8 maneiras de aumentar o fluxo de clientes e lucrar mais

Diante do atual momento econômico vivido no Brasil, aumentar o fluxo de clientes tem sido um desafio diário para os varejistas. No entanto, quem deseja manter sua receita crescente e lucrar mais precisa desenvolver ações e estratégias para atrair o público para a loja, pois quanto maior o movimento, mais chances de venda são criadas.

Ao aumentar o fluxo de clientes também é possível diversificar a clientela, o que é bastante necessário e positivo, uma vez que o perfil do consumidor tem mudado nos últimos anos, fazendo com que ele seja mais exigente.

E para promover o aumento real desse fluxo é preciso ser criativo e fazer o que a maioria dos concorrentes não faz, pois apenas preço baixo não garante a conquista de clientes. Os diferenciais devem ir muito além, com estratégia de comunicação, oferta de vantagens, formação de parcerias etc.

Ou seja, para chamar a atenção dos clientes e mostrar que sua loja é melhor lugar para comprar, é preciso estar ciente de que há muito trabalho a ser feito, e que as ideias precisam ser postas em prática.

Por isso preparamos 8 dicas de como aumentar o fluxo de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas e os lucros. Acompanhe este artigo e saiba como se destacar no mercado!

Como aumentar o fluxo de clientes

Se você deseja impulsionar suas vendas, confira esta lista com 8 maneiras de atrair mais consumidores para sua loja e aumentar o fluxo de clientes:

1. Cuide do aspecto visual da loja

Uma forma bastante eficiente de atrair o público e aumentar o fluxo de clientes é cuidar do aspecto visual do estabelecimento. Sem exageros, mas com criatividade e uma boa dose de pensamento estratégico, arrume as vitrines de acordo com o seu público-alvo, pensando com a cabeça do cliente. Para isso, você precisa saber exatamente quem deseja atrair, quais as preferências desse consumidor, o que busca etc.

Outra dica é promover ações no exterior da loja nos horários de maior movimentação, anunciando promoções, realizando algum tipo de degustação ou divulgando produtos.

2. Tenha um atendimento de excelência

Depois de atrair o cliente para dentro da loja, é preciso oferecer a ele uma experiência única, afinal você não quer apenas um fluxo de clientes maior, mas quer que esses clientes comprem, não é mesmo?

Por isso, o atendimento precisa superar as expectativas. Ter uma equipe treinada e motivada a atender bem é fundamental para que o cliente se sinta importante e especial. Isso fará toda a diferença na hora de fechar uma venda. E caso esse cliente não compre naquele momento, com toda certeza ele vai considerar voltar à sua loja por conta do bom atendimento.

3. Mantenha contato com os clientes clientes antigos

Sempre que houver oportunidade de manter o contato com clientes antigos, não deixe-a passar! Contudo, é preciso estar atento para não ser o “chato e insistente” que envia emails e mensagens sem relevância, pois isso só afastará o consumidor.

Mas é importante manter os dados dos clientes atualizados, para enviar promoções relevantes, mensagem de aniversário e, principalmente, dar apoio no pós-venda. Saber se o cliente ficou satisfeito e se o produto atendeu à expectativa e cumpriu o objetivo é de grande relevância para que ele retorne sempre ao estabelecimento.

4. Produza conteúdo nas redes sociais

As redes sociais são atualmente a forma mais direta e atraente de contato com o consumidor. Facebook e Instagram – para citar as duas plataformas mais populares – são muito utilizadas para pesquisa de produtos e tem um grande poder de influência na fase de decisão da compra.

Ao produzir conteúdo de qualidade nas redes sociais e mostrar sua marca e seu produto com frequência, as chances de atrair o cliente para dentro da loja são enormes. E melhor que isso: o consumidor atraído através da rede social já chega sabendo o que quer, está lá para comprar e raramente sairá de mãos vazias.

5. Crie estratégias de fidelização

Fidelizar a clientela significa, além de aumentar o fluxo de clientes na loja, aumentar também o lucro, uma vez que o consumidor fiel sempre retornará para comprar mais, e não apenas para “dar uma olhadinha” e ir para o concorrente.

No entanto, as estratégias de fidelização consistem em oferecer ao seu cliente todas as vantagens possíveis, desde descontos exclusivos, sistemas de pontos para trocar de produtos, maior prazo para quem tiver o cartão da loja, etc. Além, é claro, de um padrão de atendimento elevado, garantia e suporte no pós-venda.

6. Diversifique os canais de venda

O fluxo de cliente não precisa, necessariamente, ser presencial. Para escalar as vendas e aumentar os lucros, uma boa dica é diversificar os canais de venda.

Seja através do marketplace do Facebook ou de uma loja online no site da empresa, esta pode ser uma alternativa para atingir um público diferenciado.

7. Faça parcerias e promoções

Através da parceria com empresas de outros ramos, seja de produtos ou serviços, é possível fazer um tipo de “troca de público”, onde os clientes do parceiro poderão procurar sua loja ou vice-versa. Essa é uma excelente estratégia para promoções e oferta de benefícios.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas femininas, pode fazer parceria com um salão de beleza da região. Assim, a cada determinado valor em compras, sua cliente ganha uma porcentagem de desconto em serviços no salão parceiro.

8. Ofereça crediário ou cartão de loja próprio 

Um meio de pagamento alternativo pode ser muito eficiente na tarefa de aumentar o fluxo de clientes, uma vez que pode proporcionar maior poder de compra, sem comprometer o limite do cartão de crédito que já é utilizado para tantas coisas.

Além disso, toda vez que o cliente precisar pagar a parcela, deverá voltar à loja, o que pode ser uma nova oportunidade de venda.

Vale lembrar que os esforços empregados para aumentar o fluxo de clientes na sua loja deve ser contínuo. E mesmo que o fluxo atual parece suficiente e satisfatório, ele sempre pode ser melhorado, aumentando o lucro e consolidando a marca.

Para continuar acompanhando nossas dicas assine a newsletter do blog Fortbrasil e fique por dentro de tudo que acontece no mundo do varejo!