6 vantagens do cartão de loja para supermercados

O cartão de loja próprio, ou private label, surgiu há quase um século no varejo americano. Aqui no Brasil, começou a ser utilizado na década de 1970, mas foi nos últimos 15 anos que esse tipo de cartão se expandiu e ganhou de vez seu espaço entre as redes varejistas mais famosas.

As lojas de departamento, como Magazine Luiza, Lojas Americanas e as de moda como Renner e C&A foram as pioneiras nesse tipo de estratégia comercial.

A partir daí foi crescente o número de redes de lojas de móveis e eletro, postos de combustível e grandes redes de supermercado que aderiram ao cartão de loja próprio, como forma de atrair a clientela através de benefícios.

Em geral, este tipo de cartão serve para compras exclusivas no local que o oferece e não possui bandeira de operadoras de crédito. No entanto, alguns estabelecimentos de varejo também oferecem cartões de crédito com sua marca, que permitem que o cliente faça compras em outros locais, como um cartão de banco. Saiba como funciona o mercado de cartões de crédito.

São muitas as vantagens que um supermercado encontra ao oferecer o cartão de loja próprio para seus clientes. Neste artigo mostraremos 6 vantagens do private label para o seu estabelecimento, acompanhe!

As 6 vantagens do cartão de loja

Para um supermercado é importante, além das ofertas e promoções, facilitar o poder de compra do cliente. Com a grande concorrência do setor, entre grandes e pequenas redes, todo e qualquer diferencial será fundamental para atrair a clientela. Veja a seguir as vantagens de oferecer o cartão de loja:

1. Fidelização da clientela

Sem dúvida, o grande trunfo de um supermercado para garantir receita e lucros é fidelizar seu cliente, fazer com que ele escolha e, mais do que isso, prefira o seu estabelecimento.

Todos os clientes, sem exceção, buscam vantagens na hora da compra, principalmente para compras mensais de alimentação e itens básicos. Economia é a palavra-chave diante de um cenário de crise, onde os salários não acompanham a inflação.

Oferecer um cartão de loja – e com ele benefícios de descontos, prazo para pagamento e até mesmo pontos para troca por produtos – é uma forma de garantir que seu cliente voltará ao supermercado rotineiramente. Além disso, expandir o poder de compra do consumidor é favorável ao mercado em geral.

2. Ampliação da base de clientes

Como os cartões private label são menos burocráticos, consumidores com menor poder aquisitivo encontram neles a solução para comprar mais e de maneira mais facilitada, com juros menores e maior parcelamento.

Oferecer crédito exclusivo através de cartão de loja próprio torna-se vantajoso nesse sentido, pois amplia a base de clientes das classes C, D e E que, assim, terão mais poder de compra.

O mercado financeiro restringe bastante o crédito convencional a essas classes econômicas, o que afeta significativamente o mercado. Essa é uma forma de torna o supermercado mais competitivo.

3. Fortalecimento da marca

Ao oferecer um cartão de loja próprio, o supermercado trabalha no fortalecimento da sua marca. É um tipo de estratégia de marketing bastante eficiente, pois trabalha com os sentimentos do público-alvo.

É uma demonstração de segurança e de “poder” daquele estabelecimento que, aos olhos do cliente, “tem até cartão próprio”. O sentimento de admiração pela marca a torna mais forte e mais fixada na mente do consumidor.

4. Formação de parcerias

Por meio da oferta de um cartão de loja próprio existe a possibilidade de que o supermercado forme parcerias com outros estabelecimentos como, por exemplo, desconto em farmácias, restaurantes, entre outros.

Isso é possível através do credenciamento dos estabelecimentos parceiros ao emissor do cartão. Esta também é outra maneira de beneficiar seu cliente e de dar mais visibilidade à sua marca.  

5. Aumento do ticket médio

Ao atrair mais clientes para a loja, o cartão próprio acaba promovendo a “compra por impulso”. Com a facilidade na obtenção do crédito e do pagamento, o consumidor acaba adquirindo mais produtos do que havia planejado.

Outra situação é a de que, mesmo o cliente indo ao estabelecimento apenas para pagar a fatura, acaba sempre “precisando” de algum produto e fazendo uma nova compra.

O resultado disso é o aumento no ticket médio de compra por cliente. E, uma vez que o cartão de loja possui um limite de crédito exclusivo, torna-se mais fácil manter aquela conta fixa no orçamento da casa.

6. Garantia no recebimento e antecipação de crédito

Para o estabelecimento, ter cartão de loja próprio significa maior concentração da receita, controle total das vendas e, no caso de algumas operadoras de cartão, acesso a produtos financeiros, com possibilidade de antecipação de crédito dos valores a receber. Isso sem contar a garantia e segurança no recebimento de vendas a prazo.

Benefício ao consumidor: vantagens do cartão de loja para o seu cliente

Para o cliente, assim como para o varejista, existem muitas vantagens em obter um cartão private label. E se o seu público encontra benefícios com a aquisição do cartão, esse passa a ser um dos principais motivos para sua loja ter um cartão próprio.

Listamos a seguir as vantagens que o cartão de loja oferece ao consumidor. Confira:

  • Reabertura imediata do limite de crédito após o pagamento da fatura;
  • Direito a cartões adicionais;
  • Maior prazo de pagamento (até 40 dias sem juros e compras em até 12 vezes para os cartões FORTBRASIL);
  • Descontos e parcelamentos nas lojas parceiras;
  • Aprovação de crédito simplificada e sem burocracia;
  • Opções variadas de data para o pagamento da fatura;
  • Compra fácil e segura pela internet, através do PagSeguro;
  • Possibilidade de pagamento da fatura em qualquer agência bancária, lotéricas e correspondentes.

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