5 estratégias de vitrinismo para aumentar suas vendas

Se você é lojista, comerciante ou profissional do marketing provavelmente conhece o poder de uma vitrine bem projetada, não é mesmo? Isso é o que chamamos de estratégias de vitrinismo.

Neste artigo, iremos mostrar algumas ações fundamentais para quem quer bombar os índices de vendas por meio dessas ações. Acompanhe a leitura!


O que é vitrinismo

O vitrinismo é uma ação ligada ao visual merchandising, estratégia de setor varejista que utiliza os recursos visuais diversos como forma de incentivar as pessoas a comprarem mais no comércio em referência.

Mas, apesar de terem relação, o vitrinismo e visual merchandising não são a mesma coisa. Apesar dessas duas profissões estarem diretamente ligadas, elas diferem-se em suas características e também exigem habilidades diferente de quem executa.  

Enquanto o visual merchandiser se dedica em garantir uma boa abordagem no interior da loja, num processo muito mais racional e organizativo, o vitrinista precisa dedicar todos os seus esforços para conquistar o cliente na vitrine da loja. Para isso, ele se apoia bem mais na criatividade nos aspectos artísticos. Sendo assim, a vitrine pode ser considerada uma das muitas ferramentas do visual merchandising.

O poder do vitrinismo


A vitrine é o primeiro ponto de contato do cliente com a marca. Além dela funcionar como um instrumento de atração, precisa também contar uma história de valorização do produto e reforçar a imagem da marca.

É por meio da vitrine que o consumidor se encanta pelo produto e pelo comércio. Dessa forma, ele decide entrar, conhecer, comprovar a expectativa e consumir. 

Um cliente vislumbra uma vitrine durante o tempo médio de 2,5 segundos. Apesar de rápido, esse tempo é capaz de influenciar 80% das compras no Brasil.

Esse tempo acaba sendo rápido demais para contar uma história e valorizar um produto, assim, o vitrinista precisa desenvolver técnicas para chamar a atenção do cliente por meio de uma exposição limpa, organizada e assertiva. 

Para todo empreendedor, seja de pequeno ou grande porte, convencer o consumidor a entrar na loja e converter essa visita em venda é um desafio e tanto. Todos esperam atrair o cliente de forma a gerar vendas. Dessa maneira, vale ressaltar alguns cuidados que são indispensáveis nesse processo, pois qualquer exagero na abordagem pode acabar frustrando o resultado e provocando efeito contrário. 

A dica é evitar exageros na decoração, excesso informações, aromas fortes e música alta. Isso é um incômodo para quem está dando seguimento à rotina. Além disso é preciso orientar os vendedores a serem receptivos da melhor maneira possível. 

É importante lembrar que o consumidor revela informações sobre si o tempo todo. É preciso que o lojista esteja atento a tudo isso, para conseguir agir, falar e conduzir o processo de vendas da forma mais assertiva possível.

Como as estratégias de vitrinismo impactam nas vendas



As estratégias de vitrinismo são muito importantes para atrair consumidores e fortalecer o nome da marca. Quando uma vitrine é atraente e facilmente compreensível, as chances de um cliente pensar em entrar na loja são muito maiores.

E quando o consumidor é conquistado, tudo deve colaborar para que ele tenha uma experiência agradável nesse primeiro contato com a empresa. Ao ressaltar isso, estamos destacando a disposição dos produtos, as cores, a iluminação, sonorização e até mesmo o aroma do ambiente onde ocorrerá o contato entre o cliente e o produto.

E vale ressaltar que um grande aliado das estratégias de vitrinismo é o atendimento de qualidade. Esse é o fator arrematador da venda. O comprador vai se sentir confortável e bem recebido, aumentando a probabilidade da compra.

Se ele já entrou no local com a intenção de adquirir algo, a disposição das mercadorias pode fazer com que ele faça uma compra adicional. Isso chamamos de ticket médio, efeito de adicionar produtos ao carrinho. Um exemplo perfeito disso são as prateleiras de supermercado, que podem estar sempre com layout adequado, com produtos que se complementem próximo um ao outro e diversidade de preços e marcas. 

Para isso, a loja precisa estar organizada de uma maneira que o comprador tenha acesso a todos os produtos de seu potencial interesse.

Por fim, o cliente alcançado pelo vitrinismo sairá satisfeito e propagandeando a loja para a família e os amigos. Fidelizar clientes é um dos objetivos das estratégias de vitrinismo. Elas consideram esse um fator importante para a geração de resultados exponenciais às empresas.

5 estratégias de vitrinismo para melhorar os resultados



1. Simplicidade é tudo!


Extravagância e o exagero podem afastar clientes, pode acreditar. Muita informação acaba deixando a compreensão do cliente comprometida, sem entender exatamente o que está sendo ofertado.

A sugestão é que você invista em cores fortes e uma boa iluminação. Se quiser expor produtos de setores diferentes, destaque apenas um ou dois itens. Abra mão também do exagero de letreiros e papéis.



2. Conheça seu espaço 

Se apegando a máxima de que menos é mais, tente ocupar todo espaço disponível na vitrine. Vale atentar-se para um bom preenchimento com perspectiva e profundidade. Não se esqueça de calcular a distância entre cada produto exposto, para que assim o cliente consiga visualizar da melhor maneira possível. Por fim, não sobreponha um item ao outro.



3. Defina o tempo para a exposição

Uma vitrine bem projetada é uma vitrine em constante atualização. Você precisará sempre modificá-la. Geralmente, indica-se fazer as alterações a cada 15 dias, ou semanalmente. Uma boa rotatividade dos produtos e decorações acabam provocando a curiosidade de quem passa pela frente da sua loja com frequência.



4. Planeje as estratégias de vitrinismo de acordo com as promoções

Promoções são o carro chefe das vitrines. Quando o cliente observa esse espaço com certeza está em busca de produtos em destaque, principalmente pelo fator ‘preço’. Por isso, vale se planejar para expor itens em promoção e atrair o máximo da atenção dos clientes para a campanha de ofertas. 



5. Foque nos itens atrativos 

A dica para você que precisa aplicas estratégias de vitrinismo é sempre deixar os artigos de maior valor no centro da sua vitrine. Invista em um contraste de cores que chame atenção, impacte o cliente. Por exemplo, em um fundo branco, use um produto no centro de cor mais escura ou chamativa. Os olhos vão compreender de maneira bem mais efetiva esse produto destacado.

Agora você está pronto para alavancar suas vendas com estratégias de vitrinismo. Se apegue a cada dica e faça a melhor exposição dos seus produtos e da sua marca! 

Se você tiver gostado dessas dicas, ou talvez tirar alguma dúvida que surgiu durante a leitura deste material, deixe um comentário registrado aqui embaixo que iremos responder da melhor maneira possível!