Aumentar o ticket médio da sua loja: veja 8 ações simples

Se você lê blogs, portais de notícias ou revistas de negócios, é bem provável que já tenha ouvido falar em aumentar o ticket médio, não é mesmo? Afinal, esse termo “está na moda” e tem sido muito difundido no meio empresarial.

Mas, se você ainda não sabe o que é e como aumentar o ticket médio, não se preocupe! A seguir, vamos explicar esse conceito e também dar dicas de como implementar melhorias para aumentar a lucratividade do seu negócio. Ficou interessado? Então siga conosco!

Afinal, o que é ticket médio?

Ticket médio é o valor médio de vendas por cliente em um estabelecimento comercial. Aumentar o ticket médio, portanto, significa fazer com que o mesmo comprador adquira mais produtos na sua loja e assim ela tenha obtenha mais lucros.

Para fazer o cálculo do ticket médio é preciso dividir o faturamento total da loja pelo número de vendas realizado no período. Quanto maior for resultado, melhor!

Quais são as 8 melhores ações para aumentar o ticket médio de uma loja?

Entendido o que é ticket médio? Então agora que você já sabe como essa métrica é importante, veja as 8 melhores ações para aumentá-la na sua loja!

1. Crie kits em datas sazonais

As datas sazonais, como o Natal, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, entre outras, fazem com que as lojas tenham um aumento de demanda significativa, pois, as pessoas costumam presentear seus entes queridos.

Essa pode ser uma boa oportunidade de queimar o estoque, criando kits com aqueles produtos que estão parados nas prateleiras. De tal modo, você conseguirá aumentar o ticket médio e, ao mesmo tempo, liberar espaço no seu negócio.

2. Organize os produtos estrategicamente

É preciso ter estratégia para organizar as vitrines e também para dispor os produtos no layout da loja. A ideia é que as pessoas visualizem peças que complementem umas às outras.

Imagine, por exemplo, uma loja de roupas que utiliza manequins para expor as suas peças. Nesse caso, podem ser criados conjuntos com blusas, calças e sapatos. Assim, um cliente que procura o estabelecimento para comprar apenas um item, pode se interessar pelo look completo.

3. Mantenha contato com os seus clientes

O marketing de relacionamento é imprescindível para manter contato com os clientes. E isso ajuda a aumentar o ticket médio, pois eles voltarão a comprar de você em outras oportunidades.

Para isso use estratégias de fidelização de clientes como a gamificação, por exemplo. Você pode, ainda, fazer algumas ações simples para engajar seu cliente como enviar mensagens via e-mail ou SMS falando sobre as novas promoções e lançamento de produtos, dar brindes e descontos conforme a quantidade comprada etc.

4. Ofereça incentivos para quem indicar amigos

Uma boa maneira de aumentar o ticket médio de uma loja é trabalhando com indicações. Isso se justifica porque as pessoas confiam mais na opinião de um amigo do que em um anúncio publicitário.

Por esse motivo, crie programas de incentivo para os clientes que indicarem amigos para comprarem em sua loja. Você pode dar X% de desconto em novas compras ou algum brinde especial para cada indicação realizada.

5. Venda vales-presente

Quantas vezes já aconteceu de ser convidado para uma festa de aniversário ou para participar de um amigo secreto e não saber o que dar de presente? Isso é muito comum e, por isso, vender vales-presente é uma boa oportunidade para aumentar o ticket médio de uma loja.

Se a pessoa presenteada ganhou um cupom de R$ 50, mas gostou de um produto que custa R$ 100,00, você estará aumentando a média de vendas do estabelecimento, por exemplo. Além do mais, ela poderá se interessar por outros itens disponíveis na loja e assim comprar ainda mais.

6. Invista no treinamento dos vendedores

Os vendedores têm um papel fundamental para que os clientes comprem mais itens em sua loja. Porém, é preciso ter o cuidado para não parecer que se está “empurrando” produtos para o comprador.

É preciso agir com preocupação e oferecer itens que complementam um ao outro. Se o cliente foi até uma loja de calçados e comprou um par de tênis, por exemplo, o vendedor precisa ter a expertise de oferecer um par de meias. Assim, talvez seja despertada uma realidade para a qual o comprador ainda não tivesse percebido.

7. Faça campanhas de marketing bem estruturadas

De nada adianta fazer promoções para aumentar o ticket médio e as pessoas não ficarem sabendo disso. Como diz aquele conhecido ditado, “quem não é visto, não é lembrado”.

Por isso, crie campanhas de marketing bem estruturadas e que atinjam o seu público-alvo. Aqui vale a adoção do mix de marketing, fazendo anúncios nas redes sociais, em emissoras de rádio, com carros de som etc. Analise qual desses meios traz mais resultados para o seu negócio.

8. Tenha um cartão próprio da loja

Ter um cartão próprio da sua loja é uma excelente maneira para aumentar o ticket médio. Afinal, os clientes preferem comprar em um estabelecimento que não apenas oferece bons descontos mas principalmente facilidade de crédito.

Além disso, com o cartão da loja, você fidelizará os clientes. Se eles têm um cartão que dá vantagens ao comprar do seu estabelecimento, dificilmente eles comprarão de um concorrente.

Se você colocar todas as nossas dicas em prática, temos a certeza de que conseguirá aumentar o ticket médio de sua loja e assim ter muito mais lucratividade, em todas as épocas do ano.

Caso tenha alguma outra sugestão de ação a ser realizada ou tenha ficado com alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário logo abaixo. Ficaremos muito satisfeitos com a sua participação.