Como encantar e vender mais no Dia das Mães

Preparar a sua loja para vender mais no Dia das Mães é algo que deve fazer parte da estratégia de negócio de todos os lojistas. Isso porque, de acordo com uma reportagem feita pela BBC, essa é a segunda data que mais gera receita para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal.

Neste post, vamos falar brevemente sobre a história dessa data e também da importância dela para os negócios. Em seguida, vamos listar dicas para que você impulsione as vendas nesse dia tão especial. Continue conosco!

Conheça a história do Dia das Mães

A comemoração do Dia das Mães surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1908. Isso quando Anna Jarvis, uma jovem que havia recentemente perdido a sua mãe, prestou homenagens à sua progenitora. Em seguida, ela começou a militar pela causa, enviando cartas para políticos locais e engajando mais pessoas nessa luta.

Em 1911, por conta da insistência de Anna e de outras pessoas que também começaram a escrever para os políticos, criou-se, em todos os estados americanos, o feriado de Dias das Mães.

No Brasil, a data foi oficializada em 1932. Ela foi oficializada por conta de um decreto assinado pelo ex-presidente Getúlio Vargas. O comandante oficializou o segundo domingo de maio como o dia em que as mães devem ser homenageadas pelos seus filhos.

Veja 8 dicas para vender mais no Dia das Mães

O comércio é bastante impulsionado nessa data. E as pesquisas sobre como vender mais no Dia das Mães são grandes na época. Para ajudá-lo a aumentar a lucratividade no período, temos algumas dicas importantes. Confira!

1. Ofereça produtos personalizados

Dizem que mãe só tem uma, não é mesmo? É por isso que muitas pessoas buscam por presentes exclusivos. De valor único para as suas mães. Uma boa ideia, portanto, é oferecer produtos personalizados em sua loja.

Por exemplo, almofadas, canecas, enfeites, chinelos, entre tantos outros itens podem ser personalizados com o nome. Outras formas de personalizar também podem ser com uma frase bonita ou foto da mãe. Ofereça esse diferencial e veja a sua loja vender mais no Dia das Mães.

2. Proporcione um bom atendimento

O bom atendimento deve ser feito em sua loja em todos os dias do ano. Porém, em datas comemorativas, é preciso ter ainda mais cuidado. Todos os seus concorrentes também estão se preparando para vender mais no Dia das Mães. 

Por isso, quando um cliente chegar na sua loja o receba bem, mostre as suas opções de presente e faça com que ele se sinta encantado com o bom atendimento. Assim, você conseguirá fechar mais vendas.

3. Decore o layout da loja

A sua loja precisa chamar a atenção das pessoas que estão buscando por presentes criativos e originais para o Dia das Mães. Por isso, decore o layout do estabelecimento! Você também pode criar uma vitrine com um cenário bonito, por exemplo. 

A ideia é fazer com que as pessoas que passam na frente da sua loja ou que entram para comprar qualquer outra coisa, lembrem que a data que homenageia as mães está se aproximando e que elas podem comprar o presente ali.

4. Invista em campanhas de marketing

Para que as pessoas saibam que a sua loja tem boas opções de presentes para o Dia das Mães, é preciso investir em campanhas de marketing, no meio digital e também nos tradicionais.

No que se refere às mídias digitais, você pode fazer posts patrocinados no Facebook e no Instagram, fazer transmissões ao vivo mostrando como utilizar os presentes e criar kits, entre outros.

Já para os ambientes offline, podem ser feitos anúncios em carros de som, emissoras de rádio da sua cidade, panfletagem, por exemplo.

5. Ofereça diferentes formas de pagamento

Mesmo quem não está muito bem de grana no momento tem o desejo de homenagear a sua mãe. É por isso que você precisa oferecer diferentes formas de pagamento para vender mais no Dia das Mães.

Além das condições à vista, a sua loja também pode proporcionar vendas parceladas no cartão de crédito. Assim, quem deseja comprar um bom presente para a sua mãe, poderá fazer isso. Mesmo que não tenha toda a quantia para pagar todo o valor no ato.

6. Faça promoções especiais

O Dia das Mães é a segunda data que mais vende no comércio. E essa pode ser uma boa oportunidade para queimar aqueles itens que estão parados há muito tempo no estoque.

Em uma loja de roupas, por exemplo, esse pode ser um bom momento para liquidar todos os itens que ainda restam das coleções do ano passado. Assim, nos próximos meses, você já pode focar nas vendas da moda outono/inverno 2019.

7. Capriche nas embalagens

Também é interessante que você capriche nas embalagens, oferecendo pacotes de presente sem cobrar nenhum tipo de adicional por conta disso. Além disso, pode vender embalagens especiais, como caixas decorativas.

Assim, os seus clientes poderão encantar as suas mães não apenas com presentes, mas também com embalagens bonitas e que por si só já agradam e chamam a atenção.

8. Prepare-se para trocas ou devoluções

É preciso que você já se antecipe para as trocas e devoluções. Também deixe claro para os clientes quais são as políticas nesse sentido. Pois, esse pode ser um fator crucial para vender mais no Dia das Mães.

Voltando ao exemplo da loja de roupas, pode ser que o filho compre uma peça que fique muito folgada ou muito apertada para a mãe, por exemplo. Nesse caso, ela precisa ter a opção de ir até a loja e trocar o presente por outro, que sirva bem no corpo.

Tudo pronto para desenvolver estratégias para vender mais no Dia das Mães? Em caso negativo, corra! Afinal, você não vai querer deixar de lucrar na segunda data que mais vende no ano, não é mesmo?

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira compartilhar uma dica conosco, sinta-se à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo!