Credit Score para sua loja: entenda sua importância

Você sabe como funciona o Credit Score para sua loja? A pontuação de crédito é um dado extremamente importante ao varejo.

Isso porque, muitas lojas realizam vendas a prazo. E nessas situações há um maior risco do cliente não pagar todas as parcelas no prazo. Dessa forma, aumentando os níveis de inadimplência.

Essa situação não é bem-vinda para as companhias. Principalmente porque ela podem prejudicar a parte financeira ao diminuir as receitas. E quando a inadimplência está alta fica, é difícil fazer previsões financeiras!

É complicado adotar algumas estratégias quando uma empresa não tem noção do seu arrecadamento. Entre elas estão: vender novos produtos, contratar funcionários, abrir filiais, começar uma nova campanha de marketing, por exemplo.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos detalhadamente como funciona o credit score para sua loja, qual é a importância desse indicador para negócios, como esse conceito pode ser aplicado no varejo, os critérios utilizados na determinação da pontuação e quais as tecnologias que automatizam a avaliação da pontuação de crédito. Acompanhe.

O que é o Credit Score?

Trata-se de uma análise detalhada em relação ao histórico de crédito de cada indivíduo. Por meio desse índice é possível saber se o cliente é bom pagador, se ele costuma atrasar os pagamentos com frequência ou se há algum risco de o indivíduo não pagar todas as contas em dia futuramente.

Esse dado é extremamente importante no atual período de crise econômica em que o Brasil passa. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 60,1% das famílias brasileiras estão endividadas.

Vários motivos, infelizmente, levam a essa situação. Entre eles estão a alta taxa de desemprego no país, o excesso de compras a prazo realizadas por um mesmo indivíduo e os imprevistos que podem acontecer com qualquer pessoa, como acidentes, problemas de saúde, entre outros.

Qual é a importância desse indicador para o varejo?

Os governos anteriores incentivaram a concessão de crédito e essa foi uma das maneiras encontradas para alavancar o crescimento econômico. Isso aconteceu devido ao aumento do poder de compra das pessoas das classes baixa e média. No entanto, com o passar do tempo, muitos indivíduos não conseguiram quitar todas as contas, o que levou ao aumento da inadimplência nas empresas.

Agora, você deve estar se perguntando: qual é a relação dessa questão com a importância da pontuação de crédito no varejo? O credit score ajuda a reduzir os riscos relacionados com a concessão de crédito e as vendas a prazo.

Isso porque, quando um determinado cliente tem uma boa pontuação, ele provavelmente conseguirá pagar tudo em dia. Podemos afirmar, portanto, que o credit score ajuda a reduzir os riscos e, consequentemente, a garantir mais segurança na venda por crediário.

Com a redução dos níveis e dos riscos de inadimplência, as receitas das lojas se tornam mais previsíveis. Dessa maneira, o planejamento fica facilitado e é possível planejar mais ações com a intenção de desenvolver e expandir a empresa no mercado.

Como esse conceito pode ser aplicado nas lojas?

A pontuação de crédito é muito utilizada por instituições financeiras, bancos, prestadoras de serviço e o varejo. Quem conta com uma boa pontuação tem grandes probabilidades de conseguir aprovação quando pedir um empréstimo ou fazer algum financiamento. Isso porque, essas empresas têm mais segurança de que o cliente conseguirá pagar.

Há pouco tempo atrás esses dados eram restritos apenas há poucas companhias, principalmente instituições financeiras e bancos. No entanto, agora a consulta já é pública. Essa característica facilita o trabalho de análise e as varejistas têm mais assertividade na decisão de conceder ou não crédito a um determinado cliente. Sem dúvida, isso garante mais segurança ao negócio.

Quais são os critérios utilizados na determinação da pontuação de crédito?

Existem diversos critérios utilizados com a intenção de fazer a análise. O objetivo disso é garantir uma análise mais precisa em relação à situação real do consumidor e oferecer uma maior segurança para as empresas no momento fazer ou não a concessão a um determinado cliente. Os principais pontos analisados nesse momento são:

  • Consulta aos órgãos de proteção de crédito: sem dúvida, esse é o dado mais importante. Isso porque, ela demonstra que o tomador de crédito não está com nenhuma restrição no SPC (Sistema de Proteção ao Crédito) ou Serasa;

  • Referências comerciais: essa informação também é muito relevante, pois, se a pessoa tem boas relações com o comércio local e não tenha reclamações por atraso nos pagamentos, é um bom sinal de que ela é uma boa pagadora;

  • Renda: por meio da análise dos rendimentos mensais do consumidor é possível saber se a pessoa tem a capacidade de pagar por um determinado produto;

  • Carreira: nesse momento alguns itens podem ser analisados. Entre eles há quanto tempo a pessoa está na empresa e a capacidade de crescimento profissional nas carreiras privadas. Por outro lado, se o indivíduo for um servidor público, ele tem estabilidade, o que garantirá uma renda estável. Por outro lado, ele tem menos probabilidade de subir na carreira em relação a um profissional que está em uma empresa privada.

Quais são as tecnologias utilizadas a avaliação do credit score?

Blockchain

Essa tecnologia garante mais segurança em relação aos dados. A ferramenta permite o registro de diversas informações (entre elas o histórico de crédito do cliente) e os registros ficam espalhados em vários computadores. O Blockchain é público e, por isso, qualquer pessoa pode verificar e conferir todas as movimentações registradas.

Apesar da ferramenta ser pública, apagar as informações presentes nela é muito difícil. Além disso, não é possível saber os detalhes sobre os envolvidos em cada transação. Isso porque, todos os dados são criptografados.

Podemos afirmar, portanto, que a ferramenta garante uma maior segurança para as empresas no momento de consultar as informações, pois elas terão certeza de que elas estão corretas. Além disso, os clientes estarão seguros de que os seus dados confidenciais não serão conhecidos e invadidos por pessoas indesejadas.

Inteligência Artificial

Esse mecanismo realiza a coleta de dados em um grupo de informações públicas e, na sequência, faz o processamento e a análise deles. Essa ferramenta tem sido cada vez mais utilizada na geração do credit score. Além disso, ela aponta os clientes que tendem ou não a se tornarem inadimplentes. Tudo isso facilita a tomada de decisões e proporciona que as empresas concedam ou não crédito de forma segura e assertiva.

O credit score é um dado essencial do varejo, pois ela demonstra a capacidade (especialmente nas aquisições a prazo) dos clientes em cumprirem com os pagamentos. Por isso, vale muito a pena implementar essa prática na sua empresa, pois, ela garantirá mais segurança e assertividade no momento de conceder ou não crédito. Além disso, essa prática ajuda a reduzir os níveis de inadimplência.

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