribuir e bonificar o cliente pela confiança dele com seu negócio. 

E então, o que achou dos programas de fidelidade? Essa estratégia tem potencializado os resultados de muitas empresas no Brasil e certamente fará uma grande diferença para a sua, também. 

Aqui neste artigo você viu que os programas de fidelidade são a peça-chave para quem quer vender, encantar e ter de volta aqueles bons clientes.

Mas e agora, após esta leitura, você ficou com alguma dúvida ou gostaria de acrescentar alguma informação pertinente? Deixe seu comentário aqui embaixo e teremos o maior prazer de analisá-lo e tentar respondê-lo o mais rápido possível.