A importância de fidelizar clientes

Você conhece a importância de fidelizar clientes? Clientes fieis são de fundamental importância para que uma empresa cresça de forma sustentável, lance novos produtos e serviços no mercado e conte com embaixadores que divulguem a sua marca junto a sua rede de amigos.

Empresas como, por exemplo, Apple e Netflix, contam com uma base de clientes fieis, além de investir frequentemente na melhoria desse relacionamento.

Mas que outros benefícios fidelizar clientes oferece para o crescimento das empresas? Continue lendo e descubra!

O que é a fidelidade do cliente?

Imagine que você precise de um novo computador pessoal. Se o seu último notebook era um Apple, há grandes chances que você compre outro produto da mesma marca.

Isso acontece porque, muito provavelmente, você tem uma boa experiência com a empresa. Além disso, deve considerar o produto intuitivo e fácil de usar, gosta do serviço de atendimento ao cliente e sabe que os computadores vendidos pela Apple duram por muitos anos.

Mesmo que você considere o produto muito mais caro que os similares do mercado, provavelmente, não pensará duas vezes antes de ir a uma loja da Apple sempre que precisar de um novo notebook.

Isso ocorre porque essa é uma empresa que conta com uma grande base de clientes fieis. Na verdade, uma pesquisa recente, indicou que a Apple é a empresa americana que possui maior índice de lealdade e fidelidade dos clientes.

Um cliente é fiel quando escolhe os produtos ou serviços de uma empresa de forma consistente, deixando de comprar os produtos ou serviços dos concorrentes. Um cliente leal a uma empresa não se deixa influenciar pelo preço ou pela disponibilidade de um produto.

O cliente fiel a uma marca prefere pagar mais caro, se isso significar a garantia de um produto de qualidade. Um produto que ele conhece e ama.

A lealdade do cliente é conseguida quando uma empresa atende a todas as suas expectativas de maneira consistente. Isso significa que quando os clientes confiam nas empresas das quais compram estarão mais propensos a comprar novamente com elas.

A verdadeira importância de fidelizar clientes

Clientes fiéis são uma mina de ouro

O maior benefício da fidelizar clientes é obvio: um cliente fiel sempre fará negócios com a sua empresa.

É a velha metáfora do balde furado. Imagine que a sua empresa seja um balde. Os clientes entram e enchem o balde. Um negócio de sucesso é um balde cheio de clientes.

Agora imagine que esse balde tenha um buraco. Os clientes que entram começam a vazar por esse buraco. Como você sabe, perder clientes causa um efeito muito negativo no crescimento de uma empresa: mesmo que você consiga encher o balde rapidamente, ainda estará perdendo muitos clientes. E esses clientes são valiosos.

Fechar o buraco, ou seja, melhorar a retenção de clientes, significa manter mais consumidores fieis a sua empresa. E representa um aumento na lucratividade: um aumento de 5% na retenção de clientes é capaz de gerar um aumento de 25% nos lucros da empresa.

Clientes fiéis são embaixadores da sua marca

Um cliente satisfeito tende a consumir mais e a divulgar a sua marca por toda a sua rede de amigos. Essa propaganda boca a boca é fundamental para o crescimento da sua empresa já que muitos consumidores não compram antes de pedir recomendação a pessoas de sua confiança.

Programas de fidelização, promoções e recompensas são boas estratégias para trabalhar o engajamento dos clientes e garantir que eles aumentem o seu volume de compras. Além disso, são formas de incentivar que os clientes propaguem a boa reputação dos produtos ou serviços da sua empresa.

Clientes fiéis tornam um negócio sustentável

Para ser sustentável, uma empresa precisa se manter competitiva. Para isso, fidelizar clientes é fundamental.

Clientes fiéis a sua empresa compram seus produtos ou serviços repetidamente, contribuindo para destacar o seu negócio dos concorrentes. Pode-se dizer que clientes fiéis são a base de uma empresa. Se a competição aumentar ou se o orçamento se tornar muito apertado, seus clientes fieis estarão lá, sustentando a empresa. Isso permitirá que a sua marca se fortaleça e se mantenha sustentável.

Clientes fieis estão dispostos a experimentar novos produtos ou serviços

As empresas precisam estar atentas as necessidades dos consumidores. Uma marca não pode permanecer anos oferecendo aos clientes os mesmos produtos e esperar que eles continuem comprando por anos a fio.

Sim, alguns produtos permanecem líderes de venda por muitos anos, às vezes por décadas. No entanto, mesmo as empresas que conseguem essa façanha precisam olhar para as novas necessidades do mercado.

Como os clientes fiéis são os mais familiarizados com os produtos vendidos pela sua empresa, geralmente se mostram mais inclinados a experimentar os novos itens do menu, os produtos recém lançados ou os novos serviços. Isso permitirá que a sua empresa permaneça sempre ciente das necessidades do seu público-alvo.

Manter clientes fieis é mais barato que adquirir novos

Adquirir novos clientes é muito mais caro do que fidelizar clientes. Isso ocorre por que para atrair novos consumidores a sua empresa precisa desenvolver uma estratégia de marketing que permita que esse público conheça a sua marca.

Além disso, a sua empresa precisará oferecer descontos e ofertas para incentivá-los a experimentar seus produtos ou serviços. Tudo isso pode sair muito caro para a sua empresa. Por outro lado, concentrar-se nos seus clientes fieis é muito mais barato e muito menos trabalhoso.

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