Cobrança por SMS: será que é uma boa ideia?

Existem diversas maneiras de combater a inadimplência nas empresas. Uma delas é por meio cobrança por SMS. Trata-se de uma ótima ideia, pois várias pessoas usam o celular no cotidiano. Pode ser, por exemplo, acessar a internet, entrar em aplicativos como o WhatsApp ou fazer ligações. Realmente os smartphones têm muitas utilidades e são indispensáveis a muita gente, não é mesmo?

Nas mensagens de texto, as empresas costumam enviar um lembrete informando o consumidor sobre uma fatura que está pendente ou próxima de vencer. Dessa maneira, diminui-se as probabilidades de o indivíduo esquecer o pagamento.

Você está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos detalhadamente o que é a cobrança por SMS como ela funciona e abordaremos as principais vantagens dessa prática. Acompanhe a seguir.

O que é a cobrança por SMS?

Trata-se de um lembrete e ele tem como objetivo informar o cliente sobre uma conta que está para vencer ou que já expirou o prazo de vencimento. É um meio muito prático e barato informar a pessoa sobre a conta e também é uma maneira de otimizar o atendimento ao consumidor, pois é uma maneira discreta e eficiente de informar esse fato a um determinado comprador.

Na maioria das vezes, os lembretes SMS são enviados na semana do pagamento. No entanto, não há um prazo fixo para fazer o envio dessa mensagem. A sua empresa pode definir um padrão com a intenção de facilitar os procedimentos de cobrança.

Lembre-se apenas de não enviar um lembrete muito próximo da data da fatura, pois, o indivíduo pode ter estourado o orçamento e não ter dinheiro para pagar a conta. Também não faço envio em uma data muito distante. Isso porque a pessoa pode esquecer da conta.

Agora, você deve estar se perguntando: como definir o período ideal para fazer o procedimento de cobrança por SMS? Não há uma data específica destinada a todas as empresas. A melhor maneira de definir isso no seu negócio é fazendo testes e verificando qual foi o prazo que foi mais eficiente, ou seja, aquele que mais ajudou os clientes efetuarem o pagamento no prazo adequado.

Como fazer a cobrança da melhor forma?

Primeiramente, procure escrever o texto da forma mais educada possível. Lembre-se que o objetivo dessa estratégia é ser um lembrete para o pagamento. Evite fazer ameaças, fazer xingamentos ou expor o cliente a qualquer tipo de constrangimento, pois, essas práticas ferem o Código de Defesa do Consumidor.

Também fundamental ficar atento em relação ao horário de envio das mensagens. Isso porque uma das principais reclamações dos clientes em relação justamente ao envio das cobranças em horários inadequados.

Dessa maneira, procure enviar as mensagens sempre em horário comercial. Afinal de contas, ninguém gostaria de receber esse tipo de cobrança por SMS de madrugada ou no final de semana, não é mesmo?

Outra prática muito importante no envio das mensagens é fornecer todos os dados necessários para que o cliente faça o pagamento e regularize a situação quanto antes. Você pode, por exemplo, colocar o código de barras para que a pessoa possa pagar a conta com facilidade.

Outro cuidado fundamental é enviar mensagem apenas ao titular da dívida. Isso porque, caso a sua empresa envie SMS a uma pessoa conhecida, o cliente ficará constrangido e essa questão pode gerar ações judiciais.

Quais as vantagens dessa modalidade?

Tomando os devidos cuidados, a cobrança por SMS apresenta diferentes vantagens às companhias. Entre elas estão a facilitação no pagamento por parte dos consumidores, a redução no nível de inadimplência, agilidade no procedimento e o menor custo. Abordaremos detalhadamente sobre essas questões na sequência do artigo. Continue lendo!

Vale para diversos perfis de cliente

Primeiramente, vale destacar que as mensagens de texto valem para diferentes tipos de consumidores. O lembrete não vale apenas aos inadimplentes. Ele também pode ser útil a outros perfis de consumidores, foi e ajuda a lembrar as pessoas sobre um determinado pagamento.

Facilita o pagamento dos clientes que estão em dia

Outro ponto positivo dessa prática faz referência a facilitação do pagamento por parte dos consumidores. Eles lembrarão de uma conta e poderão fazer o pagamento dela rapidamente. Isso se torna ainda mais efetivo quando o lembrete já vem com o código de barras.

Ajuda a diminuir os níveis de inadimplência

Sem dúvida, em um cenário de crise econômica na qual o Brasil passa, a redução dos níveis de inadimplência é um dos fatores que vão diferenciar a sua empresa no mercado. Vale destacar que a taxa de desemprego no país é alta e muitas pessoas fazem muitas compras a prazo. Tudo isso, contribui para que muitas pessoas estejam endividadas.

Agilidade na cobrança

O SMS é uma mensagem rápida e instantânea e a pessoa recebe a notificação da cobrança em poucos segundos após o envio do texto. Trata-se, portanto, de uma forma rápida e eficiente comunicar com o consumidor e lembrá-lo dos compromissos. Isso ajuda a evitar a inadimplência.

Maior aceitação

A mensagem de texto se caracteriza por uma forma mais amigável e costuma ser mais aceita pelo consumidor do que uma ligação de cobrança que nem sempre é feita em horários e dias adequados, por exemplo. Muitas vezes, o SMS é visto como um lembrete pelos clientes.

Menor custo

A mensagem por SMS é mais em conta em relação do que a cobrança impressa. Isso porque, a segunda forma de enviar um lembrete gera custos relacionados ao transporte e a impressão. Além disso, demora vários dias para chegar na casa do cliente. O SMS também mais barato do que uma ligação, pois ela exige a criação de um setor de call center ou a contratação de uma outra empresa para efetuar o procedimento.

Caso seja bem-feita, a cobrança por SMS é uma maneira prática, rápida e eficiente de lembrar o cliente sobre o pagamento de uma determinada conta. Além disso, trata-se de uma maneira bem vista pelos consumidores, pois, na maioria das vezes, não o incomoda e nem gera constrangimentos. Considerando essas questões, vale muito a pena implementar essa prática.

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