Conheça 3 tendências em meios de pagamento

Há 20 anos, um consumidor visitaria um shopping center para fazer suas compras e, sem dúvidas, pagaria em dinheiro. Mas hoje os meios de pagamento mudaram.

A chegada dos computadores pessoais e o lançamento de e-commerces mudaram o conceito de compras. Em seguida, a popularização dos smartphones introduziu a possibilidade de comprar a qualquer hora. E em qualquer lugar.

Não é à toa, portanto, que a tecnologia revolucionou o comércio. Ela mudou o que os consumidores esperam das suas experiências de compras. E isso abriu caminho para novas formas de engajá-los em sua jornada. Inclusive, facilitando o processo de como pagam pelo que compram.

Para que a sua loja também siga de perto essas tendências, nós listamos  os três meios de pagamento que serão regra nos próximos anos. Acompanhe conosco:

1. Carteira móvel é destaque entre os novos meios de pagamento

As carteiras móveis são uma solução digital que permite armazenar os dados pessoais e de pagamento do consumidor para que eles possam ser usados com facilidade na hora de pagar suas compras a você, lojista.

Para os varejistas, a carteira móvel é especialmente interessante, pois oferece a oportunidade de ter acesso a informações valiosas sobre transações de clientes que podem ser utilizadas para melhorar a experiência dos consumidores.

A velocidade dos pagamentos móveis também pode ajudar a aumentar o tráfego de pessoas nas lojas, o que, por sua vez, pode gerar mais vendas.

Por exemplo, em 2014, a Apple foi a única grande carteira móvel no mercado. Mas desde 2015, o Google e a Samsung também lançaram suas próprias carteiras móveis. Dessa forma, aumentando a adesão dessa tendência entre os meios de pagamento.

2. NFC está crescendo como opção em tecnologia de pagamentos

A tecnologia NFC, Near Field Communication, permite que dois dispositivos colocados a poucos centímetros um do outro troquem dados. Para que isso funcione, ambos os dispositivos devem estar equipados com um chip NFC.

E isso vem acontecendo cada dia mais: todos os novos dispositivos Android ou iOS já vêm equipados com o NFC, o que está tornando essa tecnologia mais relevante do que nunca. Especialmente quando se trata de meios de pagamento.

O NFC é o que permite que o consumidor utilize seu smartphone para pagar compras. Muitos dos grandes varejistas do mercado externo, como as lojas Target e Macys, já possuem terminais de pagamento sem contato, baseados em NFC, facilitando a transição para pagamentos móveis.

Depois de iniciar o aplicativo de pagamento em seu telefone, o telefone é tocado no terminal do cartão de crédito e uma conexão é feita usando NFC. Nesse ponto, pode ser solicitado ao consumidor uma senha para aprovar a transação.

A transação é então validada com um chip que retransmite essa autorização de volta para o modem NFC. A partir daí, o pagamento é processado da mesma forma que em uma transação de cartão de crédito tradicional.

3. mPOS oferece vantagens além do recebimento

O mPOS é uma combinação de dispositivos portáteis, que consiste em um leitor de cartão de pagamento e um smartphone ou tablet (que se comunica por meio de Bluetooth ou NFC), permitindo que os comerciantes aceitem pagamentos com cartão de crédito e débito em qualquer lugar.

O grande diferencial do mPOS é o aplicativo móvel no dispositivo do lojista, por meio do qual ele pode fazer muito mais do que apenas aceitar pagamentos. Algumas das outras tarefas que um sistema de mPOS poderá executar incluem:

  • Atualizar as informações do inventário após a conclusão da compra e sincronizá-las com um software ERP integrado;
  • Coletar informações do cliente após o pagamento e sincronizá-las com um CRM na nuvem;
  • Atualizar informações financeiras, pós-pagamento, no software integrado de contabilidade;
  • Gerar relatórios de transação que também podem ser visualizados em um painel online;
  • Gerar e enviar faturas para os clientes por e-mail.

O consumidor se torna cada dia mais exigente e como parte dessa mudança no comportamento dele, uma variedade de tendências está surgindo e reformulando a cadeia de valor dos meios de pagamento. Quem quiser continuar crescendo deve ficar atento a elas!

E para te ajudar a melhorar ainda mais a experiência do cliente na sua loja, leia também nosso post sobre fatura online e como ela combina tecnologia à sustentabilidade!