Como usar o cartão de crédito para sair do vermelho?

Embora atualmente usar o cartão de crédito seja muito comum — a expectativa é de que as transações com cartões fechem em R$ 1,6 trilhões este ano — nem todo mundo entende exatamente como ele funciona. Contudo, saber como usar o “dinheiro de plástico” pode trazer várias vantagens para a vida financeira.

Os cartões de crédito são essencialmente empréstimos em miniatura.

Quando a empresa de cartões te dá um cartão de crédito, você tem acesso a uma quantia de dinheiro que pode usar emprestado todo mês. Esse é o seu limite de crédito. Você paga o valor total que usou emprestado ou acaba pagando juros sobre o saldo que ficou devedor para o mês seguinte.

Então, como usar o cartão de crédito de maneira inteligente para controlar as dívidas e ainda sair do vermelho? É isso o que você vai descobrir neste artigo!

Como usar o cartão de crédito de forma inteligente?

A primeira coisa a entender é como os cartões de crédito são diferentes dos cartões de débito. Quando você usa um cartão de débito, você paga suas compras retirando o dinheiro diretamente da sua conta bancária.

Teoricamente, é impossível gastar mais dinheiro do que você tem quando que você retira o valor diretamente da sua conta bancária, certo?

Sem planejamento, é comum que muitas pessoas acumulem dívidas no cartão de crédito, enfrentando dificuldades para liquidar o valor devido.

Mas existem várias maneiras de usar o cartão de crédito com inteligência, até mesmo para se organizar financeiramente, quando o orçamento apertar. Veja algumas formas de usar o cartão de crédito a seu favor:

1. Oportunidades de construção de crédito

Se você planeja comprar uma casa, um carro ou qualquer outro item importante que exija um empréstimo, precisará de uma boa pontuação de crédito no mercado para conseguir um bom negócio.

Essa pontuação é um número vinculado ao seu CPF que mostra ao mercado financeiro o quão bom pagador você é. Na prática, uma pontuação alta significa financiamentos com taxas de juros mais baixas ou valores e prazos para pagamento mais largos.

Usar o cartão de crédito regularmente, pagando sempre o saldo total, é uma ótima maneira de aumentar sua pontuação de crédito.

2. Programas de recompensas

Muitos cartões de crédito oferecem programas de recompensas que fornecem incentivos em dinheiro ou outras vantagens para você usar seu cartão.

Você pode fazer compras menores e corriqueiras, como mantimentos ou gás, usando o seu cartão de crédito, e pagar o valor todo mês, normalmente, para acumular recompensas. Essas recompensas podem ser trocadas por descontos diversos que se significam uma boa economia ao longo do tempo.

3. Acompanhamento de despesas

Os cartões de crédito tornam mais fácil criar um orçamento e ver para onde o seu dinheiro está indo todo mês. Isso é fundamental, especialmente para quem está em apuros.

Algumas empresas de cartão de crédito especificam as compras dos clientes e criam relatórios detalhados sobre os seus hábitos de consumo mensais. Em vez de ter que fazer isso manualmente, você pode consultar diretamente na sua fatura ou no aplicativo do cartão todas as despesas detalhadas.

4. Limite de gastos

Assim como você pode ficar sem saldo na sua conta bancária, os cartões de crédito possuem o chamado limite, que determina quanto você pode gastar por mês. Assim, o limite é um teto de gastos que não pode ser ultrapassado mensalmente. Esse é um bom recurso para brecar as despesas quando você já está no vermelho.

Junte isso ao acompanhamento das despesas e você terá a faca e o queijo na mão para colocar as suas finanças em dia.

5. Dinheiro emergencial

Mais cedo ou mais tarde, uma emergência pode surgir. Pode ser uma visita não planejada ao hospital, um carro com defeito. Nessas ocasiões, usar o cartão de crédito pode ser uma alternativa para lidar com as dificuldades que a vida lhe apresenta.

Os juros do cartão podem assustar, mas se você usá-lo com consciência e responsabilidade, sem dúvida, ele é a melhor maneira de controlar as dívidas e ainda conseguir benefícios!

Gostou de saber como usar o cartão de crédito para sair do vermelho? Para continuar aprendendo a usar seu crédito de forma inteligente, leia também nosso artigo sobre o melhor dia de compra do cartão e descubra qual é o seu!