5 vantagens de ter um cartão Private Label em sua loja

Um cartão Private Label é um cartão de crédito que vem com a marca da sua própria loja. Ele é administrado por um banco ou por uma empresa de financiamento comercial para o varejista e permite ao cliente fazer compras na própria loja ou mesmo em outros estabelecimentos.

O programa de crédito de marca própria permite que os varejistas ofereçam condições mais brandas e estendidas aos clientes. Não é a toa que a expectativa da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito) é de que a movimentação com esse tipo de cartão chegue em 300 bilhões de reais até 2022.

Mas o que leva a esse número tão alto e quais as vantagens de ter o cartão Private Label com a sua marca? Listamos abaixo os principais benefícios!

1. O cartão Private Label aumenta o engajamento do cliente

Primeiro, o cartão Private Label traz um envolvimento adicional do cliente. Os lojistas reconhecem que quanto mais um cliente estiver vinculado à marca, maior a probabilidade de ser um defensor dela. E essa lealdade pode compensar em grande parte os comerciantes.

Um estudo da GE Capital Retail Finance nos EUA afirmou que os programas de cartões Private Label geram visitas às lojas mais frequentes, aumentando de 1,4 por mês para 1,7 por mês, adicionando quase quatro viagens extras por ano. E mais visitas significam maiores chances de vendas.

2. O Private Label reduz as taxas pagas por sua loja

O cartão Private Label também pode representar uma economia significativa disponível para os varejistas quando chega a hora de pagar as taxas de processamento do cartão de crédito.

Quando um consumidor paga com seu cartão Visa ou Master, essas empresas geralmente cobram até 3,5% em cima do valor de cada transação.

Quando esse mesmo consumidor paga com o cartão da marca comercial, essas taxas de processamento podem ser de 0,5%, dependendo do tipo de cartão. Isso representa um impacto significativo na linha de fundo para os comerciantes.

3. Fortalecimento dos programas de fidelidade com Private Label

Um relatório de 2016 da The Nielsen Company descobriu que 67% dos consumidores fazem compras com mais frequência e gastam mais em varejistas com programas de fidelidade.

Apesar de realizado há algum tempo, os números do relatório se comprovam quando vemos que as movimentações em programas de fidelidade bateram recorde em 2018.

Cartões de crédito Private Label apoiam o programa de fidelidade da sua loja, o estendendo além da compras feitas no seu estabelecimento. Não apenas os clientes podem ganhar pontos por comprar com a marca emissora, mas em qualquer outro lugar em que levem seu cartão.

Isso tem o poder de beneficiar tanto a empresa quanto seus clientes. A marca envolvida está incentivando seus usuários a serem clientes fiéis. Por sua vez, desde que tenham um saldo de pontos, os titulares de cartão serão incentivados a voltar. Ou seja, todos saem ganhando.

4. Acesso a mais e melhores dados do cliente

O cartão Private Label também permite que as marcas acessem os dados de compras de cartão, que os emissores podem compartilhar com afiliados e terceiros, desde que o usuário do cartão de crédito permita essa divulgação. Vale destacar que 35% dos brasileiros trocariam seus dados por descontos.

Para os negócios, as informações adicionais podem fornecer dados valiosos sobre como e quanto seus clientes estão gastando. O conhecimento íntimo do seu cliente possibilita insights sobre possíveis novos produtos, serviços ou estruturas de preços.

5. O cartão Private Label melhora o branding da sua marca

O benefício final de lançar um cartão de crédito da sua própria marca é talvez o mais sutil: o de melhorar o seu branding — que é a gestão da sua marca. Uma marca forte melhora o relacionamento com seus cliente e, consequentemente, suas vendas.

Ter um cartão de crédito com o nome do seu negócio estampado, especialmente um que ofereça vantagens para aqueles que o possuem, certamente aumentará a percepção de valor que o seu cliente possui dela.

No competitivo mercado de cartões de crédito há um esforço constante em ser o primeiro retirado da carteira. Os melhores cartões oferecem aos consumidores recompensas e servem para promover ainda mais sua marca, às vezes até antes mesmo de ser usado.

Um exemplo disso foi o lançamento do primeiro cartão de crédito da Uber, no ano passado. Os benefícios do cartão são tantos que vários veículos comunicação escreveram sobre ele, incluindo a mídia brasileira, onde o cartão ainda não foi lançado.

Bônus: os benefícios do Private Label para seu cliente

Para melhorar, o cartão Private Label não traz vantagens só para o lojista, mas também para o cliente. E, como bem sabemos, cliente satisfeito é sinônimo de retorno nas vendas.

Muitas lojas oferecem cartões de crédito de marca própria aos seus clientes para incentivá-los a gastar mais, oferecendo a conveniência de um cartão de crédito diferenciado. Além disso, quando um cliente faz uma compra com um cartão Private Label, ele geralmente recebe recompensas de fidelidade, como um desconto em uma compra futura.

Desta forma, o cartão pode estimular a repetição de negócios e a fidelidade do cliente. Os cartões de Private Label também podem tornar as compras mais convenientes para os clientes por meio de recursos como devoluções sem recibos.

Esse tipo de cartão também permite ao cliente:

  • ter um cartão adicional gratuito, dependendo da administradora;
  • fazer o pagamento da fatura na loja ou em qualquer banco;
  • ter até 40 dias para pagar as compras sem juros;
  • parcelar as compras em até 12x sem juros.

A capacidade de oferecer as melhores opções de pagamento, fidelidade e recompensas na loja está aumentando a velocidade com que os médios e grandes comerciantes reconhecem os benefícios de ter um cartão Private Label.

Gostou das vantagens de ter um cartão Private Label em sua loja? Então aproveite você também e conheça agora mesmo o Private Label da Fortbrasil!