5 vantagens do Cadastro Positivo para a sua vida financeira

O Cadastro Positivo já é realidade, mas muita gente ainda não sabe para o que ele serve, nem como ele pode ajudar na hora de conseguir aquela ajuda financeira.

Hoje em dia, na hora de fazer uma análise de crédito para liberar empréstimos ou cartões, os bancos e instituições financeiras só têm acesso aos dados negativos do consumidor.

Ou seja, eles só conseguem saber sobre aquela única vez que você atrasou uma conta ou ficou com o “nome sujo”, por exemplo, mas não enxergam todos os outros momentos em que você cumpriu com as suas obrigações financeiras, em dia.

O Cadastro Positivo muda isso e traz muitos benefícios para o consumidor. E para te mostrar porque, abaixo mostramos as cinco vantagens dele para a sua vida! Acompanhe com a gente!

1. O Cadastro Positivo te dá acesso a ofertas mais justas de crédito

Quem não conhece pode achar que o Cadastro Positivo só é bom para quem oferece crédito, ou seja, bancos ou grandes lojistas, mas essa é uma ideia que está errada.

A grande função do Cadastro Positivo é servir como seu currículo financeiro. Mais do que mostrar quando você ficou inadimplente, ele destacará todas as vezes que você pagou suas contas em dia.

Afinal, ter atrasado um boleto, uma só vez, há um ano, não quer dizer, necessariamente, que você é um mau pagador. Por isso, com o Cadastro Positivo, seu histórico financeiro completo mostrará isso com muito mais detalhes.

Por que isso é bom pra você? Porque quando seu histórico financeiro é mostrado de forma mais justa, as ofertas de crédito que você recebe também serão mais justas.

2. O Cadastro Positivo ajuda quem está negativado

Se você está negativado, provavelmente significa que está em uma situação financeira difícil. Nesse caso, um empréstimo ou cartão de crédito pode ajudar a, justamente, pagar a dívida e aliviar a situação, certo?

Mas como conseguir isso, se hoje, com a avaliação como é feita, eles só conseguem ver essa parte negativa do seu histórico? O Cadastro Positivo poderá te ajudar nessa hora.

Quem está negativado terá no Cadastro Positivo uma oportunidade para conseguir crédito no mercado para, quem sabe, quitar as dívidas e limpar o nome.

Afinal, ao deixar as informações do seu currículo financeiro mais próximas da realidade, bancos e financeiras terão mais dados para decidir quais condições de crédito que podem dar para você.

3. O Cadastro Positivo não será obrigatório

Hoje, o Cadastro Positivo ainda é opcional. Contudo, já passou pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar 441/2017, que incluirá automaticamente o CPF de todo brasileiro no sistema.

Isso não significa que você é obrigado a manter esse cadastro, caso não queira. A Lei também permite que todo cidadão incluído no sistema seja informado sobre isso, em um prazo de 30 dias.

Caso você queira que seu CPF seja retirado do sistema, basta solicitar e o pedido deverá ser atendido na mesma hora. Mesmo que você não queira tirar seu nome nesse momento, isso poderá ser feito depois junto ao Serasa.

4. O Cadastro Positivo é gratuito para o consumidor

Quem quiser manter seu Cadastro Positivo, não precisará pagar nada a mais pelo serviço. Inclusive, se você já quiser se adiantar, pode se registrar no sistema gratuitamente pelo site do Serasa Consumidor.

A pontuação também poderá ser consultada pelo sistema. Mesmo após a aplicação do Projeto de Lei, o sistema permanecerá gratuito.

5. As informações do Cadastro Positivo são sigilosas

Está descrito na PLP 441/2017: as informações compartilhadas por meio do cadastro positivo só poderão ser usadas na realização de análises de crédito ou para financiar vendas a prazo ou outras transações comerciais.

Em outras palavras, seus dados não poderão ser compartilhados ou vendidos para nenhuma empresa de marketing e só poderão ser usados quando forem feitas solicitações de crédito. Isso é lei, ou seja, seus dados estarão protegidos.

Portanto, caso perceba alguma irregularidade, você poderá entrar em contato com o próprio Serasa ou acionar o PROCON.

Sem dúvidas, o Cadastro Positivo é um grande avanço. Ele permite que o mercado de crédito no Brasil fique mais justo, oferecendo taxas de juros que refletem melhor a situação do brasileiro.

Gostou do nosso post sobre o Cadastro Positivo? Aproveite e leia também nosso artigo sobre o que você pode fazer para limpar seu nome caso esteja devendo!