5 opções para vender sem a maquininha de cartão de crédito

A maquininha de cartão de crédito é uma grande comodidade para consumidores e lojistas. Mas aceitar pagamentos com cartão na sua loja pode ir muito além dela.

Se há 20 anos um lojista não precisava se preocupar com as formas de pagamento que aceitaria, hoje a realidade é outra. A internet e os avanços tecnológicos trouxeram muitas novas formas de pagamento.

Conheça algumas formas de vender sem a maquininha de cartão de crédito e veja qual é a melhor opção para aumentar a lucratividade do seu negócio!

1. Gateway de pagamento online

Um gateway de pagamento é como uma maquininha de cartão de crédito, mas online. Assim, ela permite que seus clientes enviem os dados de cartão de crédito na internet para que você possa aceitar os pagamentos.

Para configurá-lo, basta informar à empresa fornecedora do serviço os dados da sua empresa para uma identificação vinculada à sua conta bancária. Para aceitar os pagamentos, você pode usar o seu próprio site ou utilizar aplicativos no seu smartphone.

Como em todos os métodos de pagamentos com cartão de crédito, você precisará pagar algumas taxas. Estas variam de serviço para serviço, por isso vale pesquisar antes de escolher o melhor para sua loja.

2. Leitor de cartão móvel

Esta forma de pagamento permite que você transforme seu celular ou tablet em uma maquininha de cartão de crédito. Em primeiro lugar, você precisará de um dispositivo que se conecte ao seu celular para fazer isso acontecer.

Você pode até mesmo obter um leitor de chip que se conecte ao seu dispositivo móvel para aceitar os pagamentos.

A desvantagem dos leitores de cartões móveis é que o cartão de crédito precisará estar presente. Diferentemente do gateway de pagamento online, que precisa só dos dados do cartão.

3. NFC e carteiras digitais

Os pagamentos móveis são um método moderno de facilitar as transações sem a maquininha de cartão de crédito.

Essa categoria inclui formas de pagamentos que funcionam por meio do uso da internet ou processos de pagamentos de comunicação por aproximação, o famoso NFC — Near Field Communication.

Neles, as transações exigem o uso de um dispositivo móvel, mas nem sempre exigem a presença física do cartão. Os consumidores podem vincular seus dispositivos digitais ou contas (como, por exemplo, Apple Pay e Google Pay) ou podem concluir um pagamento móvel quando o leitor estiver disponível.

As carteiras digitais são identificadas em duas categorias: carteira remota ou de proximidade. A remota refere-se às carteiras digitais mencionadas acima que operam por meio de canais da internet. Você não precisa estar perto do destinatário para transferir fundos.

Carteiras de proximidade são aquelas que funcionam pela tecnologia NFC. Ao contrário das carteiras físicas que podem ser roubadas, as carteiras digitais são seguras, pois utilizam criptografia em combinação com medidas biométricas, inteligência artificial e autenticação em duas etapas para acessar ou aprovar transações.

Esse ainda é um método que está se popularizando no Brasil, mas a expectativa é que ele se torne cada vez mais comum nos próximos anos.

4. Cheques digitais

O avanço da tecnologia permitiu a criação das chamadas fintechs, startups que buscam inovação no mercado financeiro.

Com elas, alguns serviços novos de pagamento foram criados, como os cheques digitais. Eles nada mais são do que uma forma de aceitar pagamentos parcelados por meio de um aplicativo de celular.

Nesse caso, você não precisará nem da maquininha de cartão de crédito, nem do próprio cartão. A desvantagem, porém, é que o cliente também precisa ter uma conta no mesmo aplicativo, o que pode não acontecer na maioria das vezes.

5. Empresas de processamento de pagamento

Algumas empresas oferecem o serviço de processamento de pagamento para você. Estas empresas permitem que você não apenas aceite cartões de crédito, mas também possa direcionar o débito na conta bancária do seu cliente.

Essa é uma maneira popular de aceitar pagamentos entre indústrias baseadas em serviços, como coachings ou personal trainers.

Como podemos ver, são muitas as novas formas de pagamentos disponíveis no mercado. A tendência é que, à medida que a internet se torna mais essencial e a busca por medidas mais seguras de pagamento avança, novas opções de pagamento surjam para facilitar a vida do lojista e do consumidor.

Gostou desse artigo sobre as opções para vender sem depender da maquininha de cartão de crédito? Aproveite e descubra 9 motivos para aceitar pagamento com cartão na sua loja.