Descubra o melhor dia de compra do cartão

Você sabe qual é o melhor dia de compra do cartão? Os cartões de crédito podem ser utilizados para muitas coisas. Eles te permitem comprar sem dinheiro na mão. Também podem servir para parcelar a compra de itens com valor muito alto e ainda podem te dar a oportunidade de ganhar recompensas quando você faz compras.

O cartão de crédito é basicamente um tipo de empréstimo. A diferença é que você não recebe o dinheiro na mão. Mas pode usar o cartão para fazer compras e pagar o valor lá na frente, no vencimento da fatura.

Por isso mesmo, existe uma maneira de ganhar ainda mais prazo e poder ficar mais tranquilo com o pagamento de uma compra que você quer fazer — basta descobrir o melhor dia de compra do cartão.

Quer saber como fazer isso? Continue lendo e descubra!

Como funcionam os cartões de crédito?

Para descobrir o melhor dia de compra do cartão, é preciso primeiro entender como os cartões funcionam. Afinal, você usa seu cartão todos os meses parar comprar coisas. Mas já parou para pensar nas etapas que estão envolvidos nessa ação tão simples?

Como falamos, o cartão é um tipo de empréstimo. Nesse caso, seu crédito é equivalente ao limite do seu cartão, que é o tanto que você pode gastar nele por mês.

Os limites variam de acordo com cada pessoa e com quem emitiu o cartão. Se você não sabe qual é o seu limite, vale verificar com a empresa administradora do seu cartão.

Todos os meses, a administradora do seu cartão soma todos os seus gastos — que não podem ser maiores do que o seu limite — e te envia uma fatura com a descrição completa, o valor total e o dia em que você deve pagar seu boleto.

Quando você faz o pagamento o total, seu limite volta e aí você pode continuar utilizando seu cartão durante o próximo mês normalmente.

Qual o melhor dia de compra do cartão?

O crédito que você recebe com o seu cartão tem um prazo máximo de 40 dias para pagamento. Isso porque, geralmente, a sua fatura “fecha” de 10 a 12 dias antes da data de vencimento.

O fechamento da fatura é o dia quando a empresa que administra o cartão faz a soma de todos os gastos do período para te mandar o boleto para pagamento.

Isso significa que as compras feitas depois do dia de fechamento só serão cobradas de você na próxima fatura. Não entendeu bem? Calma que vamos explicar com um exemplo.

Imagine que o vencimento da sua próxima fatura seja no dia 10 de Junho e a administradora do cartão faça o fechamento 10 dias antes dessa data. Ou seja, o fechamento da fatura ocorre no dia 31 de Maio.

Todas as compras realizadas antes do dia 31 de Maio serão cobradas na fatura do dia 10 de Junho. Porém, se você fizer uma compra no dia 1 de Junho, ela só será cobrada na fatura seguinte, ou seja, do dia 10 de Julho.

Isso significa que o melhor dia de compra do cartão é no dia 1° de junho, pois assim você terá mais prazo para se planejar e pagar o valor, entendeu?

Como descobrir o melhor dia de compra do cartão?

O prazo de fechamento da fatura. Ou seja, quantos dias antes do vencimento a administradora do cartão “fecha” o total de compras do seu cartão varia de empresa para empresa. Por isso, vale checar na central de atendimento do seu cartão qual é o seu melhor dia  de compra.

Ter um cartão de crédito, sem dúvidas, pode te trazer diversos benefícios. Mas é preciso saber como utilizar esse recurso para não ter complicações.

Para te ajudar a entender ainda mais sobre o seu cartão, leia também nosso post sobre o rotativo do cartão de crédito!