Marketing digital para supermercados: Confira 5 dicas

Interessado em estratégia de marketing digital para supermercados? Como você sabe, longe se vão os dias que para atrair mais clientes para o seu supermercado. Antes, bastava publicar um anúncio no jornal de domingo ou divulgar as ofertas do dia em cartazes colados na frente da loja.

Hoje, a maioria dos consumidores faz uma pesquisa online antes de sair de casa para buscar as ofertas da semana. Por isso, ter presença online é fundamental para garantir o sucesso da sua empresa: seja ela uma pequena mercearia ou uma grande rede varejista.

Mas como chamar a atenção dos clientes online?

No post de hoje vamos dar 5 dicas de marketing digital para supermercados que podem ajudar a sua loja a conseguir mais clientes e a vender mais! 

5 Dicas de marketing digital para supermercados

1. Modernize o site do seu supermercado 

Você sabe qual a primeira coisa que um cliente faz quando se interessa por um produto ou por uma empresa? Faz uma busca por esse produto online.

É por esse motivo que, mesmo  que a sua loja não venda produtos pela internet, é importante que o seu site seja moderno, bonito e eficiente. Por exemplo, você precisa oferecer a visualização dos produtos para que seus clientes possam determinar rapidamente se o seu supermercado tem o que eles estão procurando.

Outra estratégia importante é integrar o seu site com as mídias sociais da sua empresa. Esse processo tornará seus clientes mais engajados e mais propensos a visitarem a sua loja sempre que precisarem comprar algum produto.

2. Crie um aplicativo móvel

Em uma pesquisa recente da PowerReviwes, companhia responsável por desenvolver e comercializar tecnologia de engajamento do consumidor para marcas varejistas, foi descoberto que 59% dos clientes de supermercados usam aplicativos móveis para ajudá-los a decidir o que comprar.

Um site atraente é importante. Mas não será suficiente para criar uma vantagem substancial sobre os seus concorrentes. É preciso que a sua loja crie um aplicativo que permita os consumidores tornarem a sua jornada de compras mais rápida.

O aplicativo da sua loja deve permitir que o seu cliente faça listas. Ofereça opções de avaliar produtos, pesquisa de preços ou a busca de um determinados item. Muitos varejistas já estão otimizando os aplicativos para tornar a experiência do consumidor mais rápida e agradável.

Por exemplo, o aplicativo da Fred Meyer, cadeia de hipermercados americana, mostra aos usuários onde encontrar cada item na prateleira à medida que são adicionados a lista de compra. Além de fornecer recompensas, brindes e permitir que os clientes comprem produtos com desconto.

3. Implemente o serviço de coleta na loja

Os clientes precisam fazer é realizar a compra pelo aplicativo e sinalizar quando chegarem.

Essa é uma tendência crescente de marketing digital para supermercados e já usada por grandes lojas do setor. É fácil perceber por que os esse serviço é tão popular: o cliente fica menos tempo entre os corredores da loja e não perde tempo enfrentando as filas do caixa.

Atualmente, como exigimos serviços rápidos e eficientes, mover a jornada de compras do cliente para o meio virtual é uma maneira eficiente de não perder vendas. Se a sua loja ainda não possui um aplicativo, ofereça esse serviço por meio do site. Essa é uma boa maneira de beneficiar o comprador ocupada de hoje.

4. Tenha presença nas mídias sociais

Não é possível falar em marketing digital para supermercados sem falar das mídias sociais. A maioria de nós checa o nosso feed de notícias várias vezes ao dia.

Uma maneira de chamar a atenção dos consumidores é patrocinando postagens que aparecem no feed dos usuários. É uma publicidade barata e eficiente. Pois, a maioria dos usuários de mídias sociais se sente mais atraído pela publicidade nessas plataformas do que por outros tipos de publicidade.

5. Melhore sua otimização nos mecanismos de pesquisa local

Uma boa dica de marketing digital para supermercados é investir em SEO local. Muitos clientes pesquisam por “supermercados perto de mim” antes de saírem para fazer uma compra e recebem recomendações de lojas próximas ao local onde estão.

Se o seu supermercado aparecer na lista atrairá a atenção de alguns desses clientes. Para empresas que desejam transformar o marketing digital em vendas físicas, o SEO local é absolutamente indispensável. Inclua o nome da sua cidade ou do seu bairro no site da sua empresa, como “Supermercado Pinheiros” ou “Supermercado São Paulo”. Dessa forma, você começará a aparecer em buscas locais aumentando as chances de aparecer na desejada primeira página do Google.

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