Aprenda como fidelizar seu cliente em 7 passos

Satisfazer o cliente deve ser encarado como uma obrigação. Afinal, o mínimo que ele espera é que o produto ou serviço que está adquirindo atenda seus desejos e necessidades. E quando o que ele compra supera as expectativas, um grande passo é dado para fidelizar seu cliente.

Nada é tão fundamental para uma empresa quanto seu público consumidor. Inclusive, tão mais importante que lucrar, é atender bem quem lhe permite faturar.

E por isso, fidelizar clientes é fundamental para, entre tantas coisas, criar uma base sólida de vendas.

Outro ponto importante da fidelização é sobre o valor da marca. Clientes fiéis agregam valor ao produto. E, especialmente, à marca que consomem. Dessa forma, eles demonstram que há qualidade no que adquirem, e que vale a pena manter o relacionamento com a empresa.

Portanto, se você pretende aprender algumas maneiras de como fidelizar seu cliente, acompanhe este artigo dicas que vão ajudar no processo de fidelização e alavancar o sucesso da sua empresa!

Como fidelizar seu cliente

Já falamos do quão importante é a fidelização da clientela. Mas a dúvida que paira é: como fidelizar?

Por isso, preparamos uma lista com 7 maneiras eficazes de fidelizar um cliente. Elas ajudarão na conquista do seu público e, com isso, agregarão ainda mais valor à sua marca ou produto. Confira:

1. Conheça seu público e as necessidades dele

Quem é seu cliente? Qual o perfil socioeconômico? Como ele se comporta?

Responder essas três perguntas começará a direcioná-lo para o caminho da fidelização de forma mais sólida. Também é importante saber quais são os desejos do cliente. Assim como quais produtos ele prefere (ou precisa) e qual o melhor canal de venda.

Todas essas informações são muito valiosas. Pois não é possível conquistar alguém sem conhecer seus gostos e seu estilo de vida, certo?

E a fidelização nada mais é do que uma espécie de “jogo da conquista”. Primeiramente, é preciso conhecer aquele que se pretende conquistar. E, da forma mais honesta possível, oferecer o que ele precisa para permanecer com você.

2. Utilize a teoria da Pirâmide Invertida

A teoria da pirâmide invertida consiste em colocar o cliente no topo da pirâmide, fazendo com que os maiores esforços sejam dedicados a ele. Em segundo lugar, estão os vendedores e os demais colaboradores que lidam diretamente com o consumidor. Por último, os líderes e gestores, que devem dar todo o suporte para sustentar a “pirâmide”.

Tente visualizar isso e perceba que o papel dos clientes numa empresa voltada à fidelização do seu público. Eles são a parte maior e mais importante, e que justifica todo o trabalho. Ou seja, o foco deve ser voltado ao cliente, e nunca ao produto/serviço, nem aos processos internos.

A equipe, em todos os níveis hierárquicos, precisa se posicionar como pivô de sustentação da estratégia de negócios e atendimento. Na prática, isso significa uma empresa com cultura de excelência no atendimento através do uso de ferramentas como Ouvidoria e SAC, marketing segmentado e bom relacionamento com o cliente durante todas as fases da compra.

3. Mantenha sempre um atendimento de excelência

O atendimento ao cliente deve ser encarado como um diferencial. Por isso, ter uma equipe bem treinada e manter sempre um bom atendimento é uma das melhores maneiras de encantar e fidelizar seu cliente.

Invista no treinamento dos vendedores e atendentes. Assim, eles desenvolvem habilidade e sensibilidade de captar o que que o cliente deseja. Além de oferecer a melhor experiência de atendimento, da forma como o cliente espera ser tratado.

Inclusive, o tipo de abordagem deve respeitar o perfil de cada consumidor. Alguns preferem vendedores mais expansivos, com abordagem incisiva e opinativa. Enquanto outros preferem um atendimento menos invasivo, que deixe o cliente totalmente livre para suas escolhas.

Uma dica importante é: coloque-se e estimule sua equipe a também colocar-se no lugar do cliente.

4. Comunique-se bem e de forma inovadora

Não há venda sem comunicação. Logo, para oferecer uma experiência de atendimento única para seu cliente, é imprescindível que a comunicação seja feita de forma assertiva e inovadora.

Fidelizar seu cliente será mais fácil se ele for cativado por uma linguagem com a qual se identifique. Informações precisas e um jeito criativo de se comunicar farão toda a diferença no processo de fidelização. Especialmente em tempos de redes sociais, onde os consumidores buscam a singularidade como diferencial das marcas.

5. Ofereça vantagens exclusivas

Um consumidor assíduo da sua marca deve ser tratado de forma especial. Por isso, uma das formas mais eficazes de fidelizar seu cliente é oferecer a ele benefícios exclusivos. Assim, ele se sentirá realmente importante.

Os programas de fidelidade, com ofertas, descontos e outras vantagens são uma excelente estratégia, que podem ser disponibilizadas através da oferta de cartões de loja próprios, os chamados private label.

6. Crie valor no seu produto ou serviço

Antes de mais nada, vale ressaltar que valor é diferente de preço! Dito isso, a dica em questão é a de mostrar ao cliente que a sua oferta oferece os benefícios que ele procura. Demonstre todo o diferencial da sua marca e faça o cliente sentir que está sendo beneficiado pelo que está adquirindo, com qualidade e preço justo.

E para imprimir valor a uma determinada oferta, existem diversas possibilidades como: atendimento diferenciado, brindes, garantia estendida, ou qualquer outro tipo de vantagem que destaque sua empresa entre a concorrência.

7. Trabalhe o pós-venda

O relacionamento com o cliente é feito antes, durante e após a venda. E para fidelizar seu cliente, tão importante quanto um bom atendimento pré-venda e o oferecimento de vantagens durante a compra, é trabalhar o pós-venda com a mesma dedicação.

Mensagens de aniversário e datas especiais, ou mesmo algum mimo em forma de pequenos brindes ou descontos para novas compras são maneiras de mostrar que sua empresa se importa com a pessoa por trás do consumidor.

Enfim, marque presença, esteja por perto oferecendo ajuda ou tirando dúvidas sobre o serviço ou produto, humanize os processos e se interesse pelo seu cliente de forma permanente.

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