Fluxo de clientes: aumente o da sua loja em 6 passos

Pensando em como aumentar o fluxo de clientes na loja? No mundo em que websites são transformados em lojas online, chamar a atenção do público e pensar em como aumentar o fluxo de clientes na loja pode ser um desafio.

Afinal, além da concorrência dos e-commerces, o varejo sempre foi considerado um mercado bastante concorrente por si só. Então, como fazer o cliente sair de casa — e não comprar o produto online — e ainda entrar na sua loja, e não na de um concorrente?

Por isso, separamos abaixo as principais estratégias para aumentar o fluxo de clientes na loja e colocá-los mais perto do seu caixa! Confira!

1. Mantenha uma presença online

Parece contraditório que o primeiro passo de como aumentar o fluxo de clientes na loja seja esse. Entretanto, para ganhar da concorrência – inclusive a que está na grande rede – é preciso ter uma forte presença online.

Estudos já comprovaram que a internet atualmente possui um papel decisivo no comportamento do consumidor. As mídias sociais são amplamente usadas e dominam a Internet. Com elas, as empresas têm a oportunidade de alcançar milhares de clientes instantaneamente.

Ao pensar em como aumentar o fluxo de clientes na loja, é essencial manter essa presença online atualizando regularmente suas contas de mídias sociais. Principalmente o seu site.

Com o intuito de aumentar sua relevância, publique conteúdo interessante. Por exemplo, imagens, ofertas exclusivas, vídeo, entre outros. Dessa forma, você construirá um público de clientes fiéis.

2. Como aumentar o fluxo de clientes na loja com a vitrine

De que adianta ter uma grande vitrine se você simplesmente joga algumas coisas preguiçosamente no espaço? Sua vitrine é o convite de entrada da sua loja e, como todo convite, precisa ser chamativo para trazer o convidado (cliente) para dentro.

Você precisa mostrar seus melhores produtos, promover ofertas especiais e descontos, e ter algumas exposições interessantes que dão o tom da sua marca e do seu negócio.

Por exemplo, uma loja que promove uma nova linha de roupas retrô pode adicionar uma daquelas câmeras de tripé do início do século 20, uma bicicleta antiga ou uma cesta de piquenique para pintar a imagem da coleção.

Todos esses detalhes extras que você coloca em sua loja ajudam a criar um pequeno mundo inteiro que evoca certas emoções e ajuda a atrair clientes.

3. Ofereça descontos e faça promoções

Quem não gosta de um desconto? Ofertas e promoções funcionam muito bem na hora de pensar em como aumentar o fluxo de clientes na loja. Além de serem uma dica criativa e barata.

As pessoas costumam ver descontos e ofertas como uma enorme oportunidade para economizar dinheiro e desfrutar de um produto ou serviço por muito menos.

Na verdade, isso geralmente influencia os clientes a comprar mais produtos ou serviços do que o planejado inicialmente. Eles adoram “aproveitar a oportunidade” porque os mesmos produtos podem não ser tão baratos amanhã.

Oferecer ofertas e descontos também é uma forma poderosa de divulgar sua marca e gerar conhecimento em torno dela. Voltando lá em cima nas redes sociais, os clientes gostam de se relacionar com empresas que conhecem. Por isso, a melhor forma de fazer isso é criar reconhecimento de marca.

4. Treine seu time consistentemente

Uma boa parte de como aumentar o fluxo de clientes na loja tem a ver com saber mantê-los dentro dela. Afinal, de nada adianta fazer com que eles entrem para sair logo depois de uma rápida “olhadinha”.

O segredo para isso é pensar na experiência do cliente. Os consumidores tendem a lembrar sua experiência ao comprar mais do que qualquer coisa.

Como os funcionários são os que representam a imagem da sua loja, é importante que eles ofereçam excelente atendimento ao cliente e profissionalismo.

Isso pode ser feito construindo primeiro um relacionamento com seus funcionários, desenvolvendo um vínculo, ouvindo qualquer sugestão deles e possivelmente implementando uma recompensa de incentivo por motivação.

É provável que os funcionários satisfeitos façam mais esforço enquanto trabalham e obtenham resultados notáveis do que aqueles que se sentem desmotivados.

5. Pense bem no layout da loja

Ter um layout de loja eficaz também é outro ponto essencial para manter os clientes dentro dela por mais tempo. Seguem algumas dicas aqui no blog que falam sobre a sinalização do seu ponto de venda.

Você deve se preocupar com o primeiro espaço em que os clientes entrarão quando chegarem à sua loja. Tenha certeza de que esta área se destaca em termos de iluminação, exibição e cor para atrair clientes.

É um fato conhecido no ambiente de varejo que 90% dos clientes se voltarão inconscientemente para a direita ao entrar em uma loja. Portanto, essa seção causará o maior impacto em sua primeira impressão e precisará de atenção extra em termos do que você escolher para exibir como você o exibe.

Outra coisa a ter em mente é criar um caminho a pé que conduza os clientes por todo o negócio. Dessa maneira, eles visualizarão melhor os produtos, aumentando as chances de fazerem uma compra.

6. Ofereça diversos meios de pagamento

Ok, seu cliente entrou na loja, percorreu todo espaço e achou algo que deseja comprar. Agora, ele quer pagar com o cartão de crédito mas você ainda não aceita esse meio de pagamento. O que ele faz? É provável que vá embora sem realizar a compra.

Atualmente, o cliente tem à sua disposição diversas formas de pagar por aquilo que quer comprar. E você, lojista, deve acompanhar essa demanda e oferecer ao seu público a oportunidade de escolher o meio de pagamento que o cliente achar mais conveniente.

Desde que seu negócio esteja em um local relativamente bom e você ofereça produtos e serviços pelos quais as pessoas precisam. Em conclusão, basta seguir esses movimentos inteligentes de como aumentar o fluxo de clientes na loja e melhorar as vendas!

Para gerenciar bem um varejo é preciso se manter atualizado com as principais novidades do mercado. Assine nossa newsletter e receba tudo de mais importante sobre o setor diretamente no seu e-mail!