Marketing de varejo: ações para atrair clientes e vendas

Não importa se você está apenas começando a sua loja ou se ela já existe há tempos: adquirir novos clientes é sempre o grande objetivo. A boa notícia é que existem táticas de marketing de varejo que te ajudam a chegar lá e aumentar as vendas.

Neste post, compilamos algumas ideias de marketing obrigatórias para varejistas. Confira e veja se você pode fazê-las funcionar em sua loja!

1. Comece com os ativos da loja que você já tem

Antes de olhar para as táticas de marketing de varejo, comece aproveitando os ativos que você já possui. Se sua loja está funcionando, você provavelmente tem muitos recursos que podem ser utilizados em seus esforços de marketing.

Suas próprias mercadorias são um deles. A melhor maneira de atrair e converter clientes é impressioná-los com a qualidade de seus produtos. Por isso, a distribuição dos itens na sua loja deve ser cuidadosamente pensada.

Não sabe como fazê-la? Comece identificando a área da sua loja que gera mais receita. Por exemplo, os displays nesta área devem abrigar produtos novos, interessantes e de alta procura.

2. Use o marketing de varejo junto com as mídias sociais

No primeiro trimestre de 2018, o Facebook atingiu 127 milhões de usuários somente no Brasil. O número representa 65% da população com dez anos ou mais.

Além da rede, o Instagram também vem ganhando popularidade. Afinal, o app de fotos é a rede social que mais cresceu em uso durante o último ano.

Essas estatísticas são motivo suficiente para explorar as mídias sociais como parte do seu marketing de varejo. Mas o que torna a mídia social mais relevante para os negócios físicos é simples: a sua capacidade de redirecionar os usuários no Facebook.

É possível também utilizar tecnologias como o geomarketing. A fim de utilizar a localização do consumidor, essa  estratégia envia anúncios segmentados a eles para criar perfis completos de clientes.

Quem são, qual nível socioeconômico eles têm, onde moram, como viajam para chegar ao seu negócio e hábitos de compra, por exemplos. Essas são algumas das informações que você deve coletar.

Uma vez que já possua essas informações, você também pode descobrir padrões de comportamento baseados em determinados critérios. Assim, eles o ajudarão a oferecer exatamente o que eles estão procurando.

3. Reforce suas campanhas de e-mail marketing

Se você ainda não tem campanhas de e-mail no seu marketing de varejo, já passou da hora de começar a criá-las. Este ainda é o canal de marketing mais eficaz, com um Retorno sobre o Investimento alto. Surpreendentemente, usar o e-mail para conquistar novos clientes é simples.

A melhor maneira de usar o marketing por e-mail para conquistar novos clientes é segmentar seus inscritos. De preferência, começar com aqueles que ainda não compraram.

Para e-mails mais eficazes e personalizados, você deve segmentar ainda mais essa lista com outras informações relevantes. Como, por exemplo, gênero, idade, preferências e afins.

Enviar ofertas ou brindes para pessoas que nunca compraram de você também é válido. Outra ótima ideia da campanha é enviar um e-mail com detalhes sobre a história da sua empresa, com a finalidade de fazer com que se engajem com sua marca e se empolguem com seus valores.

4. Dê aos compradores uma razão para visitar sua loja

A conveniência das compras online tem sido um fator desafiador para muitos comerciantes que operam apenas em lojas físicas.

Apesar de muitas pessoas ainda preferirem comprar itens em lojas físicas,  é preciso pensar em estratégias para fazer com que seus potenciais clientes se dirijam à sua loja e não à do concorrente.

Então, o que fazer? Os donos de varejo que desejam encher sua loja podem começar a dar aos clientes uma razão para visitá-la. Talvez você possa oferecer um desconto especial na sua loja para eles.

É uma ótima maneira de incentivá-los a irem até a loja, onde eles, estarão cercados por todas os novos e tentadores itens à venda. Assim, promova suas ofertas em suas redes sociais para divulgar as novidades.

A aquisição de novos clientes pode ser assustadora para as pequenas e médias empresas, mas essas estratégias de marketing de varejo podem criaram maravilhas para sua loja. Testando coisas diferentes e analisando seus resultados, você poderá descobrir o que funciona bem para sua marca!

Agora que você sabe mais sobre marketing de varejo, aproveite e assine nossa newsletter para receber conteúdos como esse no seu e-mail e melhorar ainda mais as vendas na sua loja!