Inteligência e modelagem de negócios para aumentar vendas

Você sabe o que é inteligência e modelagem de negócios? E como usar essa estratégia para tornar a sua empresa mais competitiva?

Como você sabe, empresas pouco eficientes acabam fechando as portas nos períodos de crise. Enquanto isso, àquelas mais bem preparadas, não só sobrevivem como se tornam relevantes no mercado.

A inteligência de mercado é uma ferramenta que permite que uma empresa saiba qual direção tomar. Ela também é útil para analisar a posição da concorrência.

Mas como a inteligência e modelagem de negócios pode fazer com que a sua empresa venda mais? É o que você vai descobrir agora! Acompanhe! 

Como usar modelagem de negócios no dia a dia da sua empresa?

A inteligência de mercado permite que uma empresa conheça melhor seu portfólio de clientes e de produtos. Além disso, possibilita analisar quais setores da organização precisam ser remodelados e quais mercados ou canais de vendas funcionam melhor.

Essas informações podem ser usadas para modelagem de negócios da empresa, em especial para:

  • Aumentar a presença da empresa em um segmento de mercado;
  • Desenvolver um novo produto ou um novo serviço;
  • Estabelecer uma presença de marca mais forte;
  • Minimizar o risco de investir em novas áreas;
  • Entrar em um novo mercado.

Em resumo, pode-se dizer que a modelagem de negócios tem por objetivo ajudar a empresa a crescer. Seja através da criação de novos produtos, de aumento da receita ou da participação em novos mercados.

Essa inteligência de mercado também permite que uma empresa passe a entender melhor o segmento no qual está inserida.

Como adaptar a inteligência de mercado ao seu negócio?

Os objetivos de cada empresa determinarão a forma como ela deverá analisar seus concorrentes e mercado.

Por exemplo, uma marca que deseja melhorar seu NPS (Net Promoter Score) deve se concentrar na coleta de informações relacionadas à satisfação do cliente.

Isso inclui a análise de comentários dos consumidores nas redes sociais e em canais de suporte ao cliente. Também será preciso analisar informações do público-alvo para encontrar oportunidades de crescimento.

Ao explorar dados detalhados que quantificam as necessidades, expectativas e níveis de satisfação do consumidor em um mercado mais amplo, será possível ajustar a modelagem de negócios da sua empresa especificamente para o público.

Como o Airbnb usou a inteligência de mercado para expandir seus negócios?

Vamos a um exemplo para te ajudar a entender melhor a inteligência de negócios. Três anos após se firmar no mercado norte-americano, a Airbnb, empresa de locação de imóveis online, resolveu que era hora de aumentar a participação no mercado europeu.

A empresa precisava tomar decisões rápidas para conseguir se destacar nesse cenário. Para isso, a companhia passou a reunir informações sobre os eventos que aconteciam nas cidades. Assim como números de turistas que a cidade abrigava e as tendências que se repetiam a cada estação.

Então, a Airbnb passou a criar estratégias de marketing que iam de encontro as necessidades do seu público-alvo. O público, por sua vez, passou a ter acesso a imóveis bem localizados e quando quisessem.

A estratégia foi um sucesso. O número de acessos ao site cresceu mais de 700%. Além disso, a fintech efetivou mais de 10 mil locações de imóveis em Londres.

Modelagem de dados e inteligência competitiva são fundamentais para o sucesso de novos negócios em uma ampla variedade de marcas e setores.

Inteligência de Mercado x Pesquisa de Mercado

Pode-se dizer que a inteligência de mercado funciona como uma pesquisa no que se refere à coleta, registro e análise de informações.

No entanto, algumas diferenças importantes separam essas duas ferramentas. A inteligência de mercado analisa informações e dados amplamente disponíveis para entender comportamento do seu público-alvo. Uma pesquisa de mercado, por outro lado, oferece um olhar mais profundo sobre as tendências do consumidor.

Podemos dizer então, que as duas estratégias se complementam para permitir que as empresas alcancem o público certo, com a mensagem certa e no momento certo.

Quais os riscos de não investir em inteligência de mercado?

Como você pode perceber, investir em inteligência de mercado oferece muitas vantagens competitivas a uma empresa. Por outro lado, o risco de não investir nessa ferramenta é enorme, principalmente em setores em constante mudança como o de tecnologia.

Por exemplo, podemos citar a Blackberry, empresa de telefonia celular que vendia mais de 50 milhões de aparelhos por ano. A marca registrada da empresa era seu pequeno teclado QWERTY, presente em toda sua linha de aparelhos celulares.

No entanto, tudo mudou quando a Apple e os aparelhos com tecnologia Android apresentaram ao mercado sua tela sensível ao toque. A Blackberry não conseguiu se antecipar a mudança e continuou a fabricar aparelhos com teclados.

Mas quando a empresa finalmente resolveu responder às mudanças impostas pelo mercado, já era tarde demais.

A pergunta que fica é: será que uma análise mais inteligente do mercado permitiria que a empresa permanecesse competitiva? Provavelmente, sim.

A modelagem de negócios é uma estratégia infinitamente poderosa que permite que uma empresa se posicione sempre um passo a frente da concorrência. Dessa forma, ela antecipa tendências e responde às necessidades reais dos seus clientes.

Em setores mais competitivos, a inteligência e a modelagem de negócios é o que permite que uma empresa permaneça competitiva e relevante.

No entanto, é preciso observar que esse processo deve ser continuamente complementado por estudos sobre o comportamento do consumidor. Assim, as empresas poderão tomar as melhores decisões para seus negócios, bem como descubram antecipadamente quaisquer problemas que possam alterar o mercado ou a paisagem competitiva na qual se insere.

Gostou deste post sobre modelagem de negócios, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook e no Linkedln!