Os 6 eventos do varejo que você precisa acompanhar

O mercado varejista está em constante evolução. Inovação em produtos e serviços, processo produtivo, recursos tecnológicos e meios de pagamento são áreas cada vez mais inovadoras, por exemplo.

Diante desse cenário, é fundamental manter-se atualizado frente às novidades do mercado com a finalidade de obter vantagem competitiva ao negócio.

Os principais eventos do varejo nacional trazem todas essas novidades, anualmente. Por isso, separamos uma listinha especial com os seis maiores para você se programar.

1. Feira do Empreendedor

Local: São Paulo/SP
Quando: 7 a 10 de Abril de 2018 (última edição)
Site: http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/

O Sebrae é uma referência nacional, sobretudo quando falamos de empreendedorismo. E essa feira, organizada pela instituição, não poderia ficar de fora da lista.

A Feira do Empreendedor já chegou a sua 7ª edição e é uma ótima oportunidade para o varejista fechar novos negócios e se atualizar empresarialmente.

Em sua última edição, o evento reuniu mais de 147 mil visitantes em quatro dias de realização. Além da feira com os expositores, o empresário pôde participar das Salas de Capacitação, onde especialistas abordavam temas relacionados à gestão do negócio com a finalidade de aperfeiçoá-la.

Apesar de já ter acontecido em 2018 (no mês de Abril), a feira é anual. Então, é possível acompanhar no site do evento as notícias, novidades e dicas para participar posteriormente.

2. VTEX Day

Local: São Paulo/SP
Quando: 14 de Maio de 2018 (última edição)
Site: http://vtexday.vtex.com

A VTEX Day é o principal dos eventos do varejo voltado para o comércio eletrônico. O evento oferece palestras com especialistas do segmento para que varejistas de todos os tamanhos conheçam as principais tendências do e-commerce em primeiro lugar.

Como o nome diz, o VTEX Day acontece em um dia, com frequência anual. Dentro do evento, empresários podem participar de diversas atrações, tais como:

  • E-commerce Conference: apresentação de cases sobre como aumentar a rentabilidade no e-commerce;
  • Fórum do Empreendedor Digital: ambiente dedicado para pequenos empreendedores virtuais;
  • Cross Border Conference: palestras e cases que expõem como vender internacionalmente;
  • Recurring Revenue: apresentação com conteúdo sobre os modelos de receita recorrente;
  • VTEX Expo: feira com estandes de mais de 100 empresas do varejo online;
  • Demo Rooms: demonstrações e palestras feitas pelos patrocinadores do evento;
  • Executive Summit: palestras sobre gestão omni-channel (multicanal).

3. FBV (Feira Brasileira do Varejo)

Local: Porto Alegre/RS
Quando: 28 a 30 de Maio de 2018 (última edição)
Site: http://www.feirabrasileiradovarejo.com.br

A Feira Brasileira do Varejo acontece entre os meses de Maio e Julho, anualmente, em Porto Alegre, e é um dos principais eventos do varejo com abrangência nacional.

Realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, o objetivo da feira é reunir lojistas e fornecedores em um só espaço para promover interação e criação de novos negócios e parcerias.

Lá, o varejista poderá encontrar entre os expositores empresas de tecnologia, gestão, marketing e segurança, por exemplo, apresentando as principais novidades do mercado para melhorar todos os aspectos da sua empresa.

Além disso, desde a sua criação em 2013, a feira acontece em paralelo com o Congresso Nacional do Varejo, evento que promove diversas palestras com nomes que se tornaram referência no segmento.

Para quem quer aprender a partir das melhores práticas do mercado, conhecendo a experiência de outros lojistas, para trazer novas soluções ao próprio varejo, a FBV é passagem obrigatória.

4. ABF Franchising Expo

Local: São Paulo/SP
Quando: 27 a 30 de Junho de 2018
Site: http://www.abfexpo.com.br

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising há 27 anos, a ABF Franchising Expo é uma feira que busca promover o enriquecimento do negócio de franquias no país.

No evento, mais de 400 marcas expositoras apontam as tendências do mercado para os próximos anos, nos mais variados segmentos, por exemplo:

  • Comunicação, Informática e Eletrônicos;
  • Serviços e Outros Negócios;
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar;
  • Limpeza e Conservação;
  • Entretenimento e Lazer;
  • Serviços Educacionais;
  • Serviços Automotivos;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Casa e Construção;
  • Alimentação;
  • Moda.

A ABF Franchising Expo ainda oferece a Arena do Conhecimento, onde lojistas podem assistir palestras, fazer cursos e ver apresentações de cases de especialistas em franquias para ampliar seu conhecimento e pensar em soluções que podem ser aplicadas em seu próprio negócio.

5. LATAM — Retail Show

Local: São Paulo/SP
Quando: 28 a 30 de Agosto de 2018
Site: http://www.latamretailshow.com.br

Esse é o único dos eventos do varejo com abrangência internacional. A feira se auto intitula como “o mais completo evento do varejo e consumo da América Latina” e não é a toa.

São mais de 14.000 m² com as principais empresas fornecedoras de soluções para o varejo. É possível encontrar propostas para varejistas de todos os tamanhos e se atualizar sobre as boas práticas do mercado.

Para melhorar, o evento é totalmente gratuito. E assim, como a FBV, inclui um congresso com apresentação de cases e oferta de visitas técnicas para que o visitante possa ver o que as grandes empresas estão aplicando em seus negócios. Decerto essa também é uma ótima oportunidade para fazer um bom networking.

6. Expo Brasil

Local: diversos
Quando: ao longo do ano
Site: http://www.expobrasilfeiras.com.br

A Expo Brasil é uma organização privada que promove feiras em diversos segmentos do varejo ao longo do ano, por todo o território nacional.

A organização promove eventos do varejo voltados para lojistas de brinquedos, papelaria, casa e eletrodomésticos, por exemplo. Há também edições em na cidade de São Paulo, com diferentes representantes do varejo nacional e importadores.

A próxima edição em São Paulo acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro, mas você pode conferir as datas de todas as edições da Expo Brasil no calendário oficial do evento.

Qualquer varejista pode se cadastrar como expositor e logo depois contar com a estrutura completa da feira — incluindo praça de alimentação e estandes montados conforme sua escolha — para vender e gerar novos negócios.

Bônus eventos do varejo: feiras segmentadas

Além dos eventos do varejo listados acima, todos com abrangência para diversos segmentos, há também as feiras segmentadas. Aliás, você pode acompanhar o cronograma com todas as feiras do ano no calendário geral do segmento.

Por isso, fique de olho! Os eventos do varejo, por exemplo, são uma ótima forma de aumentar suas vendas e aprender novas formas de aperfeiçoar a gestão do seu negócio. A participação nessas feiras é, de fato, uma ação estratégica para o sucesso de qualquer empreendimento.

E você, já participou de algum desses eventos? Tem interesse em participar? Comente abaixo e compartilhe suas ideias e experiências conosco!