Como o big data pode oferecer cross sell ao seu cliente

É incrível analisar a forma como as coisas evoluem e melhoram para gerar cada vez mais resultados. Quem imaginava que esse movimento atingiria até mesmo o mercado das vendas de varejo? Hoje esse setor conta com cross sell por meio da análise de dados. E isso tem otimizado o que antes era feito de maneira bem mais desgastante, e às vezes até forçada.

Inovação é, sem dúvida, a palavra da vez e as empresas estão entendendo e aderindo a isso. Sendo assim, preparamos este artigo onde você vai aprender como o uso do cross sell é altamente relevante para o seu negócio e qual a relação dessa estratégia com o big data.

Preparado? Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é cross sell?

Quantas vezes você foi até uma loja e saiu de lá com outros produtos além do que precisa, tais complementassem o uso daquele que de fato motivou a compra inicial. Por exemplo: ao comprar um celular novo qual a primeira coisa que você pede? Creio que uma capa e película de tela protetoras, certo?

Isso é resultado de uma ação chamada cross sell. Ela estimula a compra de itens que complementam o produto inicialmente buscado.

Um estudo mostrou que aplicar ações de cross sell proporciona o aumento do ROI (Retorno Sobre Investimento) dos clientes. Ou seja, atrair aquele cliente até a loja e preparar condições de um atendimento eficiente se torna algo mais barato.

Essa estratégia veio para revolucionar o mercado varejista e mostrar que clientes não devem ser enxergados de forma unidimensional. Afinal, eles podem ter mais de uma necessidade. Ou talvez, ao solucionar um problema outros podem acabar surgindo, e o vendedor precisa estar atento a isso.

Qual a relação com o big data?

Big data é o conceito que define a análise de grandes volumes de dados em larga escala de variedade. Essa prática vem sendo mais difundida pelos setores de Tecnologia da Informação (TI), como forma de exponenciar as ações positivas dentro das empresas.

Com a análise de informações é possível, por exemplo, aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e tomar decisões de negócios mais inteligentes e eficientes.

E esse método possui relação direta com a estratégica de cross sell. Ao decidir aplicar as vendas cruzadas, as empresas inicialmente fazem um levantamento do comportamento do consumidor. Isso por meio do big data.

São esses dados que embasam o perfil de cliente em uma empresa, as necessidades e dores desses indivíduos, como eles interagem com a empresa e até mesmo a forma que consomem os produtos ali vendidos.

Com a análise de dados você consegue alinhar e executar de forma assertiva o cross sell. Sem essas informações, o trabalho do vendedor pode acabar sendo ineficiente e improdutivo.

A análise de dados adequada tem poder para proporcionar a detecção automatizada de padrões de consumo de clientes específicos. Assim é gerada a inteligência necessária para que as chances de aplicar o cross sell sejam identificadas. Isso, por meio do cruzamento de informações sobre os tipos de produtos ou serviços e o comportamento de compra dos clientes em relação a eles.

Qual a importância da análise de dados?

Analisar os dados da empresa é algo fundamental para quem quer melhorar os processos do negócio. Ela é a maneira mais eficaz de nutrir os direcionamentos, planejamentos e iniciativas de um empreendimento. A empresa consegue ter uma melhor visualização dos indicativos, perceber os sinais para tomada de decisões assertivas e o famoso “insight”.

Uma empresa que quer conhecer o comportamento do seu consumidor para, a partir disso, estimular ações de lucro do prospect, precisa aderir às análises de dados. Com certeza a forma de atendimento e prestação de serviço vai ser ajustada, sempre visando a experiência positiva do cliente.

E por meio dessa estratégia ocorre então a abertura para aplicação do cross sell.

Como o big data pode potencializar minhas vendas?

O big data é sem dúvidas a maior inovação de potencialização de vendas e marketing das últimas duas décadas. Esse mecanismo abriu espaço para aumentar a competitividade entre empresas, na qual quem obtiver o maior número de informações sobre o público sairá na frente.

Isso ocorre pelo fato dele fornecer às empresas os pontos mais importantes sobre o comportamento do consumidor. Assim, permitindo delinear as estratégias mais eficientes para alcançar o público de maneira assertiva.

Quando compreendemos isso, passamos a perceber que há um impacto positivo nas vendas das empresas. Isso ocorre por meio de alguns fatores que a análise de dados agrega às empresas, tais como:

  • a propagação da marca;
  • os insight de oportunidades;
  • coleta personalizada dos dados dos clientes;
  • nutrição durante as etapas do funil de vendas.

Isso tudo pode elevar os índices de produtividade e venda de uma empresa, construindo assim uma rentabilidade bem maior ao final de cada ciclo.

Quais as principais dicas de aplicação e vantagens do cross sell?

Vamos falar da prática agora? Como você deve ter percebido a aplicação do cross sell é uma prática extremamente positiva quando feita bem fundamentada. Assim, abordaremos neste tópico algumas dicas de aplicação que podem ajudar a aumentar o ticket médio das suas vendas.

Primeiro, considerando que o conceito é de venda cruzada, aquelas que agregam outros produtos relacionados ao inicialmente buscado, mantenha sempre seu estoque com esses tais itens de complementação.

Como o exemplo dado a cima, na compra de um celular é sempre válido oferecer também capa protetora e película anti-impacto.

Outra dica é preparar o vendedor para que ele veja o cliente de uma maneira interdimensional, e não como alguém que tenha apenas uma única necessidade. O vendedor precisa aprender sobre estratégia, ticket médio e marketing.

No final das contas sua empresa terá construído um bom posicionamento no mercado, com altos índices de vendas e prospecção de novos clientes. Sem contar que,  ao sair da sua loja, o cliente levará bem mais que uma solução apenas e isso promoverá a satisfação ao consumir com a sua marca.

Conseguiu compreender a importância do cross sell para sua empresa? Aplicando esse método hoje mesmo com certeza você terá mudanças positivas nos seus resultados.

E para continuar lhe ajudando preparamos uma newsletter recheada de informações que vão ensinar você a otimizar seu dia a dia com as melhores dicas para melhorar a sua loja. Para assinar é só preencher seus dados no espaço disponível no rodapé da página.