8 passos essenciais para abrir um supermercado

Deseja abrir um supermercado? Pois saiba que, mesmo em tempos de crise, setores como o alimentício e o da tecnologia da informação representam bons investimentos. Por exemplo, abrir um supermercado em bairros muito populosos ou onde existam muitas escolas, universidades, empresas ou industrias pode ser muito lucrativo.

Caso você opte por abrir um supermercado de pequeno porte, poderá contratar poucos funcionários. Inclusive também não precisará de muito espaço para o estoque de mercadorias. Aliás, você não precisará de uma loja muito grande. O equivale a dizer que pagará por um aluguel mais barato.

Mas como abrir um supermercado? Nesse texto daremos alguns passos essenciais! Acompanhe!

8 Passos essenciais para abrir um supermercado

1. Procure um contador

O contador é o profissional indicado para ajudá-lo a escolher o regime contábil que mais se adéqua ao seu perfil empreendedor.

Além disso, esse profissional irá orientá-lo a obter os documentos necessários para abrir um supermercado. Por exemplo, como o CNPJ, Registro Comercial, Cadastro na Vigilância Sanitária e Alvará de Funcionamento, entre outros.

2. Monte um plano de negócios

Montar um plano de negócios é um exercício inestimável para esclarecer suas metas. Além de ajudá-lo a entender melhor o escopo do seu futuro negócio. Fatores tais quais a quantidade de tempo, dinheiro e recursos necessários para começar também serão alinhados.

Por meio do plano de negócios é possível estabelecer estratégias de vendas, por exemplo. Assim como a definição do seu público-alvo e a projeção do faturamento para um determinado período.

Para escrever um plano de negócios, você precisará pesquisar seu cliente ideal e seus concorrentes. Esse planejamento inicial deve ser seguido para garantir o crescimento sustentável da sua empresa.

3. Encontre a melhor localização para abrir um supermercado

Escolher a localização ideal é de fundamental importância para o sucesso do seu empreendimento. Em bairros com grande fluxo de pedestres, por exemplo, um supermercado bem localizado é capaz de atrair muito clientes.

Antes de escolher a localização ideal para abrir um supermercado é preciso levar alguns pontos em consideração.

Qual o objetivo do seu negócio? Qual o seu público-alvo? Como atuam as lojas concorrentes a sua? O imóvel está em boas condições e localizado próximo as principais vias de acesso ao bairro?

Além disso, é preciso observar se o local escolhido para abrir um supermercado possui uma área destinada à carga e descarga de mercadorias.

Decerto o imóvel também deve contar com um estacionamento, já que muitos clientes precisam utilizar o carro para transportarem as suas compras.

O ideal é que o seu supermercado seja de pequeno porte, o que permitirá alugar uma loja que possua um aluguel mais barato.

4. Planeje o layout do seu supermercado com cuidado

Após escolher a localização ideal para abrir um supermercado é preciso definir como será o seu layout interno. É preciso destinar um espaço para o escritório, onde será feita a gestão da loja. Também é preciso reservar um local para a construção dos banheiros destinados aos funcionários e aos clientes.

Além disso, próximo à entrada da loja, reserve um espaço com armários e chaves, onde os clientes possam guardar seus objetos pessoais.

Em primeiro lugar, o layout do seu supermercado deve exibir corredores amplos e espaçosos. Reserve um local para os caixas na saída da loja. Nesse local também haver espaço para displays com produtos como revistas e doces, capazes fazer com que os consumidores façam algumas compras por impulso.

Para abrir um supermercado também é preciso adquirir freezers capazes de armazenar congelados, bebidas e sorvetes. Providencie máquinas de cartão de crédito, sacolas para embalar os produtos e calculadoras.

As prateleiras da loja devem estar sempre abastecidas e bem organizadas. Caso algum produto esteja em falta, substitua-o imediatamente por um similar. Além disso, ao organizar os produtos se lembre de posicioná-los sempre no mesmo local para que sejam facilmente encontrados pelos clientes. Afinal, os clientes querem rapidez e praticidade ao fazerem as suas compras.

5. Treine a sua equipe de trabalho

O tamanho da sua equipe de trabalho dependerá do tamanho do seu supermercado. Se a loja conta com diferentes setores como açougue e padaria, deve contar com um funcionário para cada espaço.

Todos os funcionários do seu supermercado devem ser dedicados, atenciosos e responder a todas as dúvidas dos seus clientes com presteza. Algumas grandes empresas do setor alimentício oferecem visitas a fábrica e cursos de degustação. Essa é uma forma barata de treinar seus funcionários.

6. Conheça os seus consumidores

Além disso, é preciso conhecer o perfil dos seus consumidores. Quais compram todos os dias? Quais compram toda semana? Quais são esporádicos?

A par dessas informações é possível traçar uma estratégia de marketing especifica que permitirá que os clientes que compram pouco passem a comprar mais e os que não comprem, passem a comprar.

7. Escolha bem os seus fornecedores 

Para abrir um supermercado é preciso pesquisar os fornecedores com especial atenção. Escolha os mais dedicados e que oferecem preços mais competitivos.

Compre uma quantidade maior de produtos se isso significar a redução dos preços. Carnes, frutas e verduras tem alta rotatividade e devem permanecer pouco tempo expostos. Por isso, esses produtos não devem ser estocados.

Também é essencial que a sua loja comercialize produtos de higiene pessoal como shampoos, absorventes e desodorantes e produtos de limpeza como desinfetantes, alvejantes e sabão em pó. Oferecer uma grande quantidade e uma boa variedade de produtos tornará o seu supermercado mais competitivo e agradará a um número mais de pessoas.

8. Invista na divulgação

As estratégias de divulgação mais comuns para comunicar ao público que o seu bairro conta com um novo supermercado são a distribuição de folders pela vizinhança e a utilização de carros de som. Por meio desses canais de comunicação também é possível divulgar as principais ofertas do dia.

Cartazes colados na frente da loja também são capazes de chamar a atenção da clientela e atraí-la para o interior da loja.

Agora que você já conhece os passos essenciais para abrir um supermercado, que tal descobrir como vender mais sem a maquininha do cartão?