Como usar cupons promocionais para aumentar as vendas

Afinal de contas, que cliente não ama descontos e promoções? Cupons promocionais, sorteios e combos são estratégias muito eficientes quando se deseja alavancar as vendas e atrair a atenção de novos clientes para a sua loja.

No entanto, assim como acontece com toda estratégia de venda, é preciso tomar cuidado para que essas ações não comprometam a margem de lucro da sua empresa e não deixem o cliente “viciado” a comprar somente quando receber descontos.

Quer descobrir como usar cupons promocionais para atrair novos clientes para a sua loja e vender mais? Nesse post, preparamos 6 dicas para te ajudar! Vamos lá? 

6 Dicas de como usar cupons promocionais para aumentar a vendas

1. Atrair novos clientes

Nada melhor do que receber cupons promocionais na primeira vez que você comprar em uma loja, não é mesmo? Essa é uma boa estratégia para aumentar a audiência da sua loja e transformar visitantes em clientes.

Para chamar a atenção dos consumidores você pode distribuir cupons promocionais em lojas parceiras, por exemplo. Se a sua loja vende produtos esportivos, uma boa opção é deixar alguns cupons nas academias próximas. Dessa forma, todos os alunos da academia ganharão descontos quando apareceram na sua loja para fazer uma comprinha.

Outra forma de atrair novos clientes é por meio de ações promocionais. Funciona assim: seus clientes recebem cupons promocionais que são distribuídos em troca de alguma vantagem.

A Cabify, empresa de transporte urbano, é adepta dessa estratégia. Cada cliente que indicar um novo passageiro recebe um desconto na sua próxima corrida. Essa técnica permite que a marca se torne conhecida por novos clientes e fideliza ainda mais os consumidores já gostam da sua marca.

2. Fidelizar clientes

Com certeza você já fez uma compra e recebeu cupons promocionais para serem usados na aquisição de uma nova mercadoria, certo?

Essa ação é uma forma de incentivar o cliente a voltar na sua loja e a aproveitar o desconto para fazer uma nova compra. É possível ainda incrementar essa tática oferecendo cupons especias para alguns dos seus clientes, que variam de acordo com o perfil. Essa estratégia é uma forma de aprimorar o relacionamento entre a sua empresa e os seus clientes.

3. Movimentar o estoque

Como você sabe, alguns produtos têm maior saída do que outros. Não é uma boa estratégia de vendas oferecer descontos para os produtos que vendem muito. Na verdade, para garantir a movimentação do estoque da sua loja, é preciso oferecer descontos em categorias específicas.

Em uma loja de roupas infantis, por exemplo, os cupons promocionais devem dar descontos nos produtos das coleções passadas ou nos produtos de menor saída. Além disso, os descontos oferecidos devem respeitar a margem de lucro de cada produto e as regras de precificação.

A regra de ouro é: os cupons promocionais devem fazer com que a sua empresa venda mais, no entanto, não devem comprometer a rentabilidade da sua loja.

4. Vender mais nos feriados

Além da Páscoa, do Dia dos Namorados e do Natal, feriados tradicionais no nosso país, existem muitas outras datas comemorativas que podem ser usadas em uma estratégia de vendas. O ideal é se planejar para oferecer aos seus clientes cupons promocionais durante todo o ano.

Que tal associar o cupom promocional a um combo de produtos? Além das datas fixas, é possível criar datas exclusivas como o mês de aniversário da loja ou o mês do cliente.

5. Aquecer as vendas

É importante observar que os cupons promocionais não devem ser usados em excesso, para não “viciar” os clientes a comprarem apenas quando receberem descontos. A ideia dos cupons promocionais é despertar um senso de urgência, por isso o período de validade deve ser limitado.

Lance os cupons promocionais em dias ou em horários de pico. Os finais de semana são os melhores dias da semana para lançar promoções já que nesse período os consumidores têm mais tempo disponível para passear pela sua loja e conhecer melhor os seus produtos.

6. Aumentar o tíquete médio

Os cupons promocionais também podem ser usados para aumentar o valor do tíquete médio da sua loja. Para essa estratégia é preciso oferecer um desconto para compras que ultrapassem esse valor. Assim, seus clientes se sentirão estimulados a comprarem mais para aproveitar o desconto.

Distribua os cupons em diferentes faixas de preço para garantir melhores resultados. Divulgue a ação em banners por toda a loja e em toda correspondência que enviar aos seus clientes. Além disso, não deixe de divulgar as promoções por e-mail e por SMS.

7. Envie cupons promocionais por SMS

Para ser de fato eficiente, uma estratégia promocional precisa ser bem elaborada. Por isso, é preciso estar atento a forma como você enviará os cupons promocionais para os seus clientes.

O e-mail, por exemplo, é uma forma tradicional de comunicar aos clientes as promoções da sua loja. No entanto, essa tática possui algumas desvantagens: muitas vezes a mensagem é confundida com spam e acaba no lixo eletrônico do destinatário. Outras vezes, o e-mail é ignorado ou o cliente acaba o apagando sem nem ao menos ler.

No entanto, é possível otimizar o recebimento de cupons promocionais por meio do SMS marketing. Como o uso do celular é cada vez mais frequente, um SMS não corre o risco de não ser visto ou cair na caixa de lixo eletrônico. Além disso, essa ferramenta possui uma taxa de entrega que gira em torno de 98%, o que significa que praticamente todos os clientes da sua loja receberão as suas mensagens.

No entanto, fique atento! Só envie mensagens via SMS para os clientes que se cadastrarem e aceitarem o serviço. Mensagens sem autorização são consideradas invasivas e são uma propaganda negativa da sua loja.

Agora que você já sabe como usar os cupons promocionais para aumentar as vendas da sua loja, que tal assinar a nossa newsletter e não perder mais nenhum conteúdo?